Rafaela Silva conquista medalha de ouro na Rio 2016; veja como foi

Share it

Rafaela é a primeira atleta do judô brasileiro a conquistar o ouro olímpico. Foto: Reprodução/Twitter

Rafaela é a primeira atleta do judô brasileiro a conquistar o ouro olímpico. Foto: Reprodução/Twitter

Dia histórico para o Brasil no judô, arte irmã do nosso amado Jiu-Jitsu. Faixa-preta casca-grossa nas quedas e no solo, Rafaela Silva conquistou a tão sonhada medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio, na disputa que rolou nesta segunda-feira, dia 8.

Depois de passar por grandes emoções na escalada ao título até 57kg, Rafa, que é nascida e criada na comunidade da Cidade de Deus, venceu Sumiya Dorjsuren, da Mongólia, com um wazari, para garantir a medalha dourada na finalíssima.

A campanha foi grandiosa para a pupila de Flávio Canto, fruto de seu projeto na Rocinha, o Instituto Reação. Rafa primeiro bateu Miryan Roper, da Alemanha, com dois wazari. Depois, a coreana Jandi Kim e a húngara Hedvig Karakas foram enfileiradas também por wazari, no tempo regulamentar.

Nas semifinal, Rafaela teve o duelo mais complicado. Após passar o tempo regulamentar de quatro minutos sem conseguir pontuar, seu duelo contra Corina Caprioriu foi ao Golden Score, no qual o tempo passa a ser ilimitado, mas qualquer pontuação define o vencedor.

Em uma manobra arriscada, Rafaela tentou a queda e Corina segurou firme a brasileira. Porém, numa jogada de craque, a faixa-preta projetou a adversária ao solo, para pontuar com um wazari e vencer a disputa.

Já na final, contra a mongol Sumiya Dorjsuren, Rafaela fez uma dura luta. Sumiya, primeira do ranking mundial e muito forte para sua altura, mostrou raça no duelo. Contudo, em uma queda espetacular com projeção cirúrgica, Rafaela conseguiu colar uma das omoplatas de Sumiya no solo, para contabilizar mais um wazari na campanha e garantir o ouro olímpico para o Brasil, primeiro do país na modalidade. Parabéns, Rafa!

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *