Quem será a grande estrela do Mundial de Jiu-Jitsu 2014 no feminino?

Share it

Jiu feminino Mundial 2014 arte

A partir do dia 28 de maio, os holofotes estarão virados para Long Beach. No palco da IBJJF, veremos os maiores astros e estrelas da cultuada comunidade do Jiu-Jitsu, que vão disputar pegada a pegada os aplausos do respeitável público.

No feminino, como no masculino, a promessa é de um Mundial de Jiu-Jitsu épico. Afinal, vão passar pelo tapete azul da Pirâmide ao menos dez protagonistas de primeira grandeza, como Gabi Garcia, Leticia Ribeiro, Michelle Nicolini, Mackenzie Dern, Bia Mesquita, Luiza Monteiro, Luanna Alzuguir, Hannette Quadros, Sophia Drysdale e Ana Laura Cordeiro, entre outras notáveis, divididas em oito categorias mais o absoluto.

Como num grandioso festival, o Mundial 2014 será marcado também por uma grande estreia. Não de uma atleta, mas de uma nova categoria, a das magrinhas. Melhor para Melissa Danforth, Marcela Lawton e Shiho Yaginuma, que vão lutar pela glória de se tornar a primeira campeã mundial faixa-preta no peso-galo.

Ausente no ano passado, Leticia Ribeiro está de volta a sua divisão, pluma, buscando seu oitavo (sim, oitavo) título como faixa-preta. Depois de seu desempenho em Abu Dhabi, em abril, a recém-promovida faixa-preta Ariadne Oliveira será o grande obstáculo de Leticia na busca ao título.

Nova atleta do plantel do Legacy, a lutadora Michelle Nicolini disputou e venceu, no ano passado, a divisão meio-pesado. Este ano ela volta ao peso-pena e deve ter Mackenzie Dern como principal oponente. Nadia Melo e Tammi Musumeci, campeã no Pan 2014, embolam a categoria.

O peso leve pode novamente desembocar numa decisão entre as altamente técnicas Bia Mesquita e Luiza Monteiro. Fabiana Borges vai brigar para tirar uma delas da final.

Campeã em 2013, Luanna Alzuguir subiu este ano para o meio-pesado, de modo que a divisão médio em 2014 ficou repleta de aspirantes de respeito. Vice-campeã de 2013, Vanessa Oliveira tem boas chances, mas Janni Larsson, Shanti Abelha e Sophia Drysdale não vão facilitar.

Já o peso meio-pesado tem tudo pra ser “A Divisão” no feminino do Mundial 2014. O enredo é promissor. Luanna Alzuguir quer seu quinto ouro num peso. Hannette Staack busca o título de número oito também. Para aumentar os contornos dramáticos, a invicta Ana Laura Cordeiro retorna após seis anos de afastamento, por conta de uma séria lesão nas costas. Quem leva? Não sabemos.

As moças do pesado estão empolgadas para o Mundial 2014. Pela primeira vez em anos, o nome de Gabi Garcia não figura entre as concorrentes ao topo. Com o advento da novíssima divisão superpesado, a estrela da Alliance teve de sair da categoria que vinha dominando. Assim, a corrida entre Andressa Correa, campeã do ano passado (ao fechar com Gabi), Luzia Fernandes, Fernanda Mazzelli, Tammy Griego e outras ganha em adrenalina.

Finalmente, a divisão superpesado deve servir de aquecimento para Gabi Garcia em sua empreitada por uma terceira medalha de ouro do absoluto. Além da estrela da Alliance, disputam o título Andréa Pereira e a finlandesa Venla Luukkonen.

Quem é sua lutadora de Jiu-Jitsu favorita, amigo leitor? Para quem vai sua torcida neste Mundial?

Saiba mais sobre o Mundial de Jiu-Jitsu, no site oficial da IBJJF.

Ler matéria completa Read more
There is 1 comment for this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *