Gabi divulga comunicado sobre exames: “Sigo lutando pelo esporte limpo”

Share it
Gabi Garcia. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

Gabi Garcia, em foto de Ivan Trindade/GRACIEMAG

Atleta da Alliance, a campeã mundial Gabrielle Garcia divulgou, na tarde desta quinta-feira 27 de março, um comunicado em resposta ao anúncio, feito pela Agência Anti-Doping USADA, de que ela foi flagrada no exame durante o Mundial de Jiu-Jitsu de 2013. Trata-se do primeiro caso de substância ilícita no esporte.

Confira:

“Quero dar minha posição a respeito de uma notificação de um painel realizado nesta quarta-feira, 26 de março de 2014, pela USADA, sobre a presença da substância Clomifeno, encontrada em uma amostra de urina, fornecida em Long Beach, Estados Unidos.

Apesar de tudo o que está acontecendo, estou muito feliz com o resultado. É mais uma vitória para minha carreira.

Passei meses gastando valores astronômicos os quais não disponho, com os melhores advogados (Jorge Ibarolla e Claude Ramoni / Libra Law – Lausanne / CH), do mundo do esporte, para provar minha inocência e estou muito feliz, por ter conseguido, junto a eles e à USADA, por não ter sido negligente ou ter alguma culpa por esta contaminação.

Levantamos todos os dados e foi detectada a presença da substância por meio de contaminação, durante a manipulação de um medicamento ginecológico.

Para quem não sabe, a substância Clomifeno não é um esteroide e tampouco mascara um. No corpo feminino, além de não aumentar o rendimento, ele inclusive prejudica o mesmo. Deixa a mulher mais lenta e mais sensível, então, por que usá-lo?

Todos os dados foram levantados e comprovada a presença da substância por meio de contaminação cruzada durante a manipulação de um suplemento. Durante toda a minha carreira, sempre tive (e tenho) o maior cuidado com todo tipo de medicamento ou suplemento ingerido. Nunca utilizei nenhum recurso ilícito que pudesse aumentar a minha performance. Lutei e continuo lutando pelo esporte limpo.

Acredito que todo mérito de um(a) atleta seja resultado de muito treino, dedicação e seriedade. Minha honestidade que me levou à ser a atleta que sou hoje.o que me faz ser a campeã que sou é minha força de vontade, minha família e os poucos amigos que tenho por perto. Não luto por títulos, luto pelo crescimento do esporte feminino.

Certa de minha inocência e absolvição, guerreira como sou, não me abalarei por conta de acusações ou interromperei meus treinos. Nunca me entregarei ou deixarei abalar, pois tudo que conquistei até hoje, foi à base de muito suor, treino e renúncias.

Em nenhum momento agi de forma negligente ou imprudente.

Um mês e meio antes do teste, resultei no mesmo como NEGATIVO, teste este, também realizado pela USADA. Este resultado foi um fato isolado. Faço controles periodicamente, junto com meu médico, não uso nenhum tipo de suplemento ou medicamento sem me certificar da segurança de sua utilização. Em qualquer lugar em que eu esteja, levo sempre meus suplementos, todos estes manipulados e de confiança minha e de meu médico. Consulto sempre sobre os componentes de todo medicamento ou suplemento antes de ingeri-los.

Sou extremamente cuidadosa com isso e tenho a consciência tranquila de que não fiz nada para melhorar meu desempenho. Se eu realmente tivesse ingerido Clomifeno, estaria fazendo isso para prejudicar meu rendimento, e nenhum(a) atleta em sã consciência faria isso.

Apesar de eu achar ímpar o fato de a IBJJF/CBJJ lançar uma nova categoria de peso (a superpesado) no mesmo dia de minha absolvição e abolir (até então do Pan de 2014) o exame antidoping, e não ter testado alguns campeões mundiais, estarei presente e competindo tanto o WPJJC (em abril, em Abu Dhabi) quanto o Mundial em 2014 (Long Beach, Califórnia). Estou 100% credenciada para competir em qualquer evento de caráter internacional e nacional.

Quanto aos meus amigos, familiares e fãs, não se preocupem: ‘ninguém joga pedra em árvore que não dá frutos.’

A todos que me enviaram e continuam enviando mensagens de carinho, o meu obrigado.

Pelo respeito, confiança e consideração que tenho pelos meus fãs, amigos, familiares e bem como toda a comunidade do Jiu-Jitsu e do esporte em geral, estou esclarecendo a situação.

Gabi Garcia”

Ler matéria completa Read more
There are 2 comments for this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *