Dieta Gracie: aprenda a acelerar o seu metabolismo e vencer a balança

Share it
Aprenda a comer melhor. Foto: Agricultural Research Service

Aprenda a comer melhor. Foto: Agricultural Research Service

Se você não consegue emagrecer mesmo fiel a uma alimentação balanceada, ou ganha alguns quilinhos a mais só porque comeu um sanduíche, a culpa pode ser do seu metabolismo.

Você seguramente já deve ter ouvido que uma boa dieta e a prática de esportes, como o Jiu-Jitsu, aceleram o metabolismo, mas como isso funciona de fato?

Segundo o nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso, o metabolismo corresponde a todas as reações químicas e físicas que ocorrem no nosso organismo durante as 24 horas do dia. “Quando o metabolismo funciona corretamente, geralmente a pessoa não tem problemas para manter o peso, principalmente se ela segue uma alimentação saudável e pratica atividade física”, explica Veinert.

E por que algumas pessoas engordam com mais facilidade do que outras? Isso pode ocorrer quando a pessoa apresenta um metabolismo lento, que tem como razões a genética e a composição corporal que envolve sexo, idade e temperatura ambiente.

“A partir dos 30 anos de idade, o metabolismo tende a ficar mais lento. Além disso, o metabolismo masculino é mais acelerado se comparado com o da mulher; por conta disso, ele apresentam mais massa muscular e menos gordura”, afirma o nutrólogo.
Além de causas genéticas, outros fatores podem contribuir para que o seu metabolismo se torne mais lento. É aí que entra a importância de uma boa educação alimentar e da adoção de medidas básicas como cortar os refrigerantes, recomendação que Carlos Gracie, idealizador da Dieta Gracie, já fazia há muitas décadas.

“O consumo exagerado de alimentos ricos em açúcar, farinha refinada de pães e bolos e massas deixa o fígado mais lento, assim como alimentos ricos em aditivos químicos, corantes e sódio de adição também podem interferir no processo do metabolismo”, reafirma o Dr. André.

Com o metabolismo lento, é natural que o organismo leve mais tempo para processar os alimentos, o que faz o intestino não trabalhar corretamente. “As consequências desse tipo de metabolismo são várias: azia, má digestão, ganho de peso e protuberância abdominal”, comenta o especialista.

Em alguns casos, esse problema também pode estar associado a doenças como hipotireoidismo, processo que provoca a diminuição dos hormônios produzidos pelas glândulas da tireoide.

Para acelerar o seu metabolismo, portanto, é vital que você se movimente com regularidade, sem faltar ao Jiu-Jitsu nem esquecer dos dias de exercícios aeróbicos, além de zelar sempre por bons hábitos alimentares. Consumir bastante líquido é um deles. “É importante beber pelo menos dois litros de água ao longo do dia e consumir sempre frutas, legumes e verduras”, sugere Dr. André.

Ler matéria completa Read more
There are 2 comments for this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *