IBJJF divulga regra e confirma liberação da touca para lutadoras de Jiu-Jitsu

Share it
As irmas Helmy em acao no Jiu Jitsu Foto por Giulliana Fonseca

As irmãs Helmy querem aproveitar a nova regra do Jiu-Jitsu e competir já no NY Open, em julho. Foto: Giulliana Fonseca/Divulgação

Após liberar, em fevereiro, que atletas sigam suas tradições culturais e religiosas e lutem Jiu-Jitsu de cabeças cobertas, a IBJJF divulgou esta semana, a pedido do GRACIEMAG.com, o texto oficial da nova regra, que vai constar no novo livro de regulamentos da entidade que rege o esporte no mundo.
Apesar de o livro ainda não ter sido finalizado, a liberação em relação às toucas já está em vigor.
Segundo Gabriel Costa, coordenador de regras da IBJJF, a Federação vai adotar exigências em relação às toucas, mas tentará ser flexível e aberta a mudanças no texto final se surgirem novas necessidades ou sugestões por parte dos atletas.
Eis o texto da nova regra:
“Nas categorias do feminino, é permitida a utilização de touca cobrindo os cabelos. A touca deve seguir as seguintes especificações:
• Deve ser fixa e elástica (ou possuir elásticos nas bordas)
• Não pode possuir nenhuma parte rígida
• Não pode possuir cadarços ou qualquer tipo de cordão para fixação
• Não pode possuir nenhuma inscrição
• Deve ser da cor preta.”
Yara Helmy, uma das atletas muçulmanas que torciam pela liberação, comemorou a nova regra:
“É maravilhoso. Minha irmã e eu acabamos de lutar o Naga e o Grapplers Quest, e mesmo tendo alguns problemas para sermos aceitas, conseguimos competir e conquistamos o ouro em nossas divisões. Acho que chegou a hora de disputarmos os grandes torneios”, disse a faixa-azul Yara, que já se prepara para o New York Open em julho, e quem sabe o Mundial da IBJJF, no fim de maio.

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *