Vídeo: Alan Belcher ensina chave de pé para o Jiu-Jitsu e submission

Share it

No Rio de Janeiro para a Copa Pódio, o lutador do UFC Alan Belcher ensinou com exclusividade ao GRACIEMAG uma posição que gosta de aplicar.

Trata-se de uma chave de pé eficiente, em que o atleta não precisa usar sua perna para pegar.

No entanto, no fim da posição, Belcher se equivoca e gira o joelho do adversário para dentro, o que consiste em posição ilegal, mesmo sem ele ter cruzado as pernas. O motivo é que o giro pode ser danoso para os ligamentos do joelho.

A lei está nas páginas 22 e 23 do livro de regras da IBJJF, e prega que, ao aplicar a chave de pé, o atleta não pode girar para o lado da perna solta, ou será punido com a desclassificação.

Ler matéria completa Read more
There are 45 comments for this article
  1. Edson Chuck at 6:09 pm

    Posição irregular para competições de Jiu-Jitsu. Desclassificação imediata!
    "No ataque de pé, não é permitido girar para dentro, ou seja, na direção do pé que não esta sendo atacado"

  2. Cristiano Títi Lazzarini at 8:41 pm

    Posicao invalida para o Jiu Jitsu e nada demais para adcc ou Mma…dali seria muito melhor atacar o tornozelo… Se fizer na pódio, ta out

  3. Jardson FranÇa at 10:10 pm

    A chave de pé reta em si ( Botinha ) é permitida, para faixa branca a parti da categoria Juvenil e acima… Porém a posição demonstrada no vídeo, fere uma regra que é não poder girar para o lado de dentro da perna ou seja em direção a outra perna.. Fora que ta bem claro que existe torção no joelho..Oss

  4. Jadilson Braga at 3:02 am

    eu acho que vale heim… o que não vale é passar a perna de fora para dentro toda depois da linha do umbigo pra lá … a regra não é clara pra um monte de posição , 50/50 por exemplo, no jj n pode amarrar mas ali dentro da 50/50 vc ja está em uma posição que amarra por mais que exista ataques , raspagens dali … mas a discursão é boa, a regra precisa é de uma grand reciclagem devido as posições novas que surgem! mas acho q esse chave ai vale!

  5. Jadilson Braga at 3:42 am

    hum … acho que me equivoquei ai … foi mal galera olhei no livro de regras e n pode vc girar nessa direção , mas acho que se tentar girar para o lado corretom e seu adversario virar pro lado errado a chave ´permitida pq n foi quem estava aplicando a chave que induziu ao erro e sim quem estava tomando !! tô falando a regra é confusa d+ … rsrsrs

  6. Phillipe Sanchez at 4:20 pm

    rapaz. meu professor ontem falou que a posição é irregular. mostrei pra ele o video ontem no treino e ele falou que ta errado isso ai. ate comentei mas como? saiu na Gracie Mag e tals. bom espero que a propria equipe da graciemag tenha alguma posição melhor.

  7. Rodrigo Meireles at 3:55 pm

    Quanto não poder girar no sentido contrário da Perna ok, sem problemas. Minha dúvida é esse lance de pisar na perna contrária, já ouvi algumas pessoas dizendo q é proibido, porém, não encontrei isso de forma clara no livro de regras da Cbjj. Tem certeza qto a proibição de pisar na perna contrária??? Dá uma força aê mestrão, pois essa é uma dúvida cruel !!! hauhauhuhaua….

  8. Diego Moraes at 4:11 pm

    Daniel Moraes é 5x campeão mundial e ja ganhou em campeonatos nomes como Marcelo Garcia, Fernando Terere, Roberto Cyborg Abreu, Lucas Leite, Lucas Lepri, Marcio Feitosa entre outros, treina diversos atletas do UFC inclusive o campeão Anthony Pettis. Daniel estava TRADUZINDO a posição do Alan Belcher e o erro passou despercebido, como vimos na regra e o Muzio comentou, com certeza a posição é irregular nos campeonatos de CBJJ, mas muito eficaz para sem kimono, MMA e defesa pessoal..as regras da CBJJ são bastante confusas e muitos mestres não concordam com vários pontos, No Gracie Jiu Jitsu que foi passado por Helio Gracie e sua família a posição é valida e esse é o jiu jitsu que ensinamos aos nosso alunos, qualquer duvida ou confere a academia Team Moraes é localizada na rua Jaime perdigão 762 Ilha do governador, obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *