Jackson Sousa pronto para o Pan: “Estou deixando meu Jiu-Jitsu fluir”

Share it
Jackson Sousa em ação no Jiu-Jitsu. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

Jackson Sousa em ação no Jiu-Jitsu. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

O 19º Campeonato Pan-Americano de Jiu-Jitsu começa nesta quarta-feira, dia 12 de março, em Irvine, na Califórnia, e se a disputa promete ser acirrada em todos os pesos e faixas, o que dirá no peso pesado da faixa-preta.

É uma das categorias mais disputadas, graças a presença do atual campeão Roberto Tussa, além de Alexandro Ceconi, Fabiano Boi, Rafael Lovato, Yuri Simões, Lucas Leite, Jackson Sousa e outros lutadores tarimbados.

Atleta da nova geração, o garoto Jackson Sousa está se preparando no camp explosivo da Checkmat, comandado por Léo Vieira e que conta com Lucas Leite, o astro Marcus Buchecha  e outras feras. Em conversa com GRACIEMAG, o aluno de Ricardinho Vieira falou dos treinos de Jiu-Jitsu, analisou a categoria pesado e mais. Confira.

GRACIEMAG: Qual é a receita para vencer uma categoria tão espinhosa quanto a sua no Pan da IBJJF?

JACKSON SOUSA: Então, estou me preparando em todas as situações e deixando meu Jiu-Jitsu fluir, com um pouco de cada coisa específica. Faço muito Drill e entrada de queda para poder me ajudar na base por cima, e claro fazendo pouco de guarda. Assim estão meus treinos aqui na Califórnia, orientados pelo irmão do meu professor Rico Vieira, o Leozinho. Espero fazer boas lutas, mostrar um Jiu-Jitsu para frente e dar alegria para meus fãs, que admiram o meu trabalho. Enquanto a estratégia, faz parte na competição e as finalizações vão acontecer quando meu oponente me der espaço, espero encontrar este espaço [risos]. Eu acredito que a divisão dos pesados vai ser dura, pois tem muitos atletas bons como Lovato, Tussa, Ceconi, Boi e outros atletas. Não sei qual análise posso fazer neste momento, vamos deixa para o final da competição.

Está treinando com quem, Jack?

O camp está forte, estou me preparando bem para o Pan. Estou treinando com Marcus Buchecha, Lucas Leite, Marcelo Mafra, João Assis, Thiago Sá e outros. O camp está sendo ministrado pelo líder da equipe Checkmat Leozinho Vieira. A equipe está unida e estamos com um time bom para representar neste Pan 2014. Eu observo no Buchecha seu Jiu-Jitsu explosivo, como é um peso pesado tem uma habilidade de um peso leve. Isto me chama atenção.

Dois dos atletas que venceram você, Leandro Lo e Keenan Cornelius devem entrar no absoluto. Que lições você aprendeu na derrota para eles na última temporada?

A lição que tive foi voltar na segunda-feira à academia de manha, vestir meu kimono e treinar com meu mestre e companheiros de treino para as próximas jornadas. Não posso deixar a derrota dominar minha cabeça, por isso que fui persistente em meu visto americano onde foi negado quatro vezes e na minha quinta tentativa consegui obtê-lo. Consegui por que tive perseverança e não abaixei a cabeça para a derrota. Vou lutar sempre, ganhando ou perdendo vou sempre tentar chagar onde eu quero. Todos ali querem sair com a medalha de ouro eu também é claro. Tenho a consciência que não vai ser fácil, tem vários atletas bons e por isso que vou lutar para chegar até a medalha de ouro.

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *