Quem merece enfrentar Renan Barão pelo cinturão peso-galo do UFC?

Share it
Barão dorme ao lado do cinturão, em foto de julho de 2012. Foto: André Pederneiras/Divulgação

Barão dorme ao lado do cinturão, em foto de julho de 2012. Foto: André Pederneiras/Divulgação

Renan Barão é o campeão incontestável dos pesos-galos do Ultimate. Há quase 9 anos sem perder no MMA e invicto no UFC, Barão pegou o cinturão interino da divisão de Urijah Faber, venceu Michael McDonald e Eddie Wineland para defender a conquista, e após Dominick Cruz, até então dono do cinturão definitivo, se lesionar antes de enfrentar Barão pelo título, Renan venceu mais uma vez Faber para sacramentar seu lugar no topo categoria.

Com sua afirmação entre os galos, fica a pergunta: quem deveria ser o próximo desafiante ao título? As opções poderiam ser claras, mas nem tanto.

Se formos analisar pelo ranking do UFC, dentre os seis melhores colocados, Barão venceu todos, menos o brasileiro Raphael Assunção. Este, inclusive, desafiou o campeão após ter sua luta contra Francisco Rivera, no UFC 170, ter sido cancelada por uma contusão do americano:

“Eu quero minha chance contra o Barão. Sou terceiro colocado no ranking e o único que ele ainda não enfrentou. Ele não se machucou contra o Faber e acho que a organização não vai casar nova luta para mim em 20 dias. Eu vou poder me preparar muito bem para o combate. Vou pedir para o patrão”, disse o brasileiro ao MMA Fighting.

Outra opção, que pode parecer remota de início mas ocorre muitas vezes no UFC, é um atleta da categoria de cima descer. Uma possível migração seria de Chad Mendes, por sua estatura mais condizente com a divisão de baixo. Possível, mas não provável. Chad, após ser superado por José Aldo, conquistou cinco expressivas vitórias, e uma batalha entre Aldo e Pettis pode dar a Chad mais uma chance de disputar o cinturão dos penas.

Especulações à parte, Barão já foi para Natal, no Rio Grande do Norte, curtir suas férias. Dez dias o separam do descanso até o retorno aos treinos, à espera de um próximo oponente. Mas o que você acha, amigo leitor? Existe, neste momento, uma batalha digna de cinturão peso-galo para Renan Barão? Comente conosco.

Ler matéria completa Read more
There are 7 comments for this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *