Europeu de Jiu-Jitsu: Luanna, Trans, Rafa Mendes, Lagarto & cia comandam a festa

Share it
Alex Trans pega o braço de Yuri Simões em foto de Ivan Trindade

Alex Trans pega o braço de Yuri Simões na final do aberto. Foto de Ivan Trindade

O dinamarquês Alexander Trans foi o grande nome do Europeu de Jiu-Jitsu 2014. Pela primeira vez em 11 edições do campeonato da IBJJF, um atleta europeu venceu o absoluto faixa-preta.

Trans venceu, na final, Yuri Simões, faixa-preta da Brasa. E em grande estilo: raspou de início, passou, montou e pegou o braço.

“Eu sabia que ele tem uma guarda-aranha excelente, por isso assim que raspei tratei logo de botar pressão e passar”, comentou o gigante da Checkmat, que na semifinal passara por Fabiano “Boi” Leite, da Alliance, por 4 a 0 nas vantagens.

Sobre o feito inédito, Trans, que passou por cinco oponentes, contemporizou: “É um título muito importante para minha carreira, e é bacana ser o primeiro lutador europeu a vencer a categoria principal. Mas eu treino e sempre treinei com muitos brasileiros, e vou ao Brasil sempre. Não ligo muito por eu ser europeu, não”.

Luanna Alzuguir em ação. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

Luanna Alzuguir em ação. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

No absoluto feminino, Luanna Alzuguir foi mais uma vez a vencedora, pela segunda ocasião. Ela jogou estrategicamente para vencer Ida Hansson, com uma raspagem.

“Acho que o Europeu realmente me dá sorte. Queria até abrir mais o jogo, mas quando se luta com alguém habilidoso como a Ida, 2 a 0 está bom demais”, disse a estrela da Alliance.

Pesos da faixa-preta

No peso-galo, Caio Terra (Brasa) brilhou novamente. Na final da categoria, o arisco Caio bateu Koji Shibamoto (Tri-Force) por três vantagens.

Uma das colisões mais aguardadas era entre Rafael Mendes (Atos) e Paulo Miyao (Cícero Costha). Após treinarem juntos em 2012, Rafa e Paulo viraram rivais pela primeira vez, na final peso-pena. Rafa mostrou o valor de sua experiência e passou a guarda de Miyao, vencendo por 3 a 0.

No peso leve, Michael Langhi e Francisco “Sinistro” fecharam. Já no médio, dois atletas da Atos se enfrentaram na final. Claudio Calasans venceu JT Torres na decisão dos juízes, após empate em 2 a 2.

Nos pesados, o carioca Jackson Souza se renovou. Após perder para Yuri Simões ontem, na disputa do absoluto, Jackson derrubou o mesmo rival na final da categoria e conquistou o título, por 2 a 0.

Caio Terra passando a guarda. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

Caio Terra passando a guarda. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

No superpesado, Lucio “Lagarto” Rodrigues (GB) foi o destaque. Na final da categoria, Lucio raspou Rafael Lovato (Ribeiro JJ). Já no pesadíssimo, Rodrigo Cavaca (Zenith) raspou duas vezes Ricardo Evangelista para ficar com o título.

Além dos adultos, os masters fizeram bonito em Lisboa. Fernando Tererê, Reinaldo Ribeiro, Jair Lourenço e Cícero Costha foram alguns dos destaques.

Na disputa por equipes, deu Alliance no adulto, com 86 pontos. A Checkmat foi vice, com 44, e a equipe Brasa/Caio Terra ficou com 43.

Para ver todos os resultados finais e os campeões de cada categoria, clique aqui.

Resultados da faixa-preta adulto

Masculino:

Absoluto: Alexander Trans (Checkmat) finalizou Yuri Simões (Brasa) no braço

Galo: Caio Terra venceu Koji Shibamoto por 3 a 0 nas vantagens

Pluma: José Tiago (Cícero Costha) ficou com o ouro ao fechar com João Miyao

Pena: Rafael Mendes (Atos) venceu Paulo Miyao (Cícero Costha) por 3 a 0

Leve: Michael Langhi (Alliance) ficou com o ouro ao fechar com Francisco Iturralde (Alliance)

Médio: Claudio Calasans (Atos) venceu JT (Atos) na decisão dos juízes após 2 a 2 no placar

Meio-pesado: Thiago Sá (Checkmat) ficou com o ouro ao fechar com Renato Cardoso (Checkmat)

Pesado: Jackson Sousa (Checkmat) venceu Yuri Simões (Brasa) por 2 a 0

Superpesado: Lucio Lagarto (Gracie Barra) venceu Rafael Lovato (Ribeiro JJ) por 2 a 0

Pesadíssimo: Rodrigo Cavaca (Zenith) venceu Ricardo Evangelista (GFTeam) por 4 a 2

Feminino

Absoluto: Luanna Alzuguir venceu Ida Hansson por 2 a 0

Leve: Laurence Cousin (Acemat) venceu Andrea de Souza (UAE) por 6 a 0

Médio: Vanessa Oliveira (GFTeam) venceu Ida Hansson (Checkmat) 5 a 2 nas vantagens

Meio-pesado: Luanna Alzuguir venceu Janni Larsson por 2 a 0

Ler matéria completa Read more
There are 9 comments for this article
  1. Pedro Ivo at 2:09 pm

    Cara, eu tenho uma opinião meio diferente quanto ao campeão absoluto ser o grande nome do evento. Todo mundo sabe que um lutador não prova que é melhor lutador que o outro porque venceu uma luta num torneio, ele prova que estava melhor naquele dia. Pra um cara ser o grande nome do evento ele tem que no mínimo ganhar a categoria E o absoluto. O Trans não foi o melhor lutador do evento, pois no mínimo o Yuri simões foi melhor do que ele na categoria, pois eliminou ele. Como ele pode ser o grande nome do evento? quando se ganha todas as lutas do evento (peso e absoluto), ai beleza,você não perdeu! ninguém com quem você lutou foi melhor do que você. Se um cara perde na primeira luta do peso, com um placar de 20 a 0 e ainda é finalizado antes da metade do tempo. Ai depois ele ganha o absoluto. Esse cara é o GRANDE nome do evento? A Graciemag dá a entender isso, pois sempre associa melhor lutador do torneio = vencedor do absoluto. Não concordo muito com essa visão.

  2. Peter H.Trans at 11:54 am

    ==> Pedro, you clearly did not pay attention to the tournament. Brackets were changed after the tournament started forcing Alexander to close out the semifinals with his daily sparring partner; Evangelista. Alexander had six fights and won five of them by submission. He did alright in this tournament as Graciemag states..

  3. Pedro Ivo at 12:59 pm

    Caso você não tenha muita familiaridade com o inglês…todos os competidores na faixa preta estão aptos a competir no absoluto… regra que você mencionou sos e valida para faixas coloridas (azul, roxa e marrom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.