Toquinho é suspenso por dois anos do MMA e contesta a decisão

Share it
Toquinho explicou a situação. Foto: Carlos Arthur Jr.

Toquinho foi afastado do MMA por dois anos.. Foto: Carlos Arthur Jr.

Mais uma vez, Rousimar Toquinho se vê em maus lençóis por conta de suas poderosas finalizações. A bola da vez é referente a kimura aplicada sobre Jake Shields, no WSOF 22, em agosto passado. O atleta foi julgado pela Comissão Atlética de Nevada, por ter segurado por muito tempo o golpe, e acabou suspenso por dois anos, mais a aplicação de uma multa de 40 mil dólares.

O resultado do combate em questão foi declarado no contest (sem resultado) e o cinturão dos meio-médios definitivamente deixa de ser do brasileiro. Toquinho não pode estar presente, mas participou do julgamento por videoconferência, ao lado do empresário Alex Davis.

Toquinho e Alex contestaram a posição do árbitro, Steve Mazzagatti, no momento da finalização. A comissão foi irredutível, e manteve a pena.

Por meio de nota, Toquinho comentou a punição:

“Não concordo com a punição, tanto com a suspensão quanto com a multa. Muitas inverdades foram proferidas. Não levaram em consideração o erro óbvio cometido pelo árbitro Steve Mazzagatti, que estava posicionado de forma totalmente inadequada no momento da finalização. Tivesse o juiz na posição correta, talvez nada disso tivesse ocorrido.

Infelizmente, terei que acatar esta decisão injusta, cumprindo a suspensão e efetuando o pagamento da multa. Refletirei sobre todos esses acontecimentos e, junto com meu manager Alex Davis, tomarei a melhor decisão para o prosseguimento da minha carreira.”

E para você, amigo leitor, Toquinho deveria, de fato, receber uma punição severa? Comente conosco!

Ler matéria completa Read more
There are 30 comments for this article
  1. Henrique Chaka at 1:45 pm

    Errar é humano, persistir no erro é burrice! As imagens falam por si só! Em todas suas lutas, mesmo quando o juiz intervem na luta ele continua arrochando, foi expulso do UFC por esse motivo, mas continua fazendo a mesma coisa, uma hora daria nisso.

  2. Soffiatti Marcos at 2:52 pm

    Segura nada, quem segura a posição está defamando a arte suave, totalmente desnecessário eu não quero lutar cm o cara maldoso desses nunca na minha vida, todo campeonato q luto quando pego i o cara bate solto imediatamente mesmo antes de o juiz parar, isso é respeito e o cara sabe q bateu de vez enquando tem um ou outro q fala q não bateu ,o q eu faço é ir lá e pego de novo fica feio pró cara q foi pego duas vezez aí no caso é televisionado filmado cheio de câmeras foi maldade sim i tem q pagar por isso

  3. Rafael Alves at 3:53 pm

    Não tem essa de segurar um pouquinho a mais, a regra é clara, bateu tem que soltar, gritou tem que soltar, pediu pra soltar, tem que soltar! E o Toquinho nunca segura um pouquinho a mais, antes fosse, ele segura MUITO a mais! Ele é sem noção, veja essa luta com o Jake Shields direito e veja!

  4. Francisco Pereira at 4:08 pm

    Respeito o ponto de vista e a opinião de todos.O ideal é que não fosse assim, porém isso acontece e com muita frequência em academias e campeonatos, dizer que não é hipocrisia! Acredito que isso não define a essência de uma arte marcial.E o jiu quando foi criado era mais para PITBOYS, QUEM NÃO SE LEMBRA? Os Gracies invadiam academias! Isso sim macula a imagem e mesmo assim o jiu jítsu tá aí…respeitado!

  5. Mateus Martins Obaldia at 5:06 pm

    bah, segurou sim!! não é a primeira vez que ele faz isso, sou muito fã dele e da chave de calcanhar. Não foi a primeira vez que ele faz isso até nos treinos ele segura, o próprio Murilo Bustamante já falou que na BTT ninguém queria mais treinar com ele. Tem que ser punido, sim!! oss

  6. Fabrício Oliveira at 5:44 pm

    Sinceramente eu já perdi a conta…
    Eu acho que ele tem algum problema de cabeça, só pode
    Não é uma crítica pois ainda acho ele um dos melhores finalizadores da categoria
    É a segunda ou terceira vez que ele comete esse tipo de erro?

  7. Rafael Felix at 1:58 am

    Culpar o árbitro só demonstra que trata-se de uma pessoa desequilibrada e que essa punição não adiantará nada…acho que é o caso de banimento mesmo…pior não é ele ser maldoso, desonesto e cruel…o pior é a carinha de sonso dele…sempre se vitimizando. Acho que devia ser banido do MMA

  8. Everaldo Peligrineli at 10:01 am

    Louco demais….. Deveria ser banido….. O próprio bustamante declarou q ele não acrescenta em nada na academia q vive lesionando os parceiros de treino…. Se não respeita os parceiros imagina os adversários…. Tem q ser banido… Ele tem.problema mental

  9. Marcos Klein at 6:19 pm

    Acho que exageraram na punição. Poderia ser punido sim, mas foi um pouco absurda. E o americano, o que rolou com ele?! Depois de ter devolvido com um soco?! Assim fica mais fácil tirar o título do brasileiro…

  10. Reinaldo Dorti at 12:55 am

    Os video dele no youtube explicando finalização mostra ele segurando a posição mesmo o oponente batendo 10 vezes.. So pesquisar no youtube.. Punição merecida pois os outros solta a finalização rapidim..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *