A voz do mestre: o faixa-vermelha Robson Gracie e o poder do Jiu-Jitsu

Share it
Patriarca: Robson é hoje o Gracie vivo com mais idade. Foto: Carlos Arthur Jr./GRACIEMAG

Patriarca: Robson é hoje o Gracie vivo com mais idade. Foto: Carlos Arthur Jr./GRACIEMAG

Em mais uma aula de puro Jiu-Jitsu, GRACIEMAG compila hoje lições publicadas na edição número #191, em uma entrevista com o patriarca Robson Gracie, feita por telefone.

O Gracie, hoje com 78 anos, leva na cintura a imponente faixa-vermelha, além de anos de vivência com a arte suave como norte em suas ações.

O filho do grande mestre Carlos Gracie passou dicas valiosas para a evolução do amante de Jiu-Jitsu, seja competidor ou não. Confira:

A essência do Jiu-Jitsu

“O Jiu-Jitsu é uma arte espiritual. A mensagem do Jiu-Jitsu foi primeiramente captada por monges e seres elevados, como foi o visionário grande mestre Carlos Gracie. Se você treina, entende isso facilmente. Meu pai, Carlos, sentava para conversar com você e tinha o poder de ver um filme, com toda a vida do sujeito diante de seus olhos. É uma força divina.”

A missão do lutador

“O Jiu-Jitsu ensina o covarde a ser valente, e os seres abjetos a se tornarem humanos. Uma pegada no kimono ou um estrangulamento tem um poder extrassensorial tão grande que até um senhor magrinho consegue fazer. Não importa se o oponente for mais forte, vai funcionar.”

Jiu-Jitsu contra a depressão

“O Jiu-Jitsu é capaz de transformar o fracassado. Certa vez encontrei um velho amigo, e este me disse que eu era responsável pela vida dele, pois depois de tantos sufocos no treino, ele acabou sufocado pela vida e pensou até em se matar. Então ele lembrou das lições do Jiu-Jitsu para manter a calma e se levantar novamente.”

História e eficiência da arte suave

“O dia mais feliz da minha vida foi quando Carlos Gracie, ainda jovem, pulou um muro para pegar uma manga e um cachorrão veio atacá-lo. Sem alternativa, ele encarou a fera, aplicou um mata-leão, apagou o bicho e entendeu tudo. Foi ali onde tudo começou.”

Ler matéria completa Read more
There are 4 comments for this article
  1. Ana Paula Souza Dos Santos at 2:49 pm

    Boa Tarde!
    Meu nome é ANA PAULA, E SOU MÃE DE UM MENINO CHAMADO ARTHUR DE 6 ANOS…
    ELE É LUTADOR DE JIU-JITSU, ESTA NA ACADEMIA A 3 ANOS E JÁ CONQUISTOU A FAIXA CINZA COM PRETO, ESSA ARTE FOI ESCOLHIDA POR ELE MESMO E PODEMOS VER O QUANTO ELE AMA ESSE MUNDO DOS TATAMES… AGORA DIA 15 DE MAIO SERA SEU ANIVERSARIO DE 7 ANOS E ELE HAVIA NOS PEDIDO UM KIMONO NOVO, MAIS INFELIZMENTE NÃO TEMOS CONDIÇÕES NO MOMENTO!
    PESSO COM GRANDE APERTO NO CORAÇÃO QUE SE PUDESSE O PRESENTEALO, NÃO DIGO UM KIMONO MAIS COM UMA CARTA OU ADESIVO TENHO CERTEZA QUE PARA ELE JÁ SERA O MELHOR DOS PRESENTES.

    DESDE JÁ AGRADEÇO MUITO DE CORAÇÃO PELA ATENÇÃO.

    NOME: ARTHUR DE SOUZA
    RUA: SERVIDÃO SARGENTO MAURILIO GONÇALVES CABRAL, 116
    CEP: 88058351
    BAIRRO: INGLESES
    CIDADE: FLORIANÓPOLIS
    ESTADO: SANTA CATARINA
    PAIS: BRASIL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *