Aprenda a anular de uma vez o berimbolo no Jiu-Jitsu, com Xande Ribeiro

Share it

Bicampeão mundial absoluto de Jiu-Jitsu como faixa-preta, Xande Ribeiro lançou com o mano Saulo seu canal de posições exclusivas, o BJJ Library. Enquanto os professores preparam a versão em português dessa Biblioteca, GRACIEMAG aproveita para garimpar uma técnica capaz de mudar seu jogo, em especial se na sua academia há aquele amigo alongado que adora pegar você no berimbolo.

Na primeira aula, Xande ensina a contra-atacar o berimbolo e terminar atacando as costas, como ele fez certa vez contra a fera Antonio Carlos “Cara de Sapato” num campeonato. O macete da posição está em manter a perna do oponente bem dominada (veja em 1min50s) e usar o pé para engatilhar a armadilha (como mostrado em 2min30s).

Nesta segunda manobra, o astro amazonense surpreende o rival que resolver tentar o berimbolo catando a faixa. Repare como Xande, novamente com a calça dominada, trata de evitar que o oponente movimente a cabeça e execute a ardilosa posição (entenda em detalhes aos 5min20). Com isso, é partir para o abraço, literalmente, alcançando o cem-quilos ou o estrangulamento. “É importante estudar bastante a posição, para você aprender a ficar confortável nesta base de lado”, explica Xande.

Curtiu? Comente como você evita o berimbolo, e tenha excelentes treinos em 2014.

Ler matéria completa Read more
There are 21 comments for this article
  1. Felipe Amorim at 9:17 pm

    os Myaos são iguais a Pelé, todo mundo sabia o que ele iria fazer, mas mesmo assim fazia……uma coisa é tentar neutralizar uma posição, outra coisa é tentar neutralizar o ímpeto de um lutador que acredita e busca executar a posição até o final da luta, esse é o desafio.

  2. Evandro Souza at 3:46 am

    sou vou acreditar no berinbolo e nos myaos se pegarem oh rickson nessa posiçao (berinbolo) e ai q tal? reza a lenda q quando criaram a guarda x todos querian saber a saida pergutaram pro rickson ele falou ' n estou pensando como sair disso + como vao me colocar nela ' ele deve pensar oh mesmo do berinba =)

  3. Piettro Correia Aurelio at 6:13 pm

    VCS NEM SABEM OQUE ESTÃO FALANDO!

    PELÉ, É ROGER GRACIE, DEMIAN MAIA, PAULÃO FILHO, RICARDO ARONA…

    SEUS FAIXA BRANCA DE BERIMBOLO DO CARALHO!

  4. Isaias Moraes at 12:32 am

    No peso medio para cima, devido o tamanho dos atletas, eh raro tentarem o Berimbolo. Não recordo se K Cornelius tentou contra Xande Ribeiro… Xande tem muito experiencia e peso para ser surpreendido assim, porem, contra a nova geração (Bochecha, Lo… ) tudo pode acontecer. No peso dos irmãos Miyao, Mendes, ainda ninguem conseguiu parar a "nova" tecnica! Torço pela inovação, não importa de que lado!! GO Miyao Brothers!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *