Tererê e o fechamento no peso e absoluto do Europeu: “Quero reconstruir meu físico”

Share it
Fernando Terere durante sua primeira luta no Europeu Foto Ivan Trindade

Fernando Terere durante sua primeira luta no Europeu. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

Ídolo incontestável do Jiu-Jitsu carioca, brasileiro e mundial, o faixa-preta Fernando Tererê (Alliance) abriu o ano de 2014 em grande estilo em Lisboa. No Europeu 2014 da IBJJF, o astro do morro do Cantagalo lutou o peso médio master e o absoluto e não perdeu para ninguém. No peso, foi campeão ao fechar com Eduardo Português, que vem treinando com Rubens Cobrinha. No absoluto, ficou com a prata ao fechar com Paulinho Baraúna, atleta de Fabio Gurgel. O faixa-preta de Alexandre Paiva fez cinco lutas no peso e no aberto, e finalizou quatro oponentes.

Satisfeito com o resultado, Tererê explica o que ainda quer fazer antes de voltar a lutar no adulto. Ele disse ainda que pretende lançar um livro com sua história no Jiu-Jitsu. Confira:

GRACIEMAG: Como você analisa sua atuação no Europeu de Jiu-Jitsu em Portugal?

FERNANDO TERERÊ: Eu fiquei muito tempo parado, mas em 2013 comecei a mostrar que estava voltando, quando fui vice-campeão no adulto no Europeu 2013. Este ano me dei bem no peso médio e no absoluto master, fechando com os amigos de equipe. Vou continuar no foco, quero fazer tudo certo, porque vou voltar a brigar no adulto. Minha ambição é reconstruir a minha forma física. Fui campeão mundial em todas as faixas, tenho cinco títulos mundiais no total e posso dizer que eu quero mais!

Antes de fechar o absoluto, você finalizou Jackson Paulo pelas costas. Como foi?

Ele me puxou para a guarda e começou com muita pressão, mas numa das tentativas dele de raspar eu vi uma oportunidade de ir para as costas. Com isso, trabalhei as pegadas certas e fui capaz de chegar lá, e finalizar meu oponente. Fiz duas lutas duras no absoluto, com finalizações no braço e pelas costas.

Que lição você aprendeu em Lisboa?

Tenho sempre de estar preparado para fazer meu trabalho. Isso significa fazer os treinamentos certos e manter o corpo saudável. Isto faz uma diferença enorme.

E agora, quais são seus planos para o ano de 2014? Agora você embarca para uma série de seminários pela Espanha e o resto da Europa. E depois?

Muitas ideias e planos vão acontecer. Quero contar em primeira mão para vocês que pretendo lançar DVDs com minhas técnicas e, depois, publicar um livro contando a minha vida e trajetória no mundo do Jiu-Jitsu.

Ler matéria completa Read more
There are 10 comments for this article
  1. Italo Ramon at 2:28 am

    Leonardo Vieira me disse uma vez qua eu o perguntei! O que vc acha do terere? Ele se recupera? O mesmo respondeu _kra eu acredito em Deus. Olha aí a prova disso, parabéns terere vc e o exemplo de superação q Deus o abençoe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *