Vídeo: escape da guarda-x usando o giro no Jiu-Jitsu

Share it

Ler matéria completa Read more
There are 15 comments for this article
  1. Rodrigo Vicentini at 4:33 pm

    Thiago Sá, assim como os outros colegas de fórum (Luis Souza, Rodrigo Medeiros, Alfonsin Luiz de Almeida, Tiago Antunes e Batata Suplementos), a guarda X que eu conheço não é essa.

    Eu não saberia dizer o nome da posição no vídeo, mas não me parece ser uma variação da guarda X. Sim, é possível chegar nessa posição partindo da guarda X, mas note que quem está fazendo guarda – no caso a Ida – está envolvendo apenas uma das pernas do adversário.

    Não é esse o princípio da guarda X, na qual se dá a desestabilização do oponente através do contato com ambas as pernas e quadril do adversário, o que causa o desequilíbrio.

  2. Rodrigo Vicentini at 4:45 pm

    Thiago, acabei de ver agora o vídeo do Marcelinho Garcia que vc postou. De fato ele é a maior autoridade no assunto, sou fã do jiu-jítsu dele. Note que no link
    está escrito: "1 leg X Guard entry, 1 leg X Guard Sweep", ou seja: "entrada na Guarda X em uma perna e raspagem de Guarda X em uma perna".

    Assim sendo, acho que essa posição pode ser chamada de "Guarda X em uma perna", ou, um nome que ficaria mais simpático, "GUARDA X PERNETA"… hahaha… segue aqui mais um vídeo do Marcelinho, este mostrando a Guarda X tradicional: https://www.youtube.com/watch?v=9LJM1j-lKdA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.