Bráulio é suspenso por 2 anos após teste positivo e deve perder ouro do Mundial 2014

Share it
Bráulio Estima no Mundial 2014. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

Bráulio Estima no Mundial 2014. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

O faixa-preta Bráulio Estima revelou nessa quarta-feira que foi avisado há dois meses e meio, pela Agência Americana Anti-Doping (USADA), de que uma substância proibida foi encontrada na amostra de urina dele coletada após o Mundial 2014.

Segundo Bráulio, a substância é a metilhexaneamina, um ingrediente comum em bebidas pré-malhação.

Ainda de acordo com Bráulio, ele aceitou a suspensão de dois anos de competições e a anulação de seus resultados no Mundial.
Bráulio foi o campeão mundial meio-pesado ao fechar com Romulo Barral, também da Gracie Barra.

“O problema é que não sei qual foi exatamente a bebida que eu tomei, então não pude dizer a eles qual tinha sido, sob risco de pegar uma suspensão ainda pior. Se eu soubesse, podia ter pegado uma pena mais leve de 60 a 90 dias de suspensão, já que foi meu primeiro teste positivo”, disse-nos Bráulio.

Sobre sua reação à notícia, disse Bráulio: “Primeiramente, foi um choque. Eu nunca tomei bebidas pré-malhação. Se eu nunca usei antes, por que usaria antes do Mundial? Primeiro achei que o resultado podia ter sido causado por um spray nasal que eu estava usando antes do Mundial, mas não foi. Então, lembrei que, depois da semifinal contra Murilo Santana, e sabendo que o Romulo Barral também estava na final, comecei a festejar e tomei sim algumas bebidas energéticas que alguns amigos estavam tomado na Pirâmide. Na minha cabeça, eu achava que não tinha que lutar mais, então não seria um problema. Fui descuidado, eu sei.

“Chorei muito, mas agora estou mais calmo. Perdi meu título e minha entrada no Hall da Fama do Jiu-Jitsu, e isso doeu muito, mas sei que as pessoas me conhecem e conhecem minha abordagem ao esporte. Tenho 50 faixas-pretas e nunca falei com nenhum deles sobre tomar nada ilegal para ganhar uma competição. O problema é que nós, lutadores de Jiu-Jitsu, não somos bem educados sobre o doping, já que os testes são novidade.

“A suspensão provavelmente será imposta começando em 1º de agosto de 2014, e assim só vou poder competir no Mundial 2017. Já te digo agora que, se eu estiver em forma para competir, vou estar lá.”

A USADA não divulgou declaração oficial sobre o caso de Bráulio, e a IBJJF reiterou que não vai comentar nenhum assunto relacionado a testes de drogas antes do anúncio oficial da USADA.

Ler matéria completa Read more
There are 3 comments for this article
  1. Pingback: Braulio Estima tests positive, suspended for 2 years and stripped of 2014 IBJJF Title - MMA Opinion - MMA Opinion

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *