Como combater as dores nas costas e fortalecer a coluna para treinar Jiu-Jitsu

Share it
Vitor Belfort alonga antes do treino. Foto: GRACIEMAG

Vitor Belfort alonga antes do treino. Foto: GRACIEMAG

Na edição #213 de GRACIEMAG, sua revista de Jiu-Jitsu favorita listou uma série de medidas para combater as dores nas costas, um dos problemas mais frequentes para quem treina, e que acomete também até quem nunca vestiu um kimono.

O artigo fez sucesso, e voltamos a enfocar o tema aqui. A dor de coluna tem variadas razões. Pode ser causada pela repetição de posições na academia sem que a musculatura dorsal esteja fortalecida, e até em casa devido à permanência em postura inadequada por longo período. De acordo com especialistas, fatores como a obesidade, sedentarismo e até o estresse contribuem para o problema.

Quando as dores nas costas persistem, pode ser sinal de situações mais graves, como a hérnia de disco, um problema caracterizado pela ruptura na parte denominada anel fibroso do disco intervertebral. “O disco intervertebral está localizado entre duas vértebras situadas na coluna vertebral, e é responsável pela estabilidade da coluna”, afirma o fisioterapeuta Helder Montenegro.

O especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), descreve que essa fissura no anel fibroso acaba contribuindo para a saída do núcleo pulposo. “Quando ele sai gera a compressão das raízes cervicais que atuam na inervação de membros superiores”, descreve.

Diante disso, a hérnia discal pode dar origem à dores intensas que afetam não apenas a coluna, mas também trazem dores no braço ou na perna, formigamento nos pés ou nas mãos, dormência nos braços ou nas pernas, diminuição de força e atrofia de musculatura. “A hérnia mais frequente atinge a região lombar, entretanto, pode atingir outras áreas da coluna”, informa Montenegro.

Pilates ajuda no tratamento da hérnia de disco

O pilates é um aliado de quem sofre com dores na região lombar. Isso porque o método ajuda a fortalecer a musculatura evitando lesões e ainda atua na prevenção de doenças. “O trabalho com o pilates é realizado através da estabilização da coluna. Sendo assim, o objetivo é aumentar a força dos músculos profundos, pois eles são responsáveis pela posição adequada tanto das vértebras como dos seus componentes articulares”, explica o especialista.

De acordo com o fisioterapeuta, o pilates é um método que trabalha o condicionamento físico e mental dos indivíduos. “Os exercícios podem ser realizados sem restrições, desde que sejam previamente orientados por um especialista. Essa atividade promove um maior equilíbrio postural e ainda alonga a musculatura em geral. Assim, diminui tensões na coluna vertebral, o que causa um alivio de pinçamentos e compressões dos discos”, finaliza Helder.

Você teve problemas na lombar, amigo leitor? Que recurso ou tratamento lhe ajudou a voltar aos treinos bem?

Ler matéria completa Read more
There are 3 comments for this article
  1. Isaias Moraes at 7:32 pm

    Já tive problemas na região lombar. Em geral a massoterapista/quiropraxista coloca a coluna, cintura etc no lugar e orienta o uso de compressa fria e quente na região. Ajuda muito.

  2. Thiago Lugão at 3:16 pm

    pilates me curou da torcicolo. sempre que caía feio no futebol ou tinha um treino mais duro no jj, ficava com torcicolo. Quiropraxia foi um bom paleativo. Porém, pra atacar a causa mesmo, sópilates ou rpg. Recomendo. 2 meses e estará curado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *