Árbitros do Jiu-Jitsu analisam posição ensinada aqui por Alan Belcher: “Ilegal”

Share it
Alan Belcher passando a posição. Foto: Calor Arthur/ GRACIEMAG

Alan Belcher passando a posição. Foto: Calor Arthur/ GRACIEMAG

O lutador do UFC Alan Belcher ensinou ao leitor de GRACIEMAG, na semana passada, uma chave de pé, feita no amigo e treinador Daniel Moraes.

O golpe de Alan, no entanto, termina com um giro não permitido pelas regras da Federação Internacional que rege o esporte, a IBJJF.

“Analisamos o vídeo postado no GRACIEMAG.com em conjunto, e a análise foi unânime: não é permitido”, comenta Muzio De Angelis.

“Na página 23 do manual de regras, foto 22, diz o seguinte: na chave de pé reta, é ilegal girar na direção do pé que não está sendo atacado. É exatamente o que o Belcher fez. O golpe portanto é ilegal, inclusive na faixa-preta e marrom”, aponta Muzio.

“Aproveito para falar do nosso livro de regras da CBJJ/IBJJF, que qualquer um pode baixar no site www.cbjj.com.br“, conclui o juiz faixa-preta.

Ler matéria completa Read more
There are 12 comments for this article
  1. Antonio Nonato at 3:19 pm

    nao ficou feio pra ele pq é lutador de mma, mas agora um faixa preta com 4 graus falar que essa posição é valida aí sim ficou feio, pq se nao conhece as regras nao vai ser um bom competidor nem um bom professor

  2. Rodrigo Melo at 3:33 pm

    Errar é humano brother, muito fácil vir aqui e falar que o cara não é um bom professor ou competidor, sugiro vc e seu comentário juvenil ir lá na academia do cara e treinar um dia com ele, quem sabe assim, vc entenda um pouco sobre respeito!

  3. Géssica Sousa Barbosa at 3:52 pm

    Essas coisas são muito complexas, apenas um "pequeno" detalhe pode mudar toda a validade de um golpe. Ai vão começar julgar pq ele é faixa preta e apresentou um golpe ilegal, mais dai que ninguem se liga o quanto é complexo a interpretação de um golpe, mesmo com as regras a interpretação pode ser muito dificil! Oss

  4. Rodrigo Meireles at 3:59 pm

    Quanto não poder girar no sentido contrário da Perna ok, sem problemas. Minha dúvida é esse lance de pisar na perna contrária, já ouvi algumas pessoas dizendo q é proibido, porém, não encontrei isso de forma clara no livro de regras da CBJJ. Então GracieMAG, Mestre Muzio, poderiam tirar essa dúvida? Pisar na perna que não está sendo atacada é valido ou não???

  5. Diego Moraes at 4:05 pm

    Daniel Moraes é 5x campeão mundial e ja ganhou em campeonatos nomes como Marcelo Garcia, Fernando Terere, Roberto Cyborg Abreu, Lucas Leite, Lucas Lepri, Marcio Feitosa entre outros, treina diversos atletas do UFC inclusive o campeão Anthony Pettis. Daniel estava TRADUZINDO a posição do Alan Belcher e o erro passou despercebido, como vimos na regra e o Muzio comentou, com certeza a posição é irregular nos campeonatos de CBJJ, mas muito eficaz para sem kimono, MMA e defesa pessoal..as regras da CBJJ são bastante confusas e muitos mestres não concordam com vários pontos, No Gracie Jiu Jitsu que foi passado por Helio Gracie e sua família a posição é valida e esse é o jiu jitsu que ensinamos aos nosso alunos, qualquer duvida ou confere a academia Team Moraes é localizada na rua Jaime perdigão 762 Ilha do governador, obrigado

  6. Diego Jaqueira at 4:08 pm

    Vai lá assistir uma aula do Daniel e vê se ele não é bom professor, e outra, quanto a ele não ser bom competidor acho que o currículo dele fala por ele: 5x campeão mundial(2x na preta), parou o Feitosa numa época e que o cara tava atropelando geral. Numa matéria recente em que houve uma eleição sobre a melhor safra de campeões mundiais, o mesmo constava nessa safra(mundial de 2004). E vem você garoto novo falar que o cara não é bom competidor e nem bom professor? Sai da internet e vai treinar otário, quem sabe um dia você ganhe algum campeonato.

  7. Ernane Silva at 10:00 am

    Discordo de você Antonio, nada tem haver um bom competidor com um bom professor são coisas totalmente distintas! Só quem vive respira e sente o jiu-jitsu pode entender.
    quem acompanha a carreira do Daniel sabe que ele é sabe que ele é excelente como profissional e como professor.
    Os erros existem em todas as esferas da sociedade mas a capacidade de aprendermos através deles é o que nos torna campeões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.