Categoria para lutadores com necessidades especiais tem 12 atletas em Gramado

Share it
O ginásio em Gramado, sede da seletiva do WPJJC. Foto: Divulgação

O ginásio em Gramado, sede da seletiva do WPJJC. Foto: Divulgação

Com o encerramento das inscrições marcado para o próximo dia 7 de fevereiro, a seletiva de Gramado para Abu Dhabi conta com 1.200 atletas confirmados. A novidade é a criação da categoria 4, com 12 competidores garantidos, destinada a lutadores com necessidades especiais. Os inscritos passarão por uma avaliação de classificação funcional.

“O principal objetivo dessa classificação funcional é nivelar os atletas de acordo com suas capacidades, colocando os que possuem necessidades semelhantes em um mesmo grupo, levando em consideração idade, graduação e categoria de peso. Acreditamos que assim o equilíbrio será maior”, explica Luciana Rangel, sócia e diretora administrativa da Pro Sports, empresa que organiza a competição.

No ano passado, a seletiva de Gramado ao WPJJC trouxe um exemplo de superação que ajudou diretamente no desenvolvimento da nova categoria. Tiago Santos Silva perdeu parte da perna direita num acidente de trem quando tinha 14 anos. Desde lá, encontrou no esporte uma maneira de superar o trauma. Há dois anos e meio, foi incentivado por um amigo a praticar Jiu-Jitsu. O paulista de Cubatão, então com 28 anos, disputou a seletiva e, ao entrar para lutar, ficou em situação de desvantagem no início, mas resistiu até o fim do combate. Perdeu por pontos, mas teve a força de vontade reconhecida pelo adversário, que levantou seu braço. O ginásio inteiro aplaudiu de pé.

“O Jiu-Jitsu é uma ferramenta de inclusão, não somente em relação a classes sociais, mas também em relação a condições físicas. Estamos criando essa oportunidade como forma de incentivo aos diversos atletas com necessidades especiais que superam seus limites nos treinamentos e até mesmo no dia a dia e que gostariam de participar de competições”, incentiva o faixa-preta Fernando Paradeda, sócio da Pro Sports.

As inscrições para todas as categorias devem ser feitas através do site da Pro Sports, empresa que organiza as seletivas ao WPJJC 2014 na América Latina: www.prosportsbjj.com . O evento vai distribuir 23 pacotes aéreos aos Emirados Árabes, e as lutas serão de 14 a 16 de fevereiro no ginásio do Centro Municipal de Esportes José Francisco Perini, na turística cidade da serra gaúcha. Há menos de um mês, mais de 10 mil espectadores presenciaram a acirrada disputa de 1.600 atletas na seletiva de São Paulo, em Osasco.

Ler matéria completa Read more
There are 4 comments for this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *