A Voz do Mestre: O legado de Renzo Gracie

Share it
Renzo Gracie em uma aula de coragem e vontade de vencer. Foto: Susumu Nagao/Arquivos NOCAUTE

Renzo Gracie em uma aula de coragem e vontade de vencer. Foto: Susumu Nagao/Arquivos NOCAUTE

Em mais uma aula de filosofia forjada no mais puro Jiu-Jitsu, a coluna “A voz do mestre” de hoje revisitou um faixa-preta dono de inúmeras frases que marcaram o esporte. O nome dele é Renzo Gracie.

O professor, dono de uma essência guerreira invejável, já disparou incontáveis pérolas sobre o Jiu-Jitsu e as lutas em geral, sempre com bom humor. Sua visão simples e ao mesmo tempo impensável, até o momento que ele a revela, se compara ao desembaralhar de um emaranhado de fios na facilidade de um simples nó.

Selecionar apenas algumas foi complicado, mas separamos nossas preferidas para que você, leitor de GRACIEMAG, possa beber desta fonte de conhecimento e lembrar dos ensinamentos de Renzo Gracie no seu próximo treino, campeonato, ou mesmo no seu dia a dia. Confira, estude e bons treinos!

Abrace seu lunático interior

“Nós estrangulamos as pessoas, e fazemos isso pelo nosso sustento. Isso é o que somos. Tudo que nós temos que fazer é abraçar o nosso lunático interior. Aí é diversão garantida para todo o resto dessa doce vida.”

O legado da família Gracie

“Acredito que toda vez que um Gracie falha deve vir outro e ajustar a situação. Quando eu lutei com o Shungo Oyama eu acho que fui roubado. Ele era um cara abusado, fugia da luta. Perdi, mas depois o Ryan veio e o finalizou, quebrou o braço dele. Isso é a nossa história. Foi o que aconteceu com o tio Helio no caso do Valdemar Santana. O Carlson depois foi lá e deu um pau nele. No momento que um termina um pouco atrás, outro empurra e coloca o negócio para frente.”

Não recuar jamais

“O lutador tem que ter sangue no olho. Volta e meia as coisas apertam num ringue, e é aí que você realmente revela a sua coragem. Mesmo exausto você deve continuar indo pra cima. O nome disso é vontade, e isso ou você tem ou você não tem. O ser humano pode agir assim diante de um desafio. Cansado, morto, mas sempre indo para a frente. Isso é um preceito fantástico para um lutador, é só ele querer.”

Preze a evolução do Jiu-Jitsu

“Eu sou um amante desse sistema de luta e autodefesa e sinceramente não me importo onde o Jiu-Jitsu evolui, onde ele recebe a atenção que julgamos que ele merece.”

Faça do Jiu-Jitsu o seu foco

“Todo lutador de Jiu-Jitsu que se torne referência no esporte pode ser campeão no que ele quiser. Não existe nada mais desafiador do que o nosso esporte. Se você colocar a cabeça e coração na direção certa, terá todas as armas para vencer.”

Ler matéria completa Read more
There are 3 comments for this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *