Flávio Canto analisa erros de Ronda Rousey no UFC 193: “Ela se complicou”

Share it
Holly Holm venceu Ronda Rousey em pé, aos 59s do R2, no UFC 193 na Austrália. Foto: UFC/Divulgação

Holly Holm venceu Ronda Rousey em pé, aos 59s do R2, no UFC 193 na Austrália. Foto: UFC/Divulgação

O ano de 2015 parecia que ia acabar em banho-maria, mas de repente virou de cabeça para baixo. Em Minas Gerais, em Paris, na Síria, um tsunami de lama, ódio e tragédias. No mundo das artes marciais mistas, guardando as inevitáveis proporções, o UFC também virou de ponta-cabeça, com a derrota espetacular da então dominante rainha Ronda Rousey. Analistas da imprensa nacional e internacional repetem: é uma nova era para o MMA, ao menos para o feminino.

Mas o que fez Ronda Rousey cair esticada com a sequência de golpes da boxeadora e campeã de kickboxing Holly Holm? Apenas méritos da nova campeã peso-galo? Ou erros evidentes da faixa-preta, que até começou melhor na luta, mas saiu do UFC 193 para o hospital, com os lábios machucados?

Passamos a pergunta ao comentarista do Sportv e campeão de judô Flávio Canto.

“Acho que a Ronda se complicou. Até então ela nunca tinha precisado de um plano de jogo de segurança. A estratégia dela sempre havia sido partir para cima, trocar em pé, grudar, derrubar e finalizar. A Holly, como especialista em pé, com um boxe afiadíssimo usou e abusou do trabalho de pés, atrapalhando todo o jogo da Ronda, que não a encontrou, e continuou sempre indo para cima sem um plano B”, analisou Canto.

https://www.youtube.com/watch?v=J_dE9ylVEEc

“Enquanto isso, os socos da Holly iam entrando e a Ronda foi ficando cada vez menos inteira para fazer suas principais posições. Uma coisa é buscar uma queda ou a chave de braço estando 100%, a outra é tentar isso já abalada fisicamente. Fica complicado”, apontou.

E para a revanche, que deve ser concedida ano que vem? Ronda deve deixar seu instinto caçador em casa e jogar no contra-ataque? Flávio resume:

“Num próximo encontro das duas a Ronda deve entrar completamente diferente se quiser vencer.”

E para você, leitor? Qual foi o maior erro de Ronda contra Holly Holm?

Ler matéria completa Read more
There are 11 comments for this article
  1. Márcio Silva at 10:13 pm

    Acho que a Holly se recuperou melhor e ela estava o dobro da honda e lutou melhor e foi o dia dela e a honda não lutou bem estava perdida no octagon ,mais ela e uma perfeita lutadora não será essa derrota que tirarar o brilho dela não ,agora e treinar mais a guarda e esperar a hora boa pra botar pra baixo e pegar .

  2. Henrique Chaka at 1:40 am

    Bem é uma luta! Quem estiver melhor preparada e com a estratégia correta vai ganhar, nessa foi a Holm na próxima pode ser a Ronda ou a Holm continua com o cinturão, só sei que o treinador de Jiu-Jitsu da Ronda esta de parabéns! Porque quando a Holm estava na guarda da Ronda ela saiu com tanta facilidade que parecia a Holm ser faixa -preta e a Ronda faixa-branca, só observando esses treinadores que nunca competiram e se garantem por causa do sobrenome.

  3. Alexandre Bina at 9:03 am

    Acho que a Ronda tinha tanta confiança na sua superioridade sobre as outras que deixou o ego ser seu GPS nessa luta. Não se pode caçar uma stricker tão tarimbada como a Holm da forma que ela fez. Querer trocar socos com uma mulher várias vezes campeã de boxe é navegar por águas desconhecidas. Se quiser vencer a Ronda tem que mudar tudo a começar pela forma como buscou se aproximar, toda aberta.

  4. Marcos Aurélio Bjj at 10:47 am

    Na minha opinião, a Ronda cometeu o mesmo erro que suas adversárias, temendo o perigo, tentou resolver de qualquer jeito.
    Ela jamais deveria ter corrido atrás de uma striker, a todo tempo encontrava uma parede, e deu no que deu.
    Outro erro gravíssimo, foi ela não se preparar para derrota, então, numa luta onde ficou em desvantagem, não sabia o que fazer.
    Acredito que com essa derrota e da forma que foi, ela venha tirar uma boa lição.
    Como sou fã dela, acredito que ela possa voltar melhor, tanto como atleta quanto como pessoa, mas precisará rever e corrigir vários pontos para poder vencer a Holm.
    Parabéns a Holm. Oss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *