O Jiu-Jitsu nas internas: grande mestre Helio Gracie, a barba e a fotografia

Share it
Helio Gracie com Geraldo Kid Peligro no Japao em 2002

Helio Gracie no Japão antes do Pride 2002, com Rolker, Kid Peligro, Royler, Royce e Robin Gracie. Foto: Arquivos Kid Peligro

A sua GRACIEMAG não é uma revista única apenas por ter sido criada, desenvolvida e voltada somente para o Jiu-Jitsu e suas vertentes. GRACIEMAG é querida também porque, há 20 anos, procura levar até você os melhores bastidores do esporte, para além dos campeonatos.

Para 2015, decidimos trazer de volta às nossas páginas uma das seções mais festejadas da revista, a seção “Nas Internas”, e para celebrar, resgatamos aqui uma história que exibe uma faceta menos famosa do estudioso e valente Helio Gracie (1913–2009): seu lado gozador.

Segue o causo, relembrado pelo faixa-preta Geraldo Costa, o popular Kid Peligro:

“Pride Dynamite em 2002. O primeiro confere entre Royce Gracie e o judoca Hidehiko Yoshida, medalhista de ouro nas Olímpiadas de Barcelona-1992. Como a gente treinava todos os dias numa academia em Tóquio, certa vez pedi para os irmãos para registrar uma foto minha com eles reunidos com o grande mestre. Formamos para a fotografia, até que o grande mestre olhou para mim, do lado dele, e disparou:  – Ninguém com barba do meu lado na foto!

“Todos explodiram numa risada, e o Royler prontamente ficou entre mim e o grande mestre. Mas era só zombaria do professor, afinal tenho diversas outras fotos no tatame, de barba, ao lado do mestre Helio. Sei que todos riram à beça, e fui zoado pelos irmãos pelo resto da viagem por conta disso. Saudoso mestre Helio! Bons tempos”.

Para histórias nostálgicas e outros bastidores do Jiu-Jitsu, não vacile. Assine GRACIEMAG, aqui, com um bom desconto.

Ler matéria completa Read more
There are 5 comments for this article
  1. Marcelo Gonçalves at 12:02 pm

    Batata Luiz Souza Está mesmo. O diferente que não é um cruzamento dos braços normal. É uma mão sobre um cotovelo e o outro braço por trás.
    Sempre o vi assim nas fotos, mas nessa com todos fazendo exatamente me intrigou. Ainda mais pelo o que falou agora do Rolker fazendo o contrário, mas mantendo essa lógica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *