Em tempos de seleção na Copa, 10 dicas dos Gracie contra a pressão e o medo do fracasso

Share it
Rickson ensina Hulk dos cinemas a controlar as emocoes Foto Divulgacao

Rickson Gracie ensina Hulk (o dos cinemas) a dominar suas emoções, no filme de 2008. Foto: Divulgação

Um espectro ronda a seleção brasileira de futebol. Mesmo invicta na Copa do Mundo de 2014, ainda com totais chances de levantar o caneco da Fifa, a equipe de Felipão tem sido criticado pela fragilidade – tática e principalmente emocional.

Em relação ao jogo, somente o técnico e um bom treino poderiam resolver. Quanto à firmeza psicológica, posta em dúvida após a chorada disputa de pênaltis contra o Chile, nas oitavas de final, parece haver um inimigo interior a ser vencido.

Na véspera das quartas de final contra a Colômbia, GRACIEMAG tenta dar sua contribuição ao hexa e à família Scolari com uma coleção de ensinamentos de outra família especialista em dominar quaisquer inimigos – internos ou não. Relembre o que os Gracie têm a dizer sobre a pressão, o medo do fracasso e, claro, sucesso e o triunfo final.

Curta e compartilhe, até chegar ao time de Thiago Silva, Neymar & cia! #Hexa

1. Medo todos têm. A diferença é que o covarde não controla o medo, e o corajoso o supera. (Rickson Gracie)

2. O maior erro que você pode cometer é o de ficar o tempo todo com medo de cometer algum. (Roger Gracie

3. A força de um homem não está na coragem de atacar, mas na capacidade de resistir aos ataques. (Helio Gracie)

4. Sou como um leão. Ele está pronto para matar, mas está calmo, paradinho, esperando a hora certa de pular.
(Rickson Gracie)

5. O segredo do sucesso e de uma vida feliz é escolher uma profissão que dê prazer, ou então você vai passar anos e anos deprimido. Muitas vezes as pessoas não têm opção, mas é preciso tentar, pois quando você piscar, sua vida terá ido embora. (Roger Gracie)

6. Há uma coisa que identifica o verdadeiro guerreiro quando está lutando. Ele toma uma porrada e o olho não murcha. Ele não encolhe, o semblante não muda. (Robson Gracie)

7. Semeia um pensamento e colherás uma ação; semeia uma ação e colherás um hábito; semeia um hábito e colherás um caráter; semeia um caráter e serás senhor do teu próprio destino. (Carlos Gracie)

8. Nada pode derrotar a mente, não importa se o atleta é forte ou não. Se a mente for fraca e ele não acreditar em si e em sua técnica, ele pode ser derrotado. (Roger Gracie)

9. Na hora da luta deixo todo meu medo no hotel: não chega nem ao vestiário. Depois de certo ponto, quando há uma situação que não seja racionalmente previsível, eu entrego a Deus. Aí meu medo acaba, porque entrego minha vida à minha missão e perco o medo, porque tudo está entregue a uma determinação superior que não está mais na minha mente. (Rickson Gracie)

10. Por que há tanta gente fazendo a mesma coisa e somente poucos são bem sucedidos, atingem o ápice na carreira? Porque estes são os que realmente acreditam, e trabalham para isso. (Roger Gracie)

E você, leitor? Leva fé no trabalho e no título do Brasil nesta Copa? Ou não liga a mínima?

Ler matéria completa Read more
There are 6 comments for this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *