Dieta Gracie: aprenda a preparar uma deliciosa massa vegetariana sem glúten

Share it
Prato do dia da Dieta Gracie. Foto: Divulgação

massa vegetariana sem glúten. Foto: Divulgação

 

Hoje, o GRACIEMAG.com ensina você, amigo leitor, a receita de um nutritivo macarrão fusilli de quinoa, com mistura de legumes e um molho de tomate doce caseiro.

Trata-se de uma refeição perfeita para dar energia saudável para o resto do seu dia. Mas ela também tem baixo teor de energia e gordura, caso você esteja preocupado com o peso ou o coração. A receita contém apenas ingredientes naturais, incluindo o molho. E, sendo feita em casa, não contém conservantes. É tudo fresco, como atesta nossa consultora, a nutricionista Fernanda Mello.

Nesta receita, você também pode usar macarrão integral. Porém, optamos por uma massa de quinoa sem glúten, pois ela é rica em nutrientes e é uma fonte notável de proteína, considerando-se que é um alimento vindo de uma planta.

A quinoa, aliás, é algo sempre recomendável em sua dieta, por ser repleta de vitaminas e minerais. Para o coração, contém gordura monoinsaturada e ômega-3; possui fitonutrientes antioxidantes chamados de flavonoides; minerais essenciais, como manganês, magnésio, ferro, fósforo, potássio, cálcio, zinco, cobre e selênio. Vitaminas B1, B2, B3, B6, B9, E, fibras etc.

Vamos à receita e a forma de preparo:

Ingredientes:

* Meio quilo de macarrão fusilli sem glúten
* Meio quilo de legumes
* Cenouras fatiadas
* Brócolis
* Tiras de pimentão
* Tiras de cebola
* Cogumelos fatiados
* Vagens
* Milhito (milho-bebê)
* Castanhas de natal cortadinhas
* 1 colher de azeite extra-virgem
* Sal marinho

Preparo:

Numa panela grande, ferva água, adicionando azeite e sal a gosto. Ponha o macarrão e os legumes. Coza descoberto, mexendo de vez em quando, por dez minutos, até que fique al dente. Não deixe cozinhar demais. Remova o macarrão com os legumes e seque bem. Então misture com o molho de tomate e sirva. Rende quatro ou cinco porções.

Molho doce de tomate

Ingredientes:

2 tomates doces em cubos bem pequenos
1 tomate doce grande amassado

1 cebola em cubos pequenos

3 colheres de sopa de manjericão seco, ou a quantidade que aprouver

2 dentes de alho amassados

Preparo:

Combine os tomates em cubos e o amassado, a cebola, o manjericão e o alho num recipiente, tigela ou caçarola; leve à fervura. Reduza o calor e coza por uns 30 minutos. Alimentar-se de forma saudável é o maior prazer. Saúde e bom almoço!

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *