Asian Open: Yuki Nakai e jovem autista fazem primeira luta de exibição da IBJJF

Share it
Yuki Nakai e Kenzo no Asian Open 2014 Foto Divulgacao

Yuki Nakai e o pequeno Kenzo no Asian Open 2014, em Nagoya. Foto: Kaori Sugawara/Divulgação

No Asian Open de Jiu-Jitsu, realizado em Nagoya, Japão, nos dias 8 e 9 de novembro, uma das novidades foi a criação de uma luta de exibição para o público, fato inédito na IBJJF segundo recordam seus organizadores.

A honra coube ao notório faixa-preta Yuki Nakai, ex-lutador de vale-tudo e presidente da Federação Japonesa, e ao valente faixa-cinza Kenzo Karakawa, de 9 anos, garoto que vem protagonizando uma bonita campanha para mostrar ao mundo como o Jiu-Jitsu pode ser um aliado e tanto na luta contra os sintomas do autismo, bem como de outros transtornos.

A luta especial foi no sábado, dia 8. As ações nas áreas de luta do ginásio Aichi-ken Budokan cessaram, os autofalantes anunciaram a novidade e um microfone foi dado a Will Karakawa, pai de Kenzo, para ele falar sobre a ocasião.

“Eu me apresentei como representante da campanha Autismo + Jiu-Jitsu = Potencial,  e falei que aquele era um passo muito importante dado pela Federação Japonesa e pela IBJJF. É um passo em direção ao futuro, a um Jiu-Jitsu mais inclusivo e ligado às necessidades da sociedade atual. Foi muito bonito e emocionante para mim”, comenta Will.

Ao fim da luta, de três minutos, o esperto Kenzo recebeu uma graduação especial: mais um grau em sua faixa cinza. Veja como foi o “duelo” cheio de finalizações, a seguir.

Para os resultados completos do evento, clique aqui.

Ler matéria completa Read more
There are 6 comments for this article
  1. Will Karakawa at 3:36 am

    Foi um dos momentos mais emocionantes na minha carreira. Segui firme de corner nos 3 minutos ,para logo em seguida diante de um estádio aplaudindo esse momento,eu cai em lágrimas em uma mistura de orgulho e de sentimento de dever cumprido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *