Vídeo: Expansão do Jiu-Jitsu pelo mundo é destaque no Esporte Espetacular

Share it

Royce Gracie contra Ken Shamrock no UFC 1 Foto: Susumu Nagao

Uma escola de Jiu-Jitsu em cada canto do mundo. O sonho ambicioso dos irmãos Carlos e Helio Gracie se tornou realidade décadas depois de conquistarem o Rio de Janeiro com as técnicas e alavancas da arte suave, e tudo isso se deve ao impulso generoso de um esporte criado por aqui mas popularizado nos EUA: o MMA.

A primeira edição do UFC, evento idealizado por Rorion Gracie, teve como astro principal um magrinho de nome Royce, que com seu kimono e Jiu-Jitsu afiado conseguiu subjugar atletas maiores, mais pesados e mais violentos. A receita de sucesso do Gracie se espalhou, e todo mundo queria aprender esse tal de Jiu-Jitsu.

No MMA, a arte se tornou determinante na disputa um contra um, e o Jiu-Jitsu muitas vezes desequilibrou a balança a favor do campeão em épocas que a arte suave não era tão difundida. Hoje, todo mundo que se arrisca no esporte de luvinhas tem que saber Jiu-Jitsu, e o sucesso da arte levou escolas e professores da arte suave para as principais capitais do mundo.

O especial “O Fenômeno do MMA”, exibido no programa Esporte Espetacular, da TV Globo, contou no último domingo, dia 12 de agosto, um pouco sobre essa expansão do esporte brasileiro pelo mundo. Clique na imagem abaixo e confira!

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *