
Rickson Gracie x Takada no Pride 1. Foto: Arquivos NOCAUTE
Realizado no Japão entre 1997 e 2007, o Pride Fighting Championship foi o maior evento de MMA do planeta, até que uma série de problemas financeiros e denúncias da imprensa japonesa terminaram com a falência do show.
A franquia ainda foi vendida para a Zuffa LLC, empresa que controla o UFC e de propriedade dos irmãos Fertittas, mas não havia interesse em reerguer o evento, que terminou com o Pride 34.
Com o fim do evento, nascido após o big-bang do Pride 1, que contou com Rickson Gracie x Takada e Renzo Gracie x Akira Shoji, entre outras batalhas, a cena do vale-tudo nipônico definhou, e não dava mais sinais de voltar a crescer.
Mas parece que, finalmente, o MMA na Terra do Sol Nascente começa a dar sinais de recuperação. Segundo o colaborador, comentarista e ainda lutador veterano de MMA Oriosvaldo Costa, a imprensa japonesa começou a alimentar rumores fortes de que o Pride FC pode voltar.
Segundo a imprensa japonesa e alguns empresários de lutadores, a ideia dos cartolas é reviver o Pride FC já em dezembro de 2015. Ex-presidente do Pride FC, o cartola Nobuyuki Sakakibara é um dos que articulam a volta do evento. Sakakibara havia se mudado de Tóquio para Okinawa, onde cuidava de um time de futebol. De lá, teria iniciado uma batalha judicial com o UFC sobre a compra do Pride pela Zuffa LLC.
Apesar de sua vontade de readquirir os direitos de uso da marca do Pride, é provável que os fãs verão um outro Pride, com um outro nome. Mas o mais difícil Sakakibara já teria conseguido, que é um grande parceiro. A dificuldade residia, principalmente, no fato de sua imagem estar arranhada no Japão pelas supostas ligações com a máfia Yakuza no passado, como especulado na imprensa de lá.
O novo parceiro seria Scott Coker, atual presidente do Bellator e que já trabalhou como executivo no K-1 e foi CEO do Strikeforce, na época que este show também acabaria comprado pela mesma Zuffa e tendo o mesmo fim da franquia japonesa.

Shogun tenta o soco voador em Minotouro no Pride GP em 2005. Foto: Susumu Nagao/NOCAUTE
A título de ilustração, o formato de copromoção de eventos parece agradar ao Bellator, que em setembro vai ajudar a organizar um show de MMA e kickboxing em parceria com a franquia do Glory.
E o burburinho sobre o retorno do Pride começou a agitar as redes sociais, em especial as contas de alguns mitos do esporte.
Randy Couture, por exemplo, anunciou que está sabendo de grandes eventos que serão realizados no Japão. Já o sempre estrondoso Wanderlei Silva comemorou “o fim do monopólio do UFC no esporte para breve”. Será?
As pedras no tabuleiro do MMA nipônico já permitem sonhar. Imagine o leitor uma jogada de mestre para esse suposto evento de dezembro: a contratação de Kron Gracie, filho de Rickson, até hoje idolatrado como poucos por lá.
Outra curiosidade: a estrela do Jiu-Jitsu Gabi Garcia, que fará sua estreia no MMA, em dezembro no Japão, não pode revelar o nome do evento e de sua oponente (uma estrela do judô chinês de 93kg) por questões contratuais. Qual seria esse evento?
Tudo segue cercado por muito mistério e nenhum dos nomes citados nesse artigo pode comentar abertamente sobre o retorno do Pride, ou de seu novo filhote. Contudo, se essas fontes estiverem corretas, esse evento surge para tentar mudar drasticamente a face do MMA japonês. E pode mexer bastante nas peças desse jogo chamado MMA mundial.
Afinal, é como bem ilustra uma das frases prediletas dos fãs japoneses: “O Pride nunca morre”. Será que seu retorno dará nova vida ao MMA mundial?
O que você acha, leitor? Crê e torce pela volta do Pride no Japão?

Ryan Gracie em ação no Pride, em 2004. Foto: Susumu Nagao
PODRÁ SER REALIDAD. UN SUEÑO ? , OJALÁ SE CUMPLA ..!!! ..POR QUE CELEBRAREMOS !!!
. PRIDE 4 EVER .(Y)
Seria um sonho mais que realizado só assim acaba essa palhaçada de UFC lixeira !!
Chega dessas Marmelada de luta do UFC tem que acabar e tirar esse Presidente Dana na Buda dele esse Lixo Volta Pride !!!
#voltapride
PRIDE é uma lenda,seria lindo ter a sua volta!!!
No pride existiam lutas de verdade.
Será já imaginando.
#voltapride
Ai sim hein … Já vou deixar meu ingresso engatilhado….
Quando rola dinheiro sempre aparece uma marmeladinha,rs.
Quem lembra da luta do Takada vs mark coleman?
Mas mesmo assim o Pride foi o evento mais monstro de todos os tempos!volta Pride !!!
Vai ser muito bom ter lutas casadas com as feras … Sem depender peso … O melhor peso por peso … O esporte merece isso … O MMA está muito industrializado … Não temos ídolos … O UFC acabou com isso …
Acredito que todos os fãs do MMA almejam esse retorno do Pride.
Batalhas épicas de melhores contra melhores! Shogun vs Arona; Wanderlei vs Sakuraba; Fedor vs “o mundo todo”; e a luta mais emocionante de todos os tempos: Minotauro vs Bob Sapp. Clássicos! Melhores contra Melhores! É desanimador assistir lutas no UFC, onde já sabemos quem vai ganhar. Onde os “melhores” são preservados na tentativa de tornarem-se ídolos, e claro, sempre com uma tendência aos americanos. Vejam só a Ronda… É tida como a melhor, mas o Dana não quer promover Ronda vs Cyborg, por quê? Porque ela (Ronda) iria levar um “pau”, e a melhor lutadora de MMA de todos os tempos não iria ser americana e sim brasileira.
Concluo com um sentimento e desejo de muitos: Volta Pride!!!
#VoltaPride
#VoltaWanderleiSilvavsSonnen
#VoltaArona
#RicksonvsMarcoRuas
#DanaWhiteMarmelada
#UFCSóTem:Aldo;Anderson;Cormier;Cigano
#ForçaRenanBarão
#RondavsCyrbog
#RicksonMaiorDaHistoria
#AndersonSilvaVaiBuscarOcinturaoPoisÉSeu!
#AndersonSilvaFinalizaACarreiraComOCinturão
#AndersonSilvaFedorRicksonTheBest
Melhor de todos os tempos, PRIDE é fera, UFC é marmelada pura, lutas combinadas.
Seria épico! Felipe Santin Valentini Gustavo Do Carmo AS Popa B. Nikulae
Espero que se concretize, o UFC deixou a muito tempo de ser um bom evento, raramente temos lutas dignas. Volta PRIDE FC.
OSSSS
seria muito bom, até pq o UFC precisa de uma concorrencia forte pra parar de fazer o que bem entende com os funcionarios !
Dana White não curtiu isso.
O Pride hoje não pertence a ZUFFA??
Wanderley Silva curtiu isso
se o Pride volta o MMA Asiático volta a ser a autoridade do MMA mundial.
se o Pride volta o MMA Asiático volta a ser a autoridade do MMA mundial.
Nossa tomara será muito bom ter o pride de volta !!
Tirando o ringue, o PRIDE FC foi o maior evento de mma do mundo, já faz tempo que não assusto ao UFC, e também deixei de assinar o canal combate, muita armação!!!
PRIDE, THE BEST OF THE BESTt!!!
Cara,sempre falei nos foruns,como o Pride nunca haverá outro.Será realmente um sonho.
Para mim uma ótima ideia. Assim ressussitaria o MMA! Pois hoje só vemos lutas que eles querem que vejamos (lutas compradas).
Nossa o segundo melhor acontecimento pq o primeiro foi O começo do pride. Sensacional
mais tem que ser com as regras do pride
o maior de todos
os gracie tiveram a ideia os japones investiram PRIDE foi e sempre sera o melhor UFC de hoje um lixo
Quebrar o monopólio do UFC.
pra mim o Evento ONE FC, é praticamente o pride, vale tiro de meta, cotovela de cima pra baixo e outras coisas que foram abolidas no UFC.. até o logo lembra a marca PRIDE.
Exelente ideia, sem dúvida foi o maior e o melhor evento de MMA do mundo. Caso resurja de fato e de direito, fará uma grande mexida no atual cenário mundial do MMA. Com o resurgimento do PRIDE, será um enorme divisor de água, trará uma ênfase maior no atual cenário que, queria ou não, esta sendo manipulado pelo UFC, que esta se tornando um verdadeiro tabuleiro de manipulações e chatas de se vê.
ja começou bem, confirmando fedor
Agora sim!! A lenda voltou: Fedor Emelianenko!
Vamos ver finalmente o Imperador de volta!
E o melhor de tudo é que: O Pride FC voltou!!!!
Terá outro nome, mas será o Pride!!!
Gostaria muito de ver no Pride o Wanderlei Silva voltar também, e fazer a luta que faltou: Wanderlei vs Chael Sonnen.
#PrideVoltou
#FedorVsWerdum
#UfcMarmelada
Concordo com o Arauto!
Agora vamos ver lutas de verdades!!!
“Apaga mas não bate”
#PrideVoltou
#Fedor
Volta pride. Chega de arramão que só faz antijogo, tomara que continue proibindo as cotoveladas, porque isso é um dos fatores que mais beneficia os amarrões, o cara derruba da uma cotovelada abre um corte, fica amarrando e os juzes dão vitoria pra ele.
#VoltaPRIDE
Como todos…Sou a favor da volta ao Pride !!!
UFC retirar os parceiros dos atletas e manter a parceria da Rebook mostra realmente quem é o UFC…
Seria ótima para nós a briga por audiência entre Pride e UFC. Com certeza resultaria em ótimos espetáculos dos dois lados. A concorrência é saudável para o desenvolvimento do esporte.
A volta do PRIDE vai ser o acontecimento do ano. Vai acabar com os monopolios.
É isso mesmo, o pride tem que voltar, quem acabou com o ufc foi essas marcas de de produtos esportivo que patrocinam times de futebol, nada a ver, futebol é futebol, luta é luta, ufc agora parece a aquelas escolinhas de futebol, todo mundo com o mesmo uniforme nada aver vocês concordam com isso??
O Pride voltou e com um novo nome: Rizin!!
Sakakibara já prometeu: Vocês vão ver algo que nunca viram!!
No dia 29/12 será um evento relembrando o pride, tudo do mesmo jeito. Já no dia 31/12, será algo nunca visto.
Vamos torcer para que o Wand consiga quebrar o contrato com o UFC, e veremos Wand vs Arona 3. Será épico ver o “Cachorro Louco” indo pra cima sem medo de levar soco na cara ou amarrando a luta.
E claro, acredito que se o Wand voltar, pode pintar aí um Wand vs Chael Sonen. Aí sim, venderia milhões e milhões essa luta.
E pra finalizar a esperança, quem sabe pinta aí um Rickson vs Marco Ruas?
O presidente do Rizin já disse que vai criar um categoria master.
Vamos que vamos Rizin (Pride FC).
AMAMOS O PRIDE, ESPERO QUE VOLTE (MMA) PRA SEMPRE!!!
VOLTA PRIDE!
pô gente que volte o pride com aquelas apresenteções maneiras é um show os japoneses estão de parabéns o ufc nem se compara que volte nós brasileiros esperamos por isso vamos nos unir amantes do pride e dar uma força pra que volte logo valeu abraços de um dos fãs do pride.
vou adorar pois temos um time feminino top e nao temos oportunidade nem de fazer teste para uma avaliação para entrar nos eventos de ponta