“Falso faixa-preta” toma esculacho em academia dos EUA e gera debate

Share it
IBJJF lança mudanças para a faixa-preta no Mundial de Jiu-Jitsu 2015. Foto: GRACIEMAG

Atleta faixa-preta de Jiu-Jitsu. Foto: GRACIEMAG

Imagine que você seja um professor de Jiu-Jitsu, e eis que surge em sua aula uma figura que se diz faixa-preta da mesma modalidade que a sua, mas no fim você descobre que não, ele não é.

Nesta quinta-feira, 25 de junho, o professor Ruben Alvarez divulgou um vídeo após viver essa situação, na academia Black House de Miami Beach, na Flórida.

Faixa-preta de Roberto Cyborg, Ruben Alvarez descobriu a fraude e o puniu na frente dos outros colegas. Depois, fulo da vida, Ruben pediu que o praticante retirasse a faixa e fosse embora da academia. Alvarez foi em parte criativo ao desmascarar o figura, ao perguntar a ordem das faixas no Jiu-Jitsu. A resposta, visivelmente perdida: “Branca, azul, vermelha, marrom…”.

No território livre da internet, o professor acabou sofrendo críticas pelo vídeo, em especial por sua divulgação e pelo esculacho no incauto.

“Acho que todos já assistiram ao vídeo. Eu não estou orgulhoso de como agi mas eu amo demais esta arte! O Jiu-Jitsu mudou a minha vida de um jeito positivo em todos os aspectos, e eu sinceramente gostaria de que aquele cara voltasse como faixa-branca e aprendesse a mudar sua vida por meio do Jiu-Jitsu. Vamos manter essa arte pura”, escreveu Ruben, em suas redes sociais pessoais.

Medalhista de bronze no último Mundial de Jiu-Jitsu (peso-pena), o faixa-preta Gianni Grippo foi um dos muitos a criticar o vídeo:

“Se eu fosse aluno dele, estaria bem mais orgulhoso se ele tivesse puxado esse cara para uma sala particular para falar sobre o ocorrido, sem câmeras envolvidas. Para ser considerado um esporte profissional, tudo deve ser abordado de uma forma madura. Envergonhar alguém publicamente, e em seguida, publicar para que todos possam ver, está longe de ser profissional”, postou Gianni, em suas redes sociais.

E você, leitor? Como reagiria?

Ler matéria completa Read more
There are 116 comments for this article
  1. Anderson Luis at 8:07 pm

    ele esta mais que certo se acontecesse assim emtodas as áreas do esporte pseudos "mestres', não estariam enxendo linguiça em academias envergonhando a ARTE e pondo a vida de alunos em risco!!! aplausos..

  2. Anderson Luis at 8:07 pm

    ele esta mais que certo se acontecesse assim emtodas as áreas do esporte pseudos "mestres', não estariam enxendo linguiça em academias envergonhando a ARTE e pondo a vida de alunos em risco!!! aplausos..

  3. Luiz Carlos Amorim at 8:08 pm

    Respeitosamente concordo com o esporro que foi dado a esse falso faixa-preta, afinal aquele professor que ralou por anos subindo degrau por degrau até merecidamente receber sua faixa-preta se depara com um falsário, que não se deu nem o trabalho de conhecer o sistema de graduação de BJJ, que pode muito bem ingressar em uma academia e dar aulas alem de emitir certificados de graduação (sem validade é claro), essa bronca foi o minimo que ele merecia, eu o faria passar por um rodizio de faixas-pretas pra sentir na pele a diferença de alguém treinado para um charlatão, parabéns ao Prof. Ruben Alvarez, A exposição serve para alertar os quem pretendem fazer isso e alertar os praticantes que defendam a honra de sua arte marcial, seja ela qual for!!

  4. Felipe Salles at 8:23 pm

    O Gianni só estaria certo se o cara fosse um "merda de faixa preta " que em nosso esporte está cheio , esses bem ou mal galgaram suas faixas até a preta . Agora SEM SER faixa preta ir a uma academia de jiu jitsu dizendo que é já é demais ! Tinha que tomar um esculacho mesmo , e como disse o Alvarez : seria bom que aquele "pela saco" voltasse com a faixa branca e humildade para aprender e aprender a respeitar e amar o VERDADEIRO jiu-jitsu … Iria ser legal que esse cara se graduasse um dia de verdade . daria razão à atitude de Alvares ! PARABÉNS RUBENS ALVAREZ ! Oosss

  5. Tales Rottini at 8:27 pm

    Sou contra qualquer tipo de humilhação, ainda mais pública.
    O que me incomoda é que muitas vezes as pessoas querem ser aquilo que os outros imaginam que elas sejam.
    Seja você mesmo, seja educado, seja respeitoso, saiba se colocar no seu lugar. Se você ainda não é o que deseja ser, trabalhe duro e de forma honesta, assim vc vai conseguir muitos mais admiradores que conseguindo as coisas de forma fácil ou não merecida.
    Faltou humildade nos dois lados, apesar do professor ter feito o que fez possivelmente por estar nervoso, o que não justifica, mas torna o fato mais compreensível.
    Se ele fez certo ou não é difícil dizer pois trata-se de uma situação bem inusitada, muitos que estão criticando o professor fariam muito pior, a grande maioria aliás.
    Porém, volto a frisar, humilhar alguém publicamente é um ato desprezível.

  6. Eduardo Alves at 8:31 pm

    Esse Gianni ta falando merda, como sempre encaram o jiu-jitsu apenas como esporte e esquecem que é uma arte Márcia, uma filosofia de vida. Agiu certo e se foce em outros tempos, não sei se ele ia sair andando!!!

  7. Anderson Luis at 8:35 pm

    OTÁRIO E SEM NOÇAO É QUEM ACHA QUE UM PROFISSIONAL,QUE LEVA AS VEZES MAIS DE 10 ANOS PRA CHEGAR A TÃO SONHADA PRETA, E VEM UM SEM NOÇAO SEM CONHECER A ARTE E FAZ ESTE TIPO DE COMENTÁRIO… TE DEVE FAZER BALET NÉ O FRANGO!

  8. Denis Ulisses at 8:36 pm

    O Rubem Alvarez esta de Parabéns. Defendeu seu dojobe o esporte do pilantra.
    Quanto a divulgação, concordo. Esse safado com certeza iria procurar outra academia, iria vender seminarios e mentiras prejudicando nossa arte marcial.
    Ele não é. Menos que um golpista, um vigarista. Outros professores teriam tirado seu couro e publicado.
    Oss

  9. Milton Silva at 8:48 pm

    Cada pessoa tem uma reação na hora. Acho que se tem alguém errado ai é o mentiroso faixa preta! Se ele não tivesse feito isso, nada disso teria acontecido. Uma falta de respeito com a arte suave.

  10. Mateus Martins Obaldia at 8:50 pm

    Fez certíssimo, esse otário vai pensar duas vez antes de amarrar uma faixa preta na cintura. O que deixa nosso esporte "menos profissional" não é a atitude do prof. e sim a atitude desses babacas que compram e vendem faixa. oss

  11. Anderson de Carvalho at 8:57 pm

    O primeiro filtro deveria ter ocorrido na apresentação do Certificado de Faixa Preta por uma Entidade de Administração do Jiu-jitsu (CBJJ, IBJJF) para não chegar a esse ponto. E caso tenha apresentado alguma documentação válida, aí sim deve se repensar a forma de qualificação dos futuros "profissionais".

  12. Augusto Carlos at 9:01 pm

    O cara vem na minha academia, na frente de todo mundo, fingir ser o que não é, tirar uma onda com a minha cara e eu não vou fazer nada? Tá certo o professor. Quer ser homem? Não? Volte correndo pra casa da vovó.

  13. Marcelo Passos at 9:07 pm

    O Mestre na academia e como um Pastor de ovelhas e seu rebanho se deixa o lobo entrar com certeza o banquete estara completo, fez certo o Mestre Rubens Alvarez, cuidou da casa e da arte no qual ele mesmo disse que mudou a vida dele. Oss

  14. Roi Theodoro at 9:12 pm

    Sou plenamente a favor do prof Alvares, estou na arte a quase 9 anos e vou ser graduado ainda esse ano a faixa Marrom, e um vacilao desses chegar e amarrar uma faixa preta na cintura e desrespeitar a arte a tds os seus preaticantes assim e sair sem um esculacho… Parabéns ao professor Alvarez…

  15. Rafael Rocha Matos at 9:21 pm

    Como gianne disse não foi profissional entendo o lado dele mas entendo o lado do professor que vive com isso e depende disso , acho que o rapaz mereceu em outros lugares naonirian gravar e ia toma uma surra muito grande , ta doido já ouvi historias disso e não acabam bem . A quem critique e apoia apenas respeito os dois lados .

  16. Anderson Luis at 9:29 pm

    na boa o seu bossal é com vc que estou dirigindo a palavra seu merda..porra seu idiota ve ai em cime ou melhor se de o trabalho de LER e ve quem defende a ARTE E O COMPORTAMENTO E ATITUDE DO PROFESSOR ACIMA…. ATACADO e veja bem pra quem esta direcionando a palavra… e mais rapido como o cara do video tem muitos ate quem compe diploma pela internet… e cor de faixa nunca mediu e nunca vai medir CAPACIDADE EM BJJ

  17. Luthi Vivaz at 9:41 pm

    Eu não vou comentar sobre atitude do professor, porque fala que faria diferente e hipocrisia, eu não tava lá então eu não sei se ele ta certo ou errado, mas o cara de pau desse cara fala que é faixa-preta sem ser , e uma tremeda falta de respeito, e o fato dele fazer isso mostra a falta de conhecimento da arte também, porque será que ele acha que só bota a faixa na cintura , pra ele obter as técnicas ? Ele não pensou que ia ser post em prova ? Esse cara e louco ,Mas nesse mundo agente ver de tudo !

  18. Mestre Pelezinho Capoeira Braunschweig at 9:55 pm

    na minha opiniao ele nao errou! temmuito gigolo do esporte eles temque aprender.mais por um outro lado poderia ter acertado mais,ter chamado pro lado e ter feito o que ele fez.mais na hora so ele sabe o que passou na cabeca! que sirva de exemplo para futuros aproveitadores.parabens RUBENS ALVAREZ OSS

  19. Jefferson Batista at 9:57 pm

    hahahahah … Branca, azul, roxa, marrom e preta?
    Branca, amarela, laranja, verde, azul (apenas acima de 16 anos), roxa, marrom e preta, assim como todas elas tendo os seus graus na barra da faixa. O babaca tenta esculachar sem sequer ter conhecimento da arte em que é "faixa preta".
    Como eu sempre digo: "Faixa não molda caráter de ninguém". E esse é mais um!

  20. Jefferson Batista at 9:59 pm

    hahahahah … Branca, azul, roxa, marrom e preta?
    Branca, amarela, laranja, verde, azul (apenas acima de 16 anos), roxa, marrom e preta, assim como todas elas tendo os seus graus na barra de graduação que ele chama de "barra vermelha". O mau caráter tenta esculachar sem sequer ter o conhecimento que ele mesmo exige, da arte em que é "faixa preta".
    Como eu sempre digo: "Faixa não molda caráter de ninguém". E esse é mais um!

  21. Felipe Soller at 10:25 pm

    Acho que não teria necessidade de ser postada nas reses sociais, mas acho que uma pessoa que coloca uma faixa sem nunca ter treinado tem sérios problemas psicológicos e de alto estima.

  22. Armando Granado at 10:31 pm

    Bom pra que fazer esse esculacho todo e filmar ??? Será que se esse cara tivesse 1,90 cm e uns 120 kilos e não fosse um galinha morta …ele faria o mesmo??? Achei desnecessário… e na boa a arte suave já o subjugaria naturalmente ,por que se vc coloca uma faixa preta …vc no minimo terá que treinar como uma faixa preta…e assim ninguém consegue treinar como preta sendo branca … eu em logar do professor chamaria ele em particular e conversaria ao pé da letra sim …porém sem agredi lo ou humilha lo …afinal não podemos dar mal exemplo a nossos alunos ou gerar algumas situações dentro de nossa área de trabalho …por que gera isso …POLÊMICA DE GRAÇA ! Sejamos sinceros .

  23. Fernando Silva Silva at 10:33 pm

    muito bom ..se fosse no meu tempo não se falava nada ..simplesmente quebrava o cara geral…dava um pau pereira forte ..ai ele nunca mais iria querer ser charlatão de jiu jitsu…só isso pra q esse KAO …quer se promover…

  24. Claudio Maioni Junior at 10:47 pm

    Você é o maior vacilão Anderson Luis, Qual é? me xingar pelo facebook é facil né seu pau no cu. Seu burro do caralho, não sabe nem ler e nem escrever. Tu chamou o meu pai ai de frango e sem noção, mas tu não sabe que ele já ta nesse esporte a mais de vinte anos, e com muito esforço conquistou a faixa preta. A opinião dele é a mesma que a minha, o professor do video, assim como você, é um ignorante, pois um mestre não deve humilhar o seu aluno e sim orienta-lo. Mas infelizmente o mundo é assim mesmo, ta cheio de vacilão igual a você que são uns verme e só fazem peso na terra, seu pau no cu

  25. Allan Paiva at 11:43 pm

    Procurou uma academia de Jiu-jitsu, é pq tem interesse no esporte.
    Por essa atitude já merece respeito.

    Mas é leigo, não soube chegar. (Iniciante faz besteira)
    e a missão do professor é corrigir.

    Convidaria para ser aluno.

  26. Eder Oliveira at 11:44 pm

    Eu concordo que foi exagerada toda essa exposição, mas eu recebi a faixa roxa do meu mestre no final do ano passado e desde então me dedico cada vez mais pra fazer por merecer essa confiança, então imagine vc ver um sem noção chegar na academia se dizendo faixa preta e na realidade não saber nada sobre essa arte que nos faz tão bem. Continuo dizendo que foi exagero mas a reação de revolta é compreencivel…

  27. Braune Carvalho at 11:53 pm

    a atitude do professor esta correta faixa preta vcs sabem quantos anos eu treino paa chegar a faixa preta porra ai vem um merda comprar a faixa por no maximo 50 reais achar que e malandro de fudeu otario esta certo a atitude do mestre deu foi e sorte de fosse na minha nova uniao tinha tomado porrada .o cara e tao burro que nao sabe as graduaçoes kkkk

  28. Braune Carvalho at 11:59 pm

    queria que ele desse um treininho comigo de maron ia da um baile nele kkkk de preta kkkk ossoo ao professor .lembrando as graduaçoes branca,azul ,roxa ,maron.e preta .para chegar nela tem que treinar muito se dedicar muito estourar as orelhas pacas varias competiçoes mesmo assim ainda no exame de preta tem uma banca pica examinadora tem que ta afiado se na continua na maron 4 grau se deus quiser ano que vem devo fazer ,abraço a todos ossooo

  29. Marcus Antonio at 12:12 am

    Amigos complicado falar cada um teria uma forma diferente de agir, poxa vc se lasca desda da faixa branca até chegar na faixa preta tão espera se lesiona nos treinos deixa até de sair com os filhos a família em geral pra vim um cara e colocar a faixa preta doí saber que tem pessoas a sim, raros são aqueles que levam o jiu-jitsu a serio dentro e fora do brasil .meu nome e Marcus faixa preta graduado pelo mestre Vinicius Amaral GF Bjj da equipe Game-Fight BJJ

  30. Claudio Maioni at 1:33 am

    sou contra a atitude desse colega, um verdadeiro Mestre deve se portar como tal, garanto que a vergonha de rolar com um faixa branca e ser vencido ja seria o suficiente, se fosse comigo eu faria dele um grande atleta e o mostraria o significado de cada faixa, tenho a certeza que ele iria ter o prazer e o orgulho amarrar a faixa certa (branca no caso), seria meu amigo e amigo do Jiu Jitsu, no Jiu Jitsu é impossivel mentir sobre sua graduação, pois a faixa serve pra amarrar o kimono e sinalizar o grau do praticante, o graduado não é melhor que ninguém por ser graduado, antes da faixa amarrada na cintura vem o respeito com as pessoas e se a pessoa fingir ser o que não é a mascara cai ao pisar no dojô, concluindo desnecessário essa atitude, perdoem me todos que pensam ao contrario, osssss

  31. Luis Paulo Peixe at 1:49 am

    aqui na academia d vez em qd aparece faixa roxa ou azul q n sab fazr nem rolamento…mando ele fazr um peãozinho com os mais graduados pra ficar amaciado…os cara vão embora d cabeça baixa!

  32. Sants Reys at 2:26 am

    Vejo coisa pior nas academias todos os dias menos graduados sem respeito algum pelos mais graduados e vice-versa não condeno a ele por essa postura,mas particularmente (eu) em seu lugar faria diferente.mas respeito sua atuação.

  33. Giacomo Prado at 3:04 am

    Deveria chamar o cara numa sala e convervar.
    Explicar a gravidade de seus atos fazendo isso .
    Ele pode ter conseguido um inimigo inves de um aluno
    Tendo essa atitude. Minha opinião.

  34. Fernanndo Marques at 3:11 am

    fez mais que certo,porque um faixa preta chega na academia pra fazer uma visita, ai os outros alunos tem que respeita-lo igual ao nosso mestre, e tal, ai no final vc descobre que o cara esta de gracinha…FEZ CERTO, PARABÉNS.

  35. Márcio Loureiro at 3:19 am

    Na hora da raiva não medimos as palavras , mais eu defendo a minha arte suave , eu defendo o meu jiu jitsu , e esse falso faixa preta por mim seria banido e nunca mais colocaria o pé em um tatame . Falta de respeito com os verdadeiros amantes do jiu jitsu , faixa preta e questão de respeito .

  36. Diego Diego Mdgt at 5:31 am

    Esse "Fraco"colocou na reta o nome do mestre(4•Dan) da equipe onde treino Jorge Patino Macaco,se dizendo faixa preta dele…sim,quero a faixa preta(vou fazer o teste samurai)…sim,vou provar diante dos faixas pretas da minha equipe que sou digno dela…esse gripo e tantos outros são muito bons,de verdade…"não,o teste samurai de três horas não é para qualquer um,e é padrão na Macaco gold team chute box"…HONRA,HIERARQUIA,RESPEITO!!!!

  37. Junior Leal Guedes at 5:33 am

    Claudio Maioni Junior Só tenho dois anos de BJJ, não sei se sou apto para opinar sobre, mas acho que esse tipo de discussão pela internet, além de muito feia, é muito desnecessária. Se você discorda da opinião de alguém (por mais que tenha ofendido seu pai) você precisa respeitá-la.
    Aprenda um pouco mais sobre auto-controle e sabedoria com seu pai.
    Só um conselho.
    OBS: Talvez tenha sido um pouco demais postar o vídeo na internet, mas, apenas com as informações que temos, eu concordei com a atitude do Ruben Alvarez. (Vai que o farsante é um doente mental, sei lá)

  38. Vinicius F. Martins at 7:03 am

    O professor poderia ter falado tudo o que falou de maneira mais cortês, pois isso demonstraria a humildade que devemos aprender no esporte. Mas não tiro sua razão, a repreensão foi mais que merecida, e ele deve ter perdido a paciência diante do ocorrido.

  39. Henrique Ferreira at 7:17 am

    Onde eu treino, meu mestre sempre que diz que a primeira coisa mais importante no Jiu jitsu é o respeito. Seja ele com quem for! Não precisava fazer isso. No lugar de atrair o cara, como ele diz no vídeo para ele voltar com uma faixa branca, ele espantou. Talvez até para sempre, com essa vergonha que passou.

  40. Paulo Uemura at 11:25 am

    Eu particularmente carrego e tenho comigo o seguinte:Repreensão é em particular,Elogios é publico,minha opinião e com todo meu respeito ao Mestre,que não precisava filmar,principalmente humilhar,foi uma atitude talvez impensável,e de nervoso no momento.Não cabe a mim julgar,mas eu teria outra postura,não se sabe o que se passou na mente desse rapaz usar de tal atitude, e não esquecer que o facebook tanto ajuda como destrói uma pessoa.

  41. Claudio Maioni at 11:45 am

    Dr Rey é faixa preta de Jiu Jitsu, como muitos outros que tem esse título pela fama ou pela grana, ninguém contesta e nenhum professor o mandaria embora de sua academia…. nem eu mandaria….

  42. Zingaro Di Laccio at 12:30 pm

    Parabens ao professor,ele quiz mostrar com o video que Jiu Jitsu é coisa séria,que o lutador de Jiu Jitsu abre mão de muito tempo e dedicação e muitas coisas para chegar na faixa preta.
    Acho foi merecido!!!!!!!!

  43. Fritz JJ at 1:09 pm

    Correto quem manda ser aquilo que nâo è esta cheio de falsos faixas pretas por ai dando aula e ganhando dinheiro e impedindo que os honestos tomem realmente seu posto tâo suado.

  44. André Silva at 2:12 pm

    EU acho que o ideal seria chamar em local reservado e falar francamente que ele seria um faixa branca iniciante e se ele insistisse em continuar mentindo faria um treino de faixa preta com ele ate ele reconhecer a verdade depois o convidaria para ser meu aluno e ensinar a os os reais valores ensinados no jiujtsul

  45. Julio Rocha at 4:55 pm

    Eu achei exageiro, não havia necessidade para tanto. Apesar do rapaz ter mentido, ele foi tratado como um cachorro. Nós que amamos o Jiu Jitsu sempre o defendemos, mas também temos que usar nossa experiência e analisar o que fazer com um aluno quando ele erra.

  46. Polako ZF at 8:07 pm

    Tem que esculachar mesmo. Jiu-jitsu não é lugar para estelionatários.
    O cara vai na sua casa esfregar um faixa-preta falsa na sua cara?? é isso mesmo??, ahhhh nego, isso é o mesmo que te chamar de otário por ter treinado mais de 10 anos para conseguir uma.
    Tinha que ter levado uns tapas na orelha, vagabundo.

  47. Anderson Luis at 8:23 pm

    Claudio Maioni Junior
    cara ler o que vc esta falando kkkkkkkkkkkso rindo e muito seu bossau se referi seu pai de frango, então vou me referir vc a pinto….se seu pai foi um dos primeiros a dizer q atitude desse professor ao tomar a atitude o qual tomou e referindo-o ao ato de gravar um video, para que servisse de exemplo a muitos que acompanhao diariamente pseudo faixas pretas que ganhao suas faixas, ate por curso on-line como ja foi delatado a algum tempo atras, se estou falando alguma mentira???? pode me repreender, mais meu caro de verdade se o seu pai como diz esta a favor do falso faixa preta, derrepente ele saiu da sua equipe e escola o qual frequenta, visitou uma academia séria e passou vergonha..rsrsr ai pinto vira frango… e quando for galo kkkk marca um rola ai vemos e resolvemos esta parada vlw o muleke!

  48. Wellington Franke Jr. at 2:22 am

    Na boa, do jeito que andam as coisas nas artes marciais, isso pra mim foi um basta, um chega de ficar quieto e fingir humildade, ninguém é palhaço para aturar falsos mestres que iludem a cabeça dos guris para tirar vantagem e explorar até não poder mais.

    Não apenas o professor tem motivos para criticar o espertinho, assim como todos nós praticantes sérios, que treinamos duro e ralamos muito para podermos ensinar nossas modalidades; enquanto isso vem esses calhordas se passando por "Grão Mestres em tudo o quanto é modalidade" sem nunca ter praticado algo sério na vida. Enchem a academia de alunos e exploram os incautos com seus falsos títulos, certificados e troféus que ele mesmo comprou para "legitimar" sua auto promoção.

    Aqui em Porto Alegre tem o tal do Pa-kua Argentino que enche de jovens iludidos porque oferecem a eles um programa fácil de virar mestre em apenas UM ANO (e se pagar mais a graduação aumenta). Aí tu te estressa com esses picaretas e eles ficam dando a mesma liçãozinha de moral que eu tenho visto aqui. Desculpa quem acha ruim expor um farsante, mas é porque está pensando apenas no seu próprio umbigo. Quando os bons se calam os maus tomam conta.

    Sou 100% a favor da atitude deste professor.

  49. Antonio Júnior at 12:10 pm

    Falou e disse! Mas o que me espanta é a quantidade de pessoas que considera que humilhar as pessoas é o melhor. O cara visivelmente tem problemas mentais. Fábio Menezes, bom saber de sua opinião, pelo pouco que conheci de vc, já esperava isso mesmo! Oss

  50. Raça Moral Atitude at 1:19 pm

    Na cidade que resido não precisa, os brancas em muitas academias já puxam treinos as vezes azuis, parte física ,tecnica, o preta nem chega quando chega é desse estilo ai faixa comprada cidade de São Gonçalo paraiso dos 171 marciais

  51. Lene Cardoso at 2:01 pm

    Quer dizer que a pessoa passa anos de sua vida para um palhaço amarrar uma faixa preta na cintura e dizer que é graduado eu acho que se fosse eu faria a mesma coisa pois esta arte tem o poder de mudar vidas. Oss

  52. Omilto Machado Filho at 2:09 pm

    Esse politicamente correto é q mata, esqueceram como foi feito o nome dos Gracie no Brasil? Nego caia na porrada onde estivesse. Afinal é treta de homem contra um rato. Seria covardia se tivesse dado um kct pois é nitido o despreparo do farsante. Ate meus pais me criaram assim, se eu fazia merda era repreendido onde estivesse e te garanto q fui aprendendo o certo e nunca mais repetia. Parabens pela atitude do professor.

  53. Narciso L. Junior at 2:43 pm

    Acho que o esporro devia ter ficado dentro da academia, e a divulgação ser feita através da federação e Comunicado oficial a Academia do Patino, expor o pilantra foi certo mas tinha jeito melhor que espalhando o video em rede social.

  54. Anderson de Carvalho at 3:31 pm

    Ricardo Feijó , talvez eu não tenha me expressado da melhor forma; mas caso este suposto faixa preta fosse integrar aquela equipe, ele deveria sim apresentar alguma comprovação de que é faixa preta, no mínimo de quem o graduou. Agora, em visitas (casuais ou rotineiras) ou em qualquer outro momento em que entramos no tatame para treinar, a faixa se comprova com o conhecimento técnico-prático e não somente com papel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *