Marcelinho Garcia puxa debate: malhar ou não para ficar bom no Jiu-Jitsu?

Share it
Marcelo Garcia em ação no Mundial 2010, em foto de John Lamonica.

Marcelo Garcia em ação no Mundial 2010, em foto de John Lamonica.

Pentacampeão mundial de Jiu-Jitsu, Marcelinho Garcia tem em mente que para ser bem sucedido no Jiu-Jitsu você não precisa puxar ferro, nem correr, nem nada.

O faixa-preta da Alliance simplesmente odeia malhar, e voltou a repetir isso em entrevista para o cinematografista Stuart Cooper.

“Malhar nunca me ajudou a ser um campeão, na minha opinião. Se você quer ser bom de Jiu-Jitsu, treine apenas Jiu-Jitsu, o máximo que puder. Para mim, musculação apenas tira meu tempo e minha energia dos treinos de Jiu-Jitsu, com ou sem kimono”, diz o pupilo de Fabio Gurgel.

“Eu acho que hoje tenho muitas contusões, e talvez isso tenha ocorrido porque não cuidei tanto dos músculos. Mas, se eu tivesse de dar um conselho, eu aconselharia o pessoal a se prevenir sim, com fisioterapia e exercícios similares, mas não necessariamente malhar forte, para ficar bonito no espelho”, explica.

E você, leitor, malha entre os treinos de Jiu-Jitsu? Ou somente treina? O que acha do debate?

Para ver a entrevista completa, em inglês apenas infelizmente, clique aqui.

Ler matéria completa Read more
There are 16 comments for this article
  1. Márcio Silva at 9:06 pm

    E mais hoje em dia. Si vc nao malhar vc terar muitas lesoes ate por que a galera da forca tambem treina ai vc tem qui estar preparado claro qui a tecnica supera. Mais o buchecha. E um fasedor de forca e e campeão. Mundial …iaia?

  2. Ramon Monteiro at 9:39 pm

    Eu malhei forte durante muito tempo, e não conseguia conciliar isso com Jiu-Jitsu, devido a cansaço e tal, hj foquei só no Jiu-Jitsu e não perdi força qnd preciso usa-lá, por não malhar hj me sinto até mais flexível…

  3. Wilmer Gasparini at 11:28 pm

    Concordo, sempre malhei sentia mais cansado nos treinos, para um atleta que viva do esporte, pode até contribuir em alguns dias da semana, mas para o trabalhador que malha, trabalha e parte para o treino… Com certeza não é, e não será a melhor escolha.

  4. Misael Tavares at 12:19 am

    Treinamento de força é fundamental p qualquer esporte, resta saber se vc esta sendo bem orientado .., a maioria se queixando de cansaço … Sinal de q estavam fazendo treino errado … Nr

  5. Alberto Oliveira at 1:10 am

    O Jiu-jitsu, bem como todos os esportes, são seletivos e é comum alguns casos como Romário, que entoava, treinar pra quê, se eu já sei o que fazer? Os Mendes são máquinas de treinar por exemplo…existem muitos treinos diferentes de hipertrofia e treinar com fisioterapeuta? Eu vejo muitos casos desse exercício ilegal.

  6. Leandro Martins at 5:11 am

    O Marcelinho é um caso à parte, um cara que nasceu com o dom do jiu-jitsu, não se pode comparar ele com os demais, acho que tem que fazer sim um treino de preparação física a parte, mas não pra ficar bonito na frente do espelho, e sim para fortalecer os principais músculos que vc mais usa na sua luta !!! gracieMag, só uma coisa……malhar não……TREINAR !!! Quem malha, malha Judas……treinamento físico !!!

  7. Alexandre Marciano Ricardo at 1:18 pm

    Um treino bem orientado e bem direcionado é muito importante inclusive para prevenção de lesões. Acontece que hoje alguns praticantes dão mais enfase para a preparação física do que para modalidade especifica o que é um erro. Vemos alunos muitas vezes faltando treino porque estão muito cansados devido a carga de treinamento físico. O CrossFit por exemplo que virou moda atrapalha muito o treinamento da modalidade principal porque não trabalha a funcionalidade do atleta. Sou muito amigo de um tri campeão mundial de Jiu Jitsu e ele sempre me fala que quem quer ser campeão de JJ precisa colocar 99% de sua energia no JJ.

  8. Anderson Andrade at 4:50 pm

    Concordo, muita gente hj vejo falar um monte de besteira. Acha q se não malhar estará pra trás ou no caso se sentirá em desvantagem. A verdade que puxar ferro não é fundamental e nem se faz necessário, mas sim um complemento, uma ajuda. Porém no final não é fundamental.

  9. Cicero Rocha at 9:50 pm

    Musculação é importante sim. O Marcelo é um monstro um cara super dotado não precisa mas quem não é …………. galera treininho de ferro sempre o entre os três os de niu jitsu.

  10. Thiago Franco Paula Scaff at 3:08 am

    Especificidade !!!!! Toda modalidade necessita de uma boa preparação física, seja a musculação, sessões de alongamentos, parte técnica e etc. Temos como exemplo outras modalidades esportivas que credenciam esse conceito. Dois atletas em igual equivalência de certo irá prevalecer aquele com melhor preparo e condição. Portanto um treino bem dirigido e orientado não fará mal e sim trará benefícios, lembrando que a intenção e foco deve ser o JJ e não a parte estética como mencionado na matéria, pois ai já se trata de outro esporte o fisiculturismo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *