Quem tem o melhor Jiu-Jitsu, Demian ou Jacaré? Faixa-preta do Combate responde

Share it

Demian Maia em mais um dos seus estrangulamentos no UFC. Foto: Zuffa LLC via Getty Images

Ambos são faixas-pretas e campeões de Jiu-Jitsu, venceram o tradicional ADCC e andam pleiteando, de forma cada vez mais contundente, uma chance pelo cinturão do UFC. Demian Maia, de 39 anos, e Ronaldo Jacaré, de 37, inclusive, já se enfrentaram: Demian venceu uma vez, com kimono, em 2003, e Jaca por sua vez superou o paulista em 2005, na final do ADCC em Long Beach. Ambas as vezes, lutas apertadíssimas, vencidas pela pontuação e pelo olhar atento dos árbitros.

Tanto Jacaré quanto Demian, por sinal, estão com lutas marcadas. Para lamento dos fãs brasileiros apaixonados por Jiu-Jitsu, nenhum dos dois vai ainda disputar o título: pela categoria dos médios, Jaca enfrenta o neozelandês Robert Whittaker, no dia 15 de abril, em Kansas City; já Demian enfrenta Jorge Masvidal no UFC 211, em 13 de maio, em Dallas.

Demian e Jaca possuem fãs em todos os cantos. O último a se manifestar foi Georges St-Pierre, que no programa “MMA Hour” de Ariel Helwani elogiou muito o Jiu-Jitsu de Demian:

“Há um cara na divisão meio-médio que, se eu tiver de prever, pode ser o campeão em breve. Demian Maia é um cara extremamente habilidoso, e é uma ameaça real ao campeão Tyron Woodley na minha visão. Acho que ele vai vencer o Masvidal e depois o Woodley. Ele é mais velho, mas está no seu ápice”, disse GSP, antes de completar: “Fiquei chocado como ele acabou com a luta contra o Carlos Condit. Que diabo é isso, eu pensei! Foi algo jamais feito antes. Me impressiona a forma como Demian tem se apresentado, vai ser difícil pará-lo agora, ele é formidável no que faz”.

 

Ronaldo Jacare finaliza Tim Boetsch na kimura Foto UFC

Ronaldo Jacaré em sua mais recente vitória, com esta dolorida kimura sobre Tim Boetsch. Foto: Zuffa LLC via Getty Images

 

Mesmo quando ou se o cinturão vier, uma dúvida permanece na mente dos fãs e nos papos de academia: quem tem o Jiu-Jitsu mais eficiente entre os dois finalizadores, Jacaré ou Maia, Ronaldo ou Demian?

Passamos a palpitante pergunta a quem entende e analisa semanalmente esse tipo de questão, o experiente faixa-preta Carlão Barreto. Guardeiro dos bons e ex-campeão de MMA da academia Carlson Gracie, Barreto não deixou o leitor sem resposta.

“O Jiu-Jitsu é uma ferramenta muito eficiente para o MMA, isso é notório, mas a maneira como você usa essa ferramenta é que faz a diferença. Demian Maia e Ronaldo Jacaré são dois claros exemplos disso. Demian usa a base de defesa pessoal para aproximação e ataque, enquanto o Jacaré incorporou outras modalidades em seu jogo, fazendo-o mais seguro para impor seu Jiu-Jitsu”, destrincha Carlão.

“Para responder qual dos dois tem o jogo mais eficiente, é preciso responder: qual é a melhor forma de aplicar o Jiu-Jitsu, como faz Demian ou como atua Ronaldo? No fundo, as duas, pois o fim é o mesmo, levar seu oponente para o solo e finalizá-lo. Não se trata de bater para machucar, e sim criar espaço para o objetivo real do Jiu-Jitsu, que é o de submeter seu adversário à técnica popularizada pela família Gracie. Se você gostar mais de um jogo refinado e eficiente, você dirá Demian, mas se tem preferência por um jogo de volume e pressão, vai preferir Jacaré”, conclui Barreto.

E para você, amigo leitor? Quem tem o Jiu-Jitsu mais perigoso e eficaz na sua visão, Demian Maia ou Ronaldo Jacaré? Deixe seu comentário e justifique sua resposta.

Ler matéria completa Read more
There are 2 comments for this article
  1. Diogo R. Moraes Alves at 12:08 pm

    O Demian está fazendo no mma o que todos acharam que havia acabado. Usar apenas o bjj contra lutadores graduados e fazer parecer que eles nunca lutaram bjj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *