BJJ

Alô, guardeiro! Pare de cometer este erro grave e melhore seu Jiu-Jitsu

Share it
Augusto Tanquinho (de azul) coloca pressão para passar a guarda. Foto: Dan Rod/ GracieMag

Rubens Cobrinha faz guarda aberta contra Augusto Tanquinho em evento em Abu Dhabi. Foto: Dan Rod/ GracieMag.

Um dos principais erros cometidos por guardeiros iniciantes nas academias de Jiu-Jitsu é, por conta da ansiedade, inverter a ordem do aprendizado técnico. Em vez de se dedicar inicialmente à cartilha de defesas, bloqueios e reposições, os alunos estudam em demasia as técnicas de raspagem e de finalização.

Ora, se a melhor defesa muitas vezes é de fato o ataque, é preciso contudo compreender que aprender a se defender é a melhor forma de entender a mecânica dos ataques.

Leia a seguir, aqui no GRACIEMAG.com, três vantagens em aprender antes os aspectos defensivos da guarda:

1. Se você confia na sua reposição, você vai atacar com muito mais tranquilidade e frieza, melhorando o potencial dos seus golpes ofensivos. A pior coisa para um lutador de Jiu-Jitsu é o medo de errar.

2. Muitas vezes, para você induzir o adversário a abrir brechas para você atacar, é necessário deixar que ele progrida um pouco nas posições. Que ele abra a sua guarda e exponha algum erro. É necessário confiança defensiva para o guardeiro permitir que o adversário se movimente. É aí que o guardeiro esconde sua arapuca.

3. Quando você domina a parte defensiva da guarda, o aprendizado da parte ofensiva se torna muito mais eficiente e promissor. Afinal, como num jogo de espelhos, você vai saber com muito mais exatidão quais são os movimentos que o passador faz e os que podem de alguma forma prejudicar a sua estratégia. O domínio da defesa é útil para você saber também o que ele faz que pode favorecer seu contra-ataque por baixo.

Para não ficarmos apenas no âmbito teórico do tema, a equipe de GRACIEMAG compilou três aulas em vídeo para você estudar técnicas defensivas que irão enriquecer bastante o seu jogo de guarda. Confira:

Aula 1: A reposição de guarda no Jiu-Jitsu

Aula 2: Mantenha a pressão mesmo na guarda aberta

Aula 3: Quebrando a postura e usando a guarda fechada

Para aprender sempre mais, assine GRACIEMAG ou garanta a revista mais clássica do Jiu-Jitsu nas bancas.

Ler matéria completa Read more
There are 2 comments for this article
  1. Gabri at 3:36 pm

    Primeira aula, vacilou só no final dizendo que a estabilizaçao era mais dois pontos. O professor for humilde e deixou em Aberto para uma correçao, mas po. Ta na preta vamos dar uma estudadinha no livrinho de regras vai ..hahaha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *