UFC: Vitor Belfort explica resultados do exame surpresa de doping

Share it
Vitor Belfort tem mais um encontro antes de tentar o cinturão. Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC via Getty Images

Vitor Belfort assume ter testado positivo em fevereiro. Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC via Getty Images

Depois de quase quatro meses, Vitor Belfort abriu o jogo sobre o exame surpresa feito pela Comissão Atlética de Nevada, em fevereiro. O resultado misterioso do exame ficou em segredo até agora, quando o atleta do UFC divulgou uma nota com todos os detalhes.

No comunicado, Vitor explica que o exame repentino acusa alto índice de testosterona, nível esse, segundo ele, normal para atletas que fazem uso da reposição hormonal. Após o ocorrido, Belfort afirma que passou a variar para um índice menor do hormônio, fazendo recorrentes testes nos meses seguintes para provar sua boa fé em não burlar as condições da Comissão.

Todos os esforços, inclusive a divulgação do comunicado, remetem ao pedido de liberação do atleta para atuar no UFC do dia 5 de julho, no qual Vitor tem luta marcada contra Chael Sonnen. Por mais que a luta esteja agendada para ser realizada em Las Vegas, Vitor ainda não possui carta branca para entrar no cage por lá.

“Estou ansioso para responder qualquer pergunta que a comissão possa vir a ter na audiência do dia 17 de Junho, e provar que sou um dos melhores lutadores do mundo no dia 5 de Julho em Las Vegas, caso a comissão me conceda a licença”, disse o peso médio.

Confira abaixo o comunicado divulgado por Vitor Belfort sobre o caso:

“Em preparação para minha audiência com a comissão atlética de Nevada(NSAC), gostaria de esclarecer todas as duvidas relacionadas ao exame surpresa que fiz no dia 7 de Fevereiro de 2014 a pedido da comissão atlética de Nevada.

No período desse exame estava considerando aplicar para isenção de uso terapêutico (TUE) referente ao TRT para a comissão atlética de Nevada. Mesmo que ainda não havia feito a aplicação formal para a comissão fui solicitado a
fazer o exame e o fiz sem hesitar.

Após completar todos os exames, comuniquei por escrito a comissão de Nevada que ainda permanecia sob tratamento (TRT) e que havia tomado a dosagem recomendada pelo meu medico no dia anterior.

O resultado do exame de 07 de fevereiro indica que meu nível de testosterona estava acima do limite. Embora níveis que estejam um pouco acima do normal não são incomuns para aqueles que estão em tratamento(TRT). Meu medico imediatamente
modificou a dosagem para os níveis normais, como você pode ver no resultado com níveis normais no exame de 22 de fevereiro.

Tenho sido examinado constantemente desde o fim de fevereiro, março , abril e maio e todos os resultados mostram que meus níveis estão normal ou abaixo do normal. Para evitar qualquer ambiguidade, estou divulgando junto com essa declaração os resultados de todos os exames citados acima e irei fazer o mesmo para a comissão de Nevada para
que eles considerem como parte da minha aplicação para a licença.

Estou aberto a novos exames que possam ser requisitados pela comissão de Nevada para obter a licença no estado.

Logo apos no dia 27 de Fevereiro de 2014 quando o TRT foi banido pela comissão atlética de Nevada eu parei meu tratamento no mesmo dia. Agora que estou aplicando para a licença em Nevada, não quero que fiquem duvidas
relacionadas a minha capacidade de competir e entendo que e minha responsabilidade é provar para comissão que tenho todos os requisitos para obter a licença em Nevada.

Gostaria de agradecer a comissão de Nevada por considerar minha aplicação e dizer que estou ansioso para responder qualquer pergunta que a comissão possa vir a ter na audiência do dia 17 de Junho, e provar que sou um dos melhores lutadores do mundo no dia 5 de Julho em Las Vegas caso a comissão me conceda a licença.”

Ler matéria completa Read more
There are 7 comments for this article
  1. Rogério Eduardo Marques at 7:36 pm

    Concordo com vc Diego. Quando eles viram que o Vitor de detonar o Americano, eles arrumaram um jeito de cancelar a luta… Esses americanos são covardes…. Vai ser muito bom ver o Lioto detonar aquela fraude…. abraços

  2. Matheus Samir at 12:09 pm

    Q mania de perseguição e sentimento de inferioridade… Pra quem tá falando besteira sem antes pesquisar, até o Chael Sonnen (que pasmem: é americano) está sob essa condição pois faz o uso do TRT e esta tendo que parar de usar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *