No último domingo, dia 3, o estelar Mel Gibson completou 60 anos de vida, e nós da GRACIEMAG trazemos em comemoração uma memorável cena protagonizada por Gibson no cinema.
O casca-grossa Junior Samurai, nosso ávido colaborador, relembrou a batalha final de “Máquina Mortífera”, longa gravado em 1987. A cena, que rolou sob as instruções do mestre Rorion Gracie, traz o policial Martin Riggs, personagem de Mel Gibson, resolvendo suas diferenças contra o vilão Joshua, interpretado por Gary Busey.
Riggs leva um atraso na luta, mas é aí que o Jiu-Jitsu fala mais alto. Primeiro ele tenta um armlock, sem sucesso. Mas logo em seguida, com Joshua em ataque por cima no solo, o policial saca sua arma mais letal no momento: um belo e justo triângulo.
Relembre a cena no vídeo abaixo (com o clímax aos 3min do vídeo)
Eu discordo. Eu vi antes de Maquina Mortifera, no filme "Enter the Dragon", de Bruce Lee. Arm lock the Bolo Young em John Saxon. https://www.youtube.com/watch?v=o_5f5cdiomc Mas tudo bem que em Maquina Mortifera, a ficha de Riggs diz que ele foi forças especiais e que luta jiu-jitsu, quando foi a primeira vez em que eu "ouvi" falar Jiu-Jitsu em um filme.
E o jiu-jitsu salva mais um de uma surra… kkkk
Oss.
Cena que apresentou o Jiu-Jitsu pro Mundo foi aquele magrinho de kimono liso que lutou no octagono – UFC 1
Isso foi o Royce Gracie no UFC 1, mas foi em 1993. Essa cena é do filme lançado em 1987.
Ranking Meiaguarda pode ter sido antes… mas até o ufc 1 só quem era praticante ou amigo de praticante sabia o que era um triangulo… e antes dessa cena do maquina mortifera teve outras cenas em seriados americanos com os Gracie e irmão machado, chuck norris…