O Mundial de Jiu-Jitsu de 2014 terminou no domingo, na Califórnia, mas ainda ecoa forte nas resenhas pós-treinos, nas academias e no site GRACIEMAG.com.
Pudera, afinal o grandioso evento da IBJJF foi marcado por lutas dramáticas em altíssimo nível, como a final do absoluto faixa-preta, em que Marcus Buchecha venceu Rodolfo Vieira mais uma vez.
No entanto, houve também as polêmicas – como ocorreu, por exemplo, durante as quartas de final do meio-pesado, no domingo.
Bronze no absoluto no sábado, o astro Keenan Cornelius (Atos) enfrentava Diego Gamonal (BTT), até que a disputa terminou precocemente, com uma desclassificação. Após embolar Diego com sua guarda lapela, o aluno de Galvão foi eliminado por cruzar a perna por cima do joelho do oponente.
O responsável pela atitude foi um dos árbitros de maior experiência no Jiu-Jitsu, o faixa-preta Maurício Russo. A pedido de GRACIEMAG, Russo comentou o episódio, e reforçou que apenas cumpriu as regras. Confira:
GRACIEMAG: Na sua visão, como ocorreu essa desclassificação do Keenan Cornelius, nas quartas de final do meio-pesado faixa-preta?
MAURÍCIO RUSSO: A luta começou desde cedo com uma movimentação muito louca e eficiente por parte do atleta Keenan Cornelius (Atos). Foi quando o atleta Diego Gamonal (BTT) conseguiu se desvencilhar das poderosas pegadas do Keenan, que por sua vez tentava dominá-lo em sua guarda. Numa de suas várias investidas, Keenan passou sua perna direita por dentro da perna esquerda de seu adversário e fez a “cruzada de perna” de fora para dentro. Ele ainda colocou o gancho por baixo da axila direita do Gamonal, que com sua experiência indiscutível, valorizou a cruzada de perna do Keenan. Foi uma posição muito fácil de analisar, então parei a luta e cumpri a regra em vigência, desclassificando o atleta da Atos.
O Keenan é um atleta fenomenal, vinha de um absoluto quase perfeito, e ainda tinha toda uma torcida por ele na Pirâmide. Como foi desclassificar um grande astro assim?
Olha, quando nós árbitros entramos para arbitrar uma luta de Jiu-Jitsu, temos de esquecer quem é ou deixa de ser o competidor. Procuro ser sempre imparcial, honesto e correto com meus princípios. Devemos lembrar que ali estão dois atletas buscando um sonho, seja ele a curto ou a longo prazo. São lutadores que se abdicam de se divertir, gastam dinheiro com alimentação, com passagens, muitas das vezes eles estão até longe de casa e da família, tudo em busca de um futuro melhor para eles. Eu estou plenamente ciente disso, sei como se dedicam, como depositam toda a vontade e a garra para conseguir alcançarem seu objetivo, ou seja, a vitória. Com o Keenan não foi diferente, arbitrei com muita consciência disso tudo, pois foi assim que aprendi com pessoas íntegras que passaram por minha vida, e jamais gostaria de decepcioná-las. O show é sempre dos atletas, mas temos de aplicar as regras como ela manda. Trabalho há 17 anos com seriedade e respeito aos atletas, embora muitos deles não procurem aprender a regra, muitas das vezes por não serem incentivados por seus líderes de equipes.
Os demais árbitros apoiaram sua decisão?
Lógico que me apoiaram, afinal apenas apliquei a regra como devia. Recebi elogios pela minha conduta e personalidade. Muitos árbitros já passaram por esse cenário, muitos desistiram porque talvez achassem que ali o negócio é diferente, realmente é pressão o tempo todo. Não tem como ser mais ou menos, ou você aguenta ou pede pra sair. Alguns permanecem firmes até hoje. Atualmente, dos árbitros em atividade, Muzio, eu e Luiz “Kbelinho” somos os mais antigos. Obviamente isso não quer dizer que somos os melhores. Há muitos outros árbitros hoje em atividade que são excelentes, e sempre que tenho a oportunidade eu aprendo com eles.
Russo melhor arbitro da CBJJ, se ele desclassificou, não tem questionamento, esse sabe o que faz !!
Admiro muito o RUSSO!
Flavio Maia
"que com sua experiência indiscutível, valorizou a cruzada de perna do Keenan". Essa valorizada custou foi a luta! o árbitro la quando mostrou as NOVAS regras no programado Budo Jake foi enfático em dizer que o atleta só será desclassificado quando o pé percorrer de fora pra dentro toda a linha de cintura até o outro lado e não o pé ir bater la na axila. Ai o atleta cai pra trás no maior drama, e foi só "uma valorizada devido a experiência indiscutível do atleta". Mas não culpo o atleta, cada um faz o que tem nas mãos para ganhar, e mesmo respeitando bastante o respeitando pois é um atleta profissional, acho meio difícil que ele ganhasse de outra forma. Cabe a arbitragem fazer o correto. Lamentável fato.
Comentem também a desclassificação do atleta Guto Campos, pois neste caso sei que alguns colegas da IBJJF não concordaram com a decisão tomada pelo árbitro.
foi justo
Regras são regras e o atleta que é exímio conhecedor delas já entra em vantagem na luta. Isto posto, parabéns ao meu amigo Russo pela aplicação correta da regra e parabéns ao Diego por usá-la em seu favor. Osssss
Por esse video nem da pra ver e ter referencia do momento certo. A perna supostamente cruzada não aparece, o juiz não é louco e estava em cima no momento, regra é regra e como tal tem que ser aplicada, seja la quem for Cornelius, Buchecha, Rodolfo etc..
Sou árbitro tb e digo que nenhum de nós entra ali naquela arena de luta com a intenção de prejudicar alguém. Haja vista que tb somos na grande maioria professores de atletas competidores e sabemos exatamente as dificuldades que é para estar ali. Porém, não podemos nos deixar levar por isso. Temos de ser profissionais, imparciais, corretos e acima de tudo aplicar a regra seja para qualquer atleta que for, independente de faixa e ou bandeira. Foi feliz o nobre colega Mauricio Russo quando aplicou corretamente a punição ao atleta e fez jus ao seu vasto conhecimento em arbitragem. Parabéns Professor!!! Oss
como estou sempre participando dos campeonatos da IBJJF e sempre vejo o Russo arbitrando e tbm participo de cursos de regras nao tem como nao desclassificar o atleta Keenan , nitidamente a perna cruza toda a extremidade da cintura. oq seria DQ pelas novas regras. parabens para o Russo..
se vc ver o video ( e tiver um bom ingles ) nota claramente q o pe nao pode passar da linha da cintura e como ele colocou o pe na axcila oposta e DQ automatico , mesmo nao estando na altura da cintura . perfeita a a interpretacao do Russo,..
é, eu vi o vídeo algumas vezes! apesar de particularmente não concordar que um pé praticamente na altura do ombro va trazer perigo real ao joelho do atleta (pois para que o pé va bater la ou um atleta tem pernas gigantes ou o laço da perna tem que subir e ficar bem acima do joelho), MAS reconheço que a regra fala da linha central do corpo mesmo! não concordo com a regra, mas regra é regra! peço desculpas a arbitragem se os ofendi! Oss
Olha eu vi a luta e tava até difícil de olhar!! o barral tava querendo vazar o joelho da meia e o guto pra prevenir isso começou a puxar o pé no sentido contrário, dobrando mesmo o joelho do Barral! na minha opinião mereceu o DQ! mas se outros árbitros viram, gostaria de ouvir a opinião deles!
Olha, realmente regra é regra! mas parabenizar o atleta por aquele teatro é no mínimo nada a ver.
Ridículo o atleta de cima, cruza a perna do Keenan com a mão esquerda , trava o pé embaixo do braço direito e se atira para trás.
Ridiculous, the athlete that is on top, cross Keenan's leg with his left hand, keep his foot under his right arm and throws himself down!
Na luta do Guto Campos, o Barral com medo de dar as costas para o Guto, acabou tendo o joelho forçado. Porém não foi culpa do Guto e nem está especificado nada na regra a respeito. Ridículas desclassificações.
mais ridiculo ainda o cara comemorar.
Francisco Mello pois eh, o cara levando um sufoco e ainda comemora, mesmo se a desclassificação fosse correta eu nao comemoraria
Pedro Ivo teatro onde? vitória é vitória independente de como seja.
Tbm concordo que é ridiculo um atleta usar a regra dessa forma, não faria nunca, mas a regra é clara, e diz que se o atleta bater naquela posição mesmo que não esteja encaixada é desclassificação. Não é erro do arbitro, é a regra.
Poxa rapaz, num fala isso nao q fica ate feio…ele pode comemorar a vontade, mas o proprio arbitro apontou o teatro dele e Tu ainda quer abrir uma discussao nisso…
Exato, regra e regra! Mas parabenizar o atleta pot esse teatro ridiculo, ai nao da!
E, bom eu interpretei Como o guto trazendo o pe de volta pra q o barral nao vazasse o joelho e passasse a meia dele…lance complicado
Concordo , por isso não não parabenizo um atleta que faz isso.
Barral podia ter girado para o outro lado! Mas preferiu forçar o joelho e forçar a desclassificação do Guto Campos… Gracie Barra > IBJJF,
A regra é clara, mas tbm específica que se o atleta cruzar a perna do adversário DE FORMA INTENCIONAL, como foi, o punido é ele. Só discute regra quem entende.
e o Guto podia ter tentado defender de outra forma…é um jogo de lá e cá, como disse…lance complicado. Masbom, assisti a luta uma vez só ao vivo, gostaria de novo pra tirar umas conclusões mais definitivas.
Pedro Ivo, a intenção de punir a posição da cruzada de joelho é porque o atleta fica sem ter como sair da posição em que está com o joelho sendo forçado. No caso da luta do Guto, o Barral tinha a escolha de girar para o outro lado a fim de defender o joelho da torção, mas não fez pra defender as costas e forçar a desclassificação do Guto. Se fosse o contrário, o Barral nunca teria sido desclassificado. Tenho certeza absoluta.
"Se fosse o contrário, o Barral nunca teria sido desclassificado. Tenho certeza absoluta."
Especulação. nem você, nem eu e nem ninguém pode afirmar isso, quanto mais ter certeza absoluta. Enfim na minha opinião um detalhe vai fazer a diferença e so vou poder conferir quando assistir a luta de novo: se o guto não estava puxando o joelho e apenas MANTENDO o joelho parado, então o Barral na tentativa de vazar o joelho estaria ele próprio forçando o joelho, pois o guto estava apenas mantendo o joelho parado. Mas se o guto estava puxando o joelho no sentido contrário, então ele tava propositalmente girando o joelho e ai na minha opinião nem tem discussão. Volto a comentar quando assistir novamente a luta.
Pedro Ivo ngm falou em discutir, minha opnião.
Depois de ver a decisão na luta do calasans em que os dois atacam a botinha no final da luta e soh o Victor estima ganha a vantagem, é difícil acreditar em imparcialidade.
Mas cara, esse negócio dos dois atacando a botinha, as vezes acontece…afinal são três juízes, pode ser que ele achaque um realmente tava com pressão no golpe e o outro não! na semifinal dos plumas, só o Gui levou a vantagem também! será que roubaram pro time da Atos? acho que não rola muito isso não…
exato! mas o teatro do atleta continua sendo ridículo.
mas cada um luta com as armas que tem né, fazer o que. Esse provavelmente seria o único jeito de ganhar, então ele usou.
mas esse negocio de ficar amarrando a perna na lapela tbm so serve pra amarrar ainda mais a luta
O cars fala isso nao, o keenan conseguiu raspar o buchecha e o lo…o buchecha conseguiu said da lapela e ganhou a luta…acho q n teve amarracao de ninguem
O cara falar que o Keenan amarra a luta com o pé na lapela não pode entender nada de jiu-jitsu. Só pode. Raspou o Buchecha, ganhou do Lo, sempre do mesmo jeito.
Alessandro Almeida desculpa esqueci que aqui so tem pessoas altamente gabaritadas,
Pedro Ivo se vc prestar atenção direito o buchecha nao deu nem metade do gas por ser uma semi final e ele estar querendo chegar inteiro na final, tando é que no final dessa luta ele explodiu que o keenan nao conseguiu achar ele na frente
Alessandro Almeida outra coisa, vai treinar um pouco mais antes de querer falar que os outros nao entendem nada e aprenda a respeitar as opiniões dos outros
Alessandro Almeida se espelha mais no ótimo professor que vc tem pra ver se melhora um pouco, pq so pelos seus comentarios da pra ver que ve eh um leigo no assunto, e pior de tudo acha que sabe pra caramba
Ue rapaz, mas pq o buchecha nao deu gas total num quer dizer q a guarda do keenan deu mais trabalho pra ele n…e a raspagem dele no buchecha foi tecnicamente perfeita, o buchecha chega foi bonito! VC querer dizer q SE o buchecha tivesse exolodido feito doido ele n teria sido raspado e especulacao. O assunto e q o keenan botou a guarda dele la e conseguiu raspar bonito, coisa q praticamente ngm fez esse mundial, nem o proprio rodolfo.
E outta vc pediu pra eu reparar num detalhe entao tbm mostro um: o buchecha quando explodiu a perna e ae livrou da lapela o keenan tava tentando trocar a pegada de Mao, ou seja ele n tirou simplesmente explodindo a perna n, foi no momento certo meritos ao buchecha oras!
Pedro Ivo Colega e a perna do keenan não é gigante?