Jiu-Jitsu Expo: Robinho e Parrumpinha querem resgatar rivalidade em Long Beach

Share it
Robson Moura em ação no Jiu-Jitsu, Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

Robson Moura em ação no Jiu-Jitsu, Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

A World Jiu-Jitsu Expo 2014 segue anunciando revanches de clássicos do esporte.

O pentacampeão mundial Robson Moura vai encarar o campeão mundial Marcos “Parrumpinha” da Matta, faixa-preta de Carlson Gracie.

Ambos moram na Flórida – Robinho liderando uma academia em Tampa, e Parrumpinha ensinando no quartel da ATT, em Coconut Creek.

Sua história como rivais teve seu ápice em 2000, quando os dois se encontraram na final do Campeonato Mundial no peso-pluma, com triunfo de Robinho.

GRACIEMAG.com contatou os adversários para descobrir por que eles aceitaram a luta.

Parrumpinha fala da importância de reconhecer o valor do que ele chama de atletas das antigas: “É uma honra participar do evento. Teremos vários atletas das antigas como eu, Robinho, Nino Schembri e Vitor Shaolin”.

Robinho diz que o oponente oferecido foi sua principal motivação para topar: “Temos uma história juntos. Nossas duas lutas foram muito equilibradas. Hoje, nossa rivalidade virou amizade”.

Os atletas discutiram as qualidades um do outro.

“Robinho é um dos cinco atletas mais técnicos do Jiu-Jitsu. Eu considero-o completo em termos de técnica de Jiu-Jitsu. Vai ser uma grande luta”, diz Parrumpinha.

“O Parrumpinha tem uma história muito importante no Jiu-Jitsu. Sempre foi um dos caras principais no time do Carlson Gracie. Ele é muito agressivo e tem anos de experiência”, diz Robson.

Marcos Parrumpinha em treino de Jiu-Jitsu.

Marcos Parrumpinha em treino de Jiu-Jitsu.

Os campeões também opinaram sobre quem vai ganhar a luta e por quê.

“Acho que, quando lutamos no começo da década de 2000, eu era um faixa-roxa enfrentando um faixa-preta”, analisa Parrumpinha. “Acho que evoluí muito em 14 anos, até mais do que ele. Ele já era um destaque, muito habilidoso. Eu era só um cara duro com um pouco de técnica. Agora vai ser diferente. Acho que vou ter mais ferramentas para vencer.”

Robinho diz: “É difícil saber quem vai ganhar. Temos jogos bem diferentes, mas nos conhecemos muito bem. No fim, acho que vou ganhar porque tenho mais confiança no meu jogo”.

A World Jiu-Jitsu Expo rola nos dias 18 e 19 de outubro, no Centro de Convenções de Long Beach.

Além das superlutas, Marcus Buchecha, Leozinho Vieira, os irmãos Mendes, Rodrigo Cavaca & Robert Drysdale, Augusto Tanquinho & Mackenzie Dern, Jean Jacques Machado, Caio Terra, Braulio Estima e Roberto Cyborg darão seminários. Todos os seminários serão de kimono.

Três eventos da IBJJF serão realizados durante a Expo: a IBJJF Pro League, o Campeonato Americano Infantil e o Long Beach Open.

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *