GMI: Eduardo Português comenta mudança de nome na academia e planos para 2016

Share it
Eduardo Santoro e Syang na academia ESJJ nos festejos de fim de 2015

Eduardo Santoro com a esposa e faixa-marrom Syang na academia ESJJ, nos festejos de fim de temporada. Foto: Divulgação/GRACIEMAG

O professor Eduardo “Português” Santoro, nosso GMI em São Paulo, celebrou em dezembro o fim da temporada em sua academia ESJJ em grande estilo, com 500 alunos presentes em 148 graduados. O destaque do ano na ESJJ foi Thiago Rodrigues, pela garra demonstrada nos tatames. Thiago tem síndrome de Down e é uma inspiração para seus companheiros na academia ali na Chácara Santo Antônio. Outro destaque nos campeonatos foi o juvenil Gabriel Lopes Lucindo, que ganhou dezenas de títulos e ano que vem estreia na faixa-azul adulto peso-pluma.

Portuga aproveitou a comemoração para divulgar oficialmente o novo escudo da equipe, e um novo nome: Excellence School of Jiu-Jitsu, em vez de Eduardo Santoro Jiu-Jitsu. A sigla manteve-se portanto inalterada. Eduardo explicou as razões da escolha:

“Decidimos mudar para que nossa equipe tivesse um nome neutro, sem o nome de ninguém na bandeira. Acho que assim une mais a equipe, e todos os professores de todas as nossas unidades podem passar a usar apenas um logotipo, sem essa de ter dezenas de logos dentro de uma mesma equipe, o que divide e não soma, e pode gerar vaidade, disputa de ego etc”, explicou o professor.

“Dentro de uma equipe ou de uma empresa, isso é péssimo, temos de nos respeitar e nos unir. Com o novo nome, pretendemos atrair também mais professores para nossa bandeira. Em 2015 muitos excelentes atletas se uniram a nós, e trouxeram, além de alunos, uma boa perspectiva para o ano que vem, que é ver a equipe crescendo muito mais, já estamos com 750 alunos só em São Paulo e estamos crescendo. Gostamos do novo nome, e por coincidência ficou parecido com a sigla antiga, então ficou perfeito”, destacou.

Com o Jiu-Jitsu crescendo muito no Brasil e no mundo inteiro, Português colhe os frutos em sua academia. Mas ele garante que não é fácil gerenciar uma escola de sucesso, e dá dicas aos leitores de GRACIEMAG:

“Sem dúvida a primeira atitude é amar e muito o Jiu-Jitsu. Deve-se começar sem pensar em sucesso, dinheiro ou títulos. Tudo isso será consequência de ensinar apaixonadamente aos alunos. Estou há 22 anos no Jiu-Jitsu, e quem não ama a arte não fica. Dou aulas de manhã, na hora do almoço, de tarde e de noite todos os dias, fora que não deixo de treinar nem fazer a minha preparação física”, garantiu.

A festa de fim de ano na ESJJ em SP

A festa de fim de ano na ESJJ em SP. Foto: Divulgação

“Outra coisa: muita gente acha que por ser um bom lutador ou ter um nome nas competições basta abrir a academia e ela dará certo. Não é bem assim. Gerir uma empresa e lidar com centenas de pessoas é um desafio e tanto. É preciso ter pulso firme, liderança e ao mesmo tempo humildade, educação e jogo de cintura. E não se pode pensar somente no próprio crescimento, pois se as pessoas ao redor ficam insatisfeitas o negócio quebra”, detalha a fera, que é formado em Administração e fez cursos com Fabio Gurgel, além de se inspirar na escola de Rubens Cobrinha em Los Angeles.

Português também tem planos dentro das áreas de luta: “Em 2016 vou lutar o Pan em Irvine, já até ganhei a seletiva da FPJJ que premiava o campeão com uma passagem para a Califórnia. Vou lutar o Brasileiro, a seletiva para Abu Dhabi e o Internacional de Master”, listou. Ou seja, Eduardo Santoro está sempre dentro.

Por fim, veja um pouco da academia e afie uma posição, com a instrutora da ESJJ e esposa de Edu, Syang. Para ser um GMI e divulgar sua academia, mande já um email para gmi@graciemag.com!

Ler matéria completa Read more
There are 82 comments for this article
  1. Deo Costa at 5:06 pm

    Muito bom treinar e estar com a galera que está disposta a somar, deixando a vaidade de lado e procurando se ajudar, entendo que onde a respeito e dedicação há progresso, por isso eu e minha familia fazemos parte por acreditar nesses valores também, obrigado Excellence School of Jiu-Jitsu – ESJJ

  2. Syangportugues Peres at 5:26 pm

    Top demais essa materia! Amamos o Jiu Jitsu, e amamos a nossa equipe a Excellence school of jiu jitsu!!! E so o comeco, com certeza o caminho sera cada dia de mais sucesso, pois e trilhado com amor, e muita dedicacao do nosso mestre Eduardo Santoro, e de todos nos! Obrigada Gracie Mag pelo espaco, e apoio de sempre!!! Syang

  3. Paulo Bispo at 5:38 pm

    Parabéns Eduardo Santoro pelo exemplo de mestre e pessoa que é, essa equipe em pouco tempo será uma potência do jiu jitsu mundial, parabéns ao aluno Thiago pela garra e perseverança, dando uma lição de vida para todos e mostrando que só quem pode nos impor limites somos nós mesmos!

  4. Rogério Santos at 5:39 pm

    Muito feliz de estar fazendo parte dessa equipe, sempre unida e além de bons atletas aqui fazemos grandes amizades. Professores de excelente técnica e respeito com os seus alunos. OSS ESJJ…

  5. Julio Muniz at 6:02 pm

    Excelente matéria feita pela gracie mag, mostrando o trabalho sério e competente, fundamentado nos princípios e na filosofia da arte suave que o mestre "Português" está fazendo em sua equipe, Excellence School Of Jiu jitsu , fazendo desta forma ser um grande prazer treinar jiu jitsu aqui.

  6. Guilherme Concone at 6:32 pm

    O conhecimento tecnico do Eduardo Santoro é incontestável!!! Seus faixas pretas, professores e alunos não ficam longe. Alto nível tecnico dentro dos tatames. Na familia ESJJ a 9 anos, nunca ví uma equipe crescer tanto e com tanta qualidade como esta. Alunos de outras equipes quando visitam a ESJJ elogiam e admiram os treinos e o clima dentro e fora do tatame.
    Parabens graciemag pela excelente matéria!
    Parabens Eduardo Santoro pelo excelente trabalho realizado.

  7. Rodrigo Sodré at 6:43 pm

    Tenho muito orgulho por fazer parte deste time, só tenho a agradecer tudo que venho aprendendo com o mestre Portuga, a maneira como esse cara trata as pessoas além do seu jiu jitsu impecável, torna esse time um dos mais receptivos e competitivos que ja conheci.

  8. Eduardo Domingues at 7:26 pm

    Matéria excepicional, mostrando mais uma vez o grande trabalho do mestre Eduardo Portugues Santoro dentro da Matris da ESJJ e suas filiais, trabalho sério, feito com convicção e motivando seus alunos a cada dia, destacando tambem o trabalho com pessoas especiais e crianças em geral aprendendo desde cedo as tecnicas do jiu jitsu e o respeito ao proximo, e sem dizer na preoculpação de estar levando sempre a todos alunos oque há de mais moderno na arte-suave. Parabéns GRACIEMAG pela matéria e parabéns ao Mestre Portuga e famlia Excellence Scholl of Jiu Jitsu.

  9. Anderson Fernandes Soares at 7:47 pm

    Amo praticar Jiujitsu e tenho orgulho de fazer parte dessa equipe parabéns ao Sensei português pelo destaque e a elaboração dessa última festividade de graduação foi excelente sem palavras !! Que Deus abençoe e que o sussesso seja maior cada dia mais ESJJ !!!

  10. Renato Trombini Delicoli at 7:55 pm

    Matéria excelente… Encontrei na ESJJ não só uma academia de jiu jitsu, mais sim amigos…. Uma família. Agradeço aos meus mestres (Portuga, Pinda, Dama e Adilson) pelos ensinamentos… E também todos meus companheiros de Jiu Jitsu… Do faixa branca ao faixa preta… Obrigado e que venha 2016 com muito jiu jitsu… Ossaa #ESJJ

  11. Duda Bairros at 8:03 pm

    Eu como iniciante da arte suave e aluno do Portuga cravo, quer treinar Jiu Jitsu em alto nível, num ambiente saudável, onde todos se respeitam e o astral é massa? Venha para a ESJJ EXCELLENCE SCHOOL OF JIU JITSU

  12. Adilson Chieri at 8:06 pm

    Me sinto abençoado em fazer parte dessa familia, muito empenho e amor em cada treino, parabens Mestre portuga por sempre ser reconhido como grande atleta professor e homem que é. ossssss

  13. Fernando Batista Pindá at 8:08 pm

    Metodologia de treino, de graduação e treino forte com muito respeito ao nosso Jiu Jitsu. Com muitos drills,benéficos ao jogo de cada um, repetindo o movimento incessantemente, e os resultados estamos apresentando nas competições. Orgulho dessa equipe !! Parabéns Graciemag pela excelente matéria #thisismyteam #ESJJ

  14. Renato Pereira at 8:41 pm

    Ótimo ambiente, treinos duros e com muita informação, troca de experiência e sob a batuta do Eduardo "Português" Santoro que dispensa comentários sua fama o precede rs, por isso éssa equipe/familia só cresce, venham fazer parte voce também porque Eu já faço parte a anos rs, Valeu Graciemag

  15. Wes Flausino at 9:43 pm

    Minha família, minha esquipe…
    Vários campeões atletas de ponta e acima de tudo humildes, sempre dispostos a ajudar seja em uma posição ou até mesmo na vida..
    Mestrao Portuga sempre nos ensinando com sua simplicidade
    2016 vem aí com mãos títulos para ESJJ OSS!!!

  16. Leonel Silva at 10:30 pm

    Estou treinando há 2 anos na ESJJ. Tenho somente elogios ao time de professores do Português: Pinda, Dama e Zaca. O destaque do método do Português é poder levar o desenvolvimento da disciplina e prioridades do tatame para as outras áreas da vida como carreira e convívio familiar. Além disso, o ambiente amigável da ESJJ deixa todos confortáveis e a vontade.

    Parabéns, Português! Ótima gestão e liderança!

  17. André Majer at 1:46 am

    Parabéns pela matéria, Graciemag!
    Parabéns ao professor Eduardo Santoro, pela sua dedicação não somente pela sua equipe mas também para este esporte sensacional que é o JiuJitsu.

  18. Renato Nakazato at 2:12 am

    Só gente boa, só treino duro. Todo mundo se ajuda, todos evoluem juntos. Repetição e atenção aos detalhes, fazem toda a diferença. Todos os professores participam das principais competições, dentro e fora do país, fazendo intercâmbio nas principais equipes do mundo, trazendo para o nosso tatame grandes nomes do esporte, como o Tererê, Lo, Langhi, Cyborg e Cobrinha… É um aprendizado que não tem fim. Oss.

  19. Fausto Pinheiro Dias at 2:14 am

    Parabéns portuga pela matéria e principalmente por essa equipe que voce construi com muita dedicação, talento,suor e principalmente humildade e parabéns a todos que fazem parte dessa família onde cada um desde o branca até o preta sempre contribui para o crescimento e evolução dessa arte marcial ossss

  20. Diego Sousa at 4:47 am

    Primeiramente quero parabenizar nosso mestre Eduardo Santoro "Português" e dizer que fico muito feliz em fazer parte dessa equipe ESJJ, melhor dizer Familia, onde a cada dia vai crescendo e mostrando o grande trabalho do nosso mestre Eduardo Santoro, que e feito a cada dia ajudando a todos a crescer no jiu- jitsu com seus valores e respeito, aqui vai o meu obrigado a todos da familia Excellence School of Jiu- Jitsu ESJJ. valeu Gracie Mag pela matéria osss !!!

  21. Christian Alves at 11:37 am

    Oportunidade ímpar , um sonho realizado para um garoto vindo de minas que tinha como um simples sonhos conhecer os melhores lutadores da old school e da nova era do jiu jitsu e hoje faço parte de uma equipe que existe os melhores tanto da old school quanto da nova era … E um prazer incomensurável fazer parte dessa família … Oss

  22. Juninho Tree at 4:01 pm

    Já tentei treinar em outro lugar mas não se compara…. ESJJ é treino forte sempre!!!! Mestre Eduardo Santoro um ótimo professor,grande competidor, uma exelente didática….. Respeito esse Time…..

  23. Wesley Silva at 8:29 pm

    Muito bom ser mais um membro dessa equipe ESJJ Excellence school of jiu jiutsu .
    Sempre praticando o esporte com respeito aos nossos companheiros,
    E muita dedicação nos treinos
    Agradeço ao meu sensei ADILSON CHIERI e meu tiu Klebão que me ajuda muito e a todos companheiros que estamos a cada dia buscando novas vitorias .

    OSS – Ousadia,Superação e Sucesso

  24. Marcel Akira Komatsu at 10:13 am

    Excelencia em todos os sentidos! ESJJ mais que uma equipe, uma família. Humildade e respeito são valores reconhecidos. Galera unida que se ajudam a cada treino. Mestre Eduardo Santoro cara gente finíssima que conhece muito da arte suave e sua metodologia fortalece os detalhes da técnica em cada posição. Sucesso é consequência de amar o que faz!! Parabéns Português e família ESJJ. Osss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *