Judô: Mayara Aguiar faz história e fatura medalha de bronze na Rio 2016

Share it
Mayra Aguiar com seu segundo bronze olímpico. Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CBJ

Mayra Aguiar com seu segundo bronze olímpico. Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CBJ

Mayra Aguiar fez história na última quinta-feira, dia 11. A judoca conquistou sua segunda medalha de bronze olímpica e se tornou a primeira mulher brasileira a subir duas vezes ao pódio no judô na história dos Jogos Olímpicos. Além dela, Aurélio Miguel, Tiago Camilo e Leandro Guilheiro também possuem duas medalhas cada.

Depois do bronze em Londres, em 2012, a gaúcha da Sogipa confirmou seu o terceiro lugar na Rio 2016 com uma vitória diante da cubana Yalennis Castillo, na categoria até 78 kg. O triunfo veio com um yuko conquistado com um tai-otoshi, golpe que é a especialidade da judoca.

O grande desafio, porém, foi para se recompor mentalmente após uma derrota diante da francesa Audrey Tcheumeo na semifinal, poucos minutos antes. Em pouco tempo, Mayra conseguiu se superar, esquecer o resultado negativo e focar na importante decisão do bronze que tinha pela frente, apoiada por uma Arena Carioca 2 lotada.

“Não consegui meu maior objetivo, mas dei a volta por cima. É uma satisfação para o atleta conquistar uma medalha olímpica, não importa a cor. Pensei que não fosse sentir esse gosto de novo, mas, quando perdi, lembrei de Londres e a sensação que é ganhar uma medalha olímpica. No judô, quando caímos temos que aprender a levantar rápido e concentrar na próxima, e foi o que eu fiz”, comentou após a luta.

Como era cabeça de chave, Mayra estreou já nas oitavas de final com uma vitória arrasadora com apenas 39 segundos de luta, por um wazari e imobilização até o ippon diante da australiana Miranda Giambelli. Nas quartas de final, em um confronto muito equilibrado, venceu a alemã Laura Malzahn, por conta de uma punição da adversária, e passou para enfrentar a francesa na semifinal.

Aos 25 anos, Mayra mantém seu nome comp um dos maiores do judô brasileiro. Além das duas medalhas de bronze olímpicas, a judoca também é a brasileira com mais medalhas em Mundiais: até agora são quatro. Ouro em 2014, prata em 2010 e bronze em 2011 e 2013.

(Fonte: Assessoria de imprensa)

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *