Rafa Mendes detalha seu esquema de treinos para ganhar gás e técnica

Share it
Rafael Mendes, um dos maiores vencedores do Jiu-Jitsu. Foto: GRACIEMAG

Rafael Mendes, um dos maiores vencedores do Jiu-Jitsu. Foto: Ivan Trindade/ GRACIEMAG

Rafael Mendes pausou sua maratona de treinos para o Mundial da IBJJF, e conversou com a equipe de GRACIEMAG sobre um dos aspectos mais importantes do Jiu-Jitsu: como não morrer no gás, seja você um atleta ou praticante por hobby.

Rafael, um dos atletas mais vencedores do esporte hoje, não abre mão de uma alimentação balanceada e muitas horas em cima do tatame, mas não faz questão de puxar ferro, por exemplo.

“Nos últimos anos, todo o meu treino físico tem sido no Jiu-Jitsu, com diferentes treinos e objetivos”, diz o astro Rafa.

O tetracampeão mundial da IBJJF listou cinco conceitos principais para você ganhar em eficiência e não cansar, e ainda apresentar explosão e resistência no Jiu-Jitsu.

1. Rounds de 3 minutos

“Faço 15 rounds de três minutos com parceiros diferentes, sem descanso para mim entre os rounds. O objetivo do treino é vencer todos os rounds e explodir o máximo. Rounds curtos fazem a luta mais equilibrada, em especial quando treinamos com menos graduados, e isso me força a explodir para vencer o round”, comenta Rafael.

2. Rounds de 10 minutos

“Gosto também de fazer de seis a oito rounds de dez minutos sem descanso entre os rounds. O objetivo é não parar para descansar: se chego a uma posição de finalização não posso descansar, tenho de finalizar rápido e continuar movimentando. Esse tipo de treino me dá resistência”, diz o campeão.

3. Treino específico atacando

“Faço também rounds de um minuto em dez situações diferentes de ataque: cem-quilos, montada, joelho cruzado na passagem, emborcada, costas sem ganchos, costas com um gancho, costas com ganchos, emborcada, meia-guarda abraçando a cabeça e guarda fechada. Tudo isso sem descanso entre os rounds de um minuto, e o objetivo é finalizar em todos os rounds. Faço essa sequência quatro vezes com intervalos de cinco minutos”.

4. Treino específico em posições de defesa

“Mesmo treino e posições que usamos para ataque, mas agora focamos na defesa. Objetivo do treino é escapar de todas as posições em um minuto ou menos”.

5. “Speed drills”

“Repito posições rápidas por períodos curtos com o máximo de explosão possível. Gosto muito desse treino para melhorar minha passagem de guarda e o ataque nas costas”, encerra o craque do Jiu-Jitsu.

Ler matéria completa Read more
There are 4 comments for this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *