O Jiu-Jitsu de Nick Diaz é uma ameaça a Anderson Silva? André Galvão opina

Share it
Andre Galvao treina e faz pose com Anderson Silva nos tempos de Rio de Janeiro Foto Arquivo Pessoal

André Galvao treina e faz pose com Anderson Silva. Foto: Arquivo Pessoal

De volta ao peso meio-pesado, o faixa-preta André Galvão está de malas prontas para disputar o ouro no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu, evento da IBJJF que tem início no próximo dia 21 de janeiro em Lisboa, Portugal. E o professor da Atos não vai sozinho: 37 atletas da escola vão com ele, prontos para levar o nome da equipe para o pódio.

Em papo com GRACIEMAG, Galvão detalhou, por email, seus treinos, os planos para 2015 e a expectativa para o confere que deve mexer com o mundo do MMA este ano: Anderson Silva x Nick Diaz, luta confirmada para o próximo dia 31 de janeiro em Las Vegas, pelo UFC 183, com o juiz Big John na arbitragem e tudo mais. “Nick tem muita confiança e muita disposição, mas acho que a luta não vai para o chão, somente se o Anderson deixar isso acontecer”, palpita André, velho companheiro de treinos do Silva.

Confira a entrevista completa, a seguir.

GRACIEMAG: Você vai ao Europeu 2015 com duas missões: lutar e liderar um batalhão de 37 atletas. Como ser eficaz nas duas tarefas?

ANDRÉ GALVÃO: Além da minha esposa, tenho outros alunos lutando também. Na maioria dos eventos sempre luto e também fico o lado de fora ajudando a equipe. Não é fácil, mas tudo é possível. Fico nervoso quando estou de coach, principalmente da minha mulher, Angélica. Mas aos poucos venho aprendendo a lidar com essa pressão. Aprendi muito neste aspecto nos últimos anos. O segredo de qualquer coisa na vida é aprender e amadurecer. O crescimento deve ser constante. Não é fácil, mas a gente vai aprendendo, especialmente com nossos erros. Hoje me dou muito melhor com essa situação do que nos anos anteriores.

É o primeiro ano da Angélica como faixa-preta. Deu alguma dica especial para ela brilhar, na categoria peso leve?

Minha esposa é muito inteligente e dedicada. Falo para ela ficar tranquila e somente trabalhar duro. O resto é consequência e fruto do bom trabalho. Ela tem disciplina. Tento sempre dar o exemplo para ela e a todos os meus alunos – afinal ficar só falando não adianta. Procuro passar segurança e confiança. Sobre mim, estou treinando bem. Estou preparando técnicas novas. Sempre procuro variar meu jogo, e quero chegar em Lisboa e cumprir meu trabalho, fazer tudo bem feito.

Para você, que outros lutadores do masculino podem aparecer bem no Europeu 2015?

Tem uma galera boa chegando de faixa-preta. Acredito que este ano o JT vai levar [o ouro], meus alunos estão focados. Não sei se o Keenan [Cornelius] vai lutar. Tenho também um faixa-roxa aqui duríssimo. Mas há atletas de outras equipes que certamente vão dar aquele show de Jiu-Jitsu. É difícil prever algo, vou torcer para ver meus alunos se dando bem.

Seu amigo Anderson Silva retorna ao UFC no fim deste mês, no dia 31. Como você espera que seja este retorno após contusão tão severa?

Nos últimos dias não tenho falado muito com ele. Se o conheço bem, o Anderson já deve ter entrado naquele estágio de 100% de foco para a luta, e fica mais difícil falar com ele. Ele já tem muita experiência e acredito que está muito bem para esta luta. Acho que o Anderson vai nocautear, não acho que esta luta chegue até a decisão dos jurados, não. O Nick é muito duro e mais jovem, porém o Anderson é muito versátil e têm muitas armas. No fim das contas, este tempo que o Anderson teve para descansar e refletir, em 2014, acabou sendo ótimo pra ele.

Que perigos o Nick Diaz pode oferecer ao Aranha? O Jiu-Jitsu do faixa-preta de Cesar Gracie é uma ameaça real ao brasileiro, na sua visão?

O Nick tem muita confiança e muita disposição, além de possuir um gás monstro. O Jiu-Jitsu dele também é muito bom. Mas acho que a luta não vai para o chão – somente se o Anderson deixar isso acontecer. Como todo mundo, já estou muito ansioso para ver esta luta.

Ler matéria completa Read more
There is 1 comment for this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *