Você sabe por que o povo fala “oss” na academia? Confira, neste artigo publicado recentemente em GRACIEMAG, três teorias, e entre no debate.
E, para assinar logo a melhor revista de Jiu-Jitsu do país e ler todo mês artigos interessantes sobre a arte suave, clique aqui.
Entre as coisas que mais me divertem certamente está assistir ao anime ou desenho animado “Dragonball”. Recentemente comecei a acompanhar o “Dragonball Super” e, como de costume, dou preferência para ver com legendas em português e áudio original em japonês. Quem gosta de ver dublado certamente vai se lembrar de umas das frases emblemáticas do guerreiro mais forte do mundo, “Oi, eu sou Goku”. Porém, você pode não saber, em japonês a frase dita é “Ossu, ora Goku”.
Para quem é praticante do Jiu-Jitsu esta apresentação do sayajin soa muito familiar, uma vez que tornou-se popular o uso da expressão “oss” dentro dos dojôs.
Há anos me preocupo em entender as origens desta expressão, e tenho pesquisado um bom material. Sem querer me alongar demais na parte gramatical, os kanjis (os desenhos que formam as palavras em japonês) para “ossu” são formados pelas representações das palavras “campo”, “mão”, “coração”, “faca” e outras coisas mais, que somados dão ao todo um significado de suportar, ser resistente e ter compromisso com o que faz.
Ou seja, quando você diz ossu, está se comprometendo a suportar, dar o melhor de si, superar desafios, assim como Son Goku em suas muitas batalhas. Mas como isso foi entrar nas academias de Jiu-Jitsu? Minha pesquisa me levou a três teorias.
A primeira teoria remete à expressão ossu como herança do karatê tradicional, mesmo não sendo falado em Okinawa, o berço desta arte marcial. Alguns sustentam que a palavra teria se perdido na exportação do karatê, originário na dinastia chinesa Tang, para o Japão, mas isso carece de certificação.
A segunda teoria, a qual eu acredito ter mais embasamento, é que o ossu se tornou a forma retraída de Ohaiyo Gozaimasu, que literalmente significa “é cedo”, mas é comumente usada para se dar “bom dia” no Japão.
Dentro desta linha de pensamento, um importante linguista japonês de nome Mizutani Osamu, da Universidade de Nagoya, fez um interessante experimento. Ele saiu cumprimentando pessoas aleatoriamente nas ruas com a frase Ohaiyo Gozaimasu e ouvia como resposta a mesma frase das pessoas que aparentavam estar mais tranquilas. Porém, os mais apressados retribuíam com a frase resumida “ohaiyo” e outros apenas com “oh-su”. Se pensarmos que Goku usa a expressão para se apresentar, me parece esta a teoria mais adequada.
Por fim, a terceira teoria tem como base o militarismo japonês durante a Segunda Guerra Mundial. A ideia era ter uma espécie de grito de guerra, como os Marines americanos, que tinham o “Oorah!”. Essa introdução no militarismo japonês provavelmente se deu com a influência de artistas marciais que já utilizavam a expressão “Ossu!” em seus treinos. Com o fim da guerra e a desmilitarização japonesa, muitos desses ex-combatentes passaram a ensinar artes marciais em faculdades, escolas e academias, o que teria popularizado a expressão.
Dessa forma o ossu é parte integrante de algumas artes marciais japonesas e Goku é um desses adeptos. Mas no Ocidente a expressão começou a perder um pouco do seu caráter original, sendo usada nas academias para dizer “olá”, “adeus”, “entendido”, “sim”, “obrigado” e “desculpe”.
O porquê do ossu ser tão falado dentro das academias de Jiu-Jitsu hoje é uma missão ainda mais difícil de se descobrir. Sabemos que no judô esse costume não é tradicional. Teria um karateca adepto do MMA ou outro japonês levado a saudação para as academias de Jiu-Jitsu? Pode ser.
Seja como for, goste você ou não o oss está aí, presente em quase todas as academias da nossa arte. Alguns mestres são contra, outros são a favor e muitos não ligam. Fato é que a coisa mais tradicional do Jiu-Jitsu brasileiro é justamente a renovação constante nessa maravilhosa arte marcial.
E você amigo leitor fala ou não fala “oss” em sua academia?
>>> O autor do artigo, Willian von Söhsten, é colaborador de GRACIEMAG e formado em jornalismo e direito, com pós-graduação em semiótica. É faixa-preta de Cícero Costha e professor de Jiu-Jitsu na academia Team Nogueira, em Ribeirão Preto, SP.
oss
Também há uma teoria que "ossu" deriva, também de uma forma retraída, de "onegai shimassu". Você conhece essa teoria? Há algum embasamento nela?
rpz eu luto karate, e nos também falamos oss. Acho que combina mais com karate em comparação à jiu-jitsu.
Osss
No Bjj esse costume entrou pela influência do jornalista fx roxa (na época) Mário Filho , no programa Sensei Sportv ( influenciado pelo Karate).
Algo muito recente. Não há registro desse uso antes de 2009 nas revistas de lutas e vídeos de Bjj no Brasil.
O Judô não usa por algum motivo semântico (me disseram).
Não tenho nada contra quem usa mas, devemos ser honestos quanto a sua " origem " na comunidade do Jiu Jitsu Brasileiro ( no Brasil e fora tbm).
Verdade
mas jiujtisu nao e brasileiro. ele foi adaptado.
Não foi o Oyama, criador do karatê Kyokushinkai, que popularizou a expressão?
Nao acredito muito que a ultima teoria seja a mais proxima pois cresci em um ambiente totalmente voltado para o jiu jitsu e naquela época ja saudavamos com o ” oss”
Que eu saiba Oss veio do karate desde sempre
Não
Pode ter sido dentro do Karate, mas não no Bjj moderno, ( antes do retorno do UFC para o Brasil não há menção do termo na comunidade do Bjj ).
O faixa coral Rolker Gracie é contra o oss…tomei uma mijada num seminario apresentado por ele, argumentou que o pai dele brasileirou o jiu jitsu e por isso não se fala oss….
Até onde eu sei, e meu mestre sempre me disse que, a expressão 'ossu' é orindo do karate e é a forma retraída de onegai shimassu.
Até onde eu sei, e meu mestre sempre me disse que, a expressão 'ossu' é orindo do karatê e é a forma retraída de onegai shimassu.
Oss!!!
Parabéns pelo artigo. Os iniciantes nas academias de jiu jítsu sempre perguntam o significado da palavra.
Só sei que um dia fui na padaria, a tia do balcão perguntou:
– Dois reais de pão?
E eu logicamente mandei um Oss pra ela! kkkkkkk A coroa não entendeu nada! kkkkk
Hola, is there a Good jujitsu school in Sao Paulo? Seems like all Rio
Alliance, Cicero Costha and Ryan Gracie team are in São Paulo capital. The best teams according to IBJJF .
Provavelmente perguntam por causa da mídia. Gente nova. Até 2010 ninguém usava o termo no meio do Bjj.
Bem isso mesmo
para tudo me vem o oss na cabeça..quantas vezes ja respondi um oss ao invés de ok, ta bom, sim kkkkkkkkkkkkkk