O primeiro dia de um repórter nos bastidores do TUF Brasil 3 Final

Share it
Cara de Sapato, Demente e Marcio Lyoto antes da pesagem do TUF Final. Foto: Carlos Arthur Jr./GRACIEMAG

Cara de Sapato, Demente e Marcio Lyoto antes da pesagem do TUF Final. Foto: Carlos Arthur Jr./GRACIEMAG

Na última sexta-feira, dia 30, GRACIEMAG me proporcionou toda a experiência de um repórter na semana do UFC. Finalmente, este cronista saiu da frente do computador e, tal qual uma aventura clássica, partiu para explorar terras desconhecidas: os bastidores do maior evento de MMA do mundo.

Marquei presença na pesagem oficial do TUF Brasil 3 Final, e acompanhei todo o dia da programação. Na minha primeira ida à sala de imprensa dei de cara com o ídolo Maurício Shogun. Ele estava à vontade, conversando com jornalistas já muito acostumados com sua presença. Tive que conter meu impulso de tietar e agir com naturalidade, parecer só mais um repórter. Porém, quando o cara de quem eu acompanhava as lutas e que já tinha sido personagem de algumas das minhas crônicas estava tirando fotos com todos, não resisti e tirei uma também. Ia por água abaixo minha intenção de bancar o “cool”.

Guiado por Carlos Arthur Jr, o repórter legítimo da revista, segui sua rotina mais frenética do que a movimentação em lutas peso-mosca: o cara conversava com todo mundo, tirava fotos, editava matérias e programava sua ida a três outros eventos. Quando a pesagem ia começar, entramos equivocadamente na área de bastidores. Aí o faro do verdadeiro jornalista falou mais alto. Enquanto eu ainda tentava achar onde estava, Arthur ligou seu radar e encontrou reunidos Cara de Sapato, Demente, Márcio Lyoto e Tiago Tavares, além do professor de Jiu-Jitsu Yuri Carlton. Imediatamente contatou os conhecidos e tirou a foto exclusiva que ilustra este texto.

A encarada de Maldona e Miocic na pesagem do UFC em SP. Foto: Carlos Arthur Jr. / GRACIEMAG

A encarada de Maldona e Miocic na pesagem do UFC em SP. Foto: Carlos Arthur Jr. / GRACIEMAG

Acompanhamos a pesagem de cadeiras muito próximas do palco. Enquanto eu curtia o clima, flashes incessantes pipocavam das máquinas dos “colegas”. Por fim, fomos para o desafio final. Eu iria fazer o que o Wanderlei Silva ainda não fez: encarar Chael Sonnen. Em uma sessão exclusiva com a imprensa, o autoproclamado “Gangster de Ohio” foi extremamente simpático e respondeu a perguntas sobre “TUF”, rivalidades, Brasil e até sobre a Hortência. A todo o momento, tentava passar a imagem de que suas provocações contra o Brasil eram apenas para conseguir promover as lutas contra Anderson Silva. Não me intimidei e perguntei para ele se existiam limites éticos para promover uma luta. Sorrindo, Sonnen respondeu que ele tem seus próprios limites e não usa palavrões. Para ele, seu personagem é ofensivo, mas publicável “para toda a família”. Foi assim que Chael venceu toda uma nação: não com um soco, mas com bom humor.

Sonnen durante coletiva para a imprensa, em São Paulo. Foto: Carlos Arthur Jr./GRACIEMAG

Sonnen durante coletiva para a imprensa, em São Paulo. Foto: Carlos Arthur Jr./GRACIEMAG

Com o fim das atividades do dia, enquanto todos deixavam o ginásio do Ibirapuera cansados, seguindo suas rotinas, eu ainda estava cheio de adrenalina, como se tivesse acabado de lutar um campeonato de Jiu-Jitsu. E isso foi só a pesagem. A aventura continua hoje, no dia do evento.

TUF Brasil 3 Final
Ginásio do Ibirapuera, São Paulo
31 de maio de 2014

Fabio Maldonado x Stipe Miocic
Antônio “Cara de Sapato” x Vitor Miranda
Warlley Alves x Marcio Lyoto
Demian Maia x Alexander Yakovlev
Rony Jason x Robbie Peralta

Card preliminar

Elias Silverio x Ernest Chavez
Rodrigo Damm x Rashid Magomedov
Paulo Thiago x Gasan Umalatov
Kevin Souza x Mark Eddiva
Marcos Rogério “Pezão” x Rick Monstro
Ricardo Demente x Wagner “Wagnão” Silva
Pedro Munhoz x Matt Hobar

Ler matéria completa Read more
There is 1 comment for this article
  1. Davidson F Antonio at 1:49 pm

    Exceletente descrição de toda a adrenalina e acima de tudo profissionalismo que envolve um evento com é o UFC parabéns pela reportagem .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *