O seu problema no Jiu-Jitsu pode estar na respiração incorreta

Share it
Rickson ensina Hulk dos cinemas a controlar a respiração.  Foto Divulgacao

Rickson ensina Hulk dos cinemas a controlar a respiração. Foto Divulgacao

Se você é um praticante de Jiu-Jitsu amador e não está totalmente satisfeito com seu rendimento nos treinos, vale dar uma atenção redobrada ao assunto respiração. O fato é que, quando respira de forma incorreta, você recebe uma quantidade menor de ar que entra e sai dos pulmões e, por consequência, se cansa mais rapidamente.

De acordo com a treinadora e fonoaudióloga Patricia Antoniazi, durante a realização de atividades físicas o corpo sofre um gasto maior de oxigênio que só é suprido através da respiração adequada. Ela recomenda exercícios para sanar isso:

“O ideal é que o atleta (seja qual for sua modalidade) realize alguns exercícios com o princípio do treinamento de resistência. Assim como se utilizam pesos para fortalecer os músculos do braço, exercícios respiratórios trazem resistência à respiração fazendo com que os músculos respiratórios trabalhem mais, aumentando assim a sua força e resistência”, descreve. “A respiração realizada de forma adequada ajuda ainda no desenvolvimento motor, psicológico e emocional”.

Patricia detalha o processo: “Durante a inspiração do ar, o diafragma desce pressionando o abdome para fora, já quando expiramos, o diafragma se eleva e a barriga fica murcha. A respiração realizada dessa maneira faz que o organismo tenha uma capacidade aumentada, pois reduz a aceleração do batimento cardíaco, na expulsão do gás carbono dos pulmões, evita tonturas e facilita o processo de queima de gordura. Porém, se ela não é realizada corretamente, o corpo se cansa mais rápido, reduzindo a efetividade do exercício”, finaliza.

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *