O leitor pediu: mais uma posição de Rickson Gracie de Jiu-Jitsu e defesa pessoal

Share it

Na semana passada, o GRACIEMAG.com trouxe um vídeo precioso de Rickson Gracie analisando seus conceitos de Jiu-Jitsu e defesa pessoal para todos, sejam crianças, adultos ou idosos.

Como a nota fez sucesso, hoje trazemos mais.

Nesta aula, ensinada por Rickson ao faixa-preta Jake Mckee, o faixa-coral reforça a importância da frieza e tranquilidade. Como o de erguer preventivamente as mãos ao sentir a aproximação de um agressor em potencial, quando se está num bar, numa escola ou num local qualquer.

Rickson chama atenção para os detalhes ditos invisíveis da arte, como a posição correta do tronco e dos pés.

Como o professor alerta, em muitos casos você tomar a dianteira na briga, procurando manter uma base ao estilo do boxe – com um pé à frente – pode precipitar uma briga, já que indica claramente que você está querendo chutar ou socar.

Rickson ensina que o ideal é manter os pés paralelos, mas com um detalhe essencial: o peso do seu corpo deve estar não no seu calcanhar, mas voltado para a frente, nos dedos dos pés. É o que evita que você seja empurrado longe.

A arte de pesar não é restrita aos pés e pernas, mas também aos braços, como Rickson demonstra ao defender um tapão na cara (ali aos 8min do vídeo).

Por fim, para se livrar de um agressor que vem por trás na crocodilagem, Rickson mostra a importância de jogar o quadril para trás, “sentando no sofá” para tirar a base do inimigo e aumentar a eficiência da queda (13min).

Gostou das dicas do mestre? Comente!

Ler matéria completa Read more
There are 6 comments for this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *