Roger Gracie no Rio para Dojjo Confere: “Estou entre Jiu-Jitsu, MMA e aposentadoria”

Share it
Roger Gracie (6v, 2d) em ação no MMA, em foto de Ray Santana.

Roger Gracie (6v, 2d) em ação no MMA, em foto de Ray Santana.

Professor de Jiu-Jitsu carioca radicado em Londres, o campeão Roger Gracie chegou ao Rio de Janeiro na noite desta quarta-feira, 11 de dezembro, e seu primeiro compromisso foi correr para ver seu pai. O faixa-coral Maurição Gomes, aluno de Rolls Gracie e temido competidor nos anos 1970, passou por uma cirurgia no intestino mas já se recupera em casa.

O ex-atleta do UFC vai passar férias na Cidade Maravilhosa, mas neste sábado, a partir de 10h da manhã, exerce sua função de comentarista do evento de lutas casadas Dojjo Confere, que será transmitido ao vivo e de graça pela internet. No card, feras da nova geração como o faixa-preta Jackson Sousa, o faixa-marrom Marcio André e o renomado campeão Samir Chantre. Organizado por José Henrique “Zé Beleza”, o Dojjo Confere está em sua quarta edição, a segunda com exibição ao vivo.

“Uma das lutas que me chama a atenção é a do Edson Diniz”, destaca Roger. Edson, ex-campeão de MMA e veterano do pano, fez a final do Mundial de 2000 com BJ Penn, no peso-pena, e agora vai enfrentar Ítalo Lins, revelação do peso médio da GFTeam.

Veja o card completo aqui, e para assistir o evento ao vivo, sem precisar pagar nada, clique aqui e registre-se.

Um dos sonhos da organização do evento, claro, é ver Roger retornar ao kimono nos tatames do Dojjo, quem sabe contra um ídolo da nova geração como Marcus Buchecha ou Rodolfo Vieira. O Gracie comentou a chance de ele fazer algum confere desse tipo em 2014, em papo com GRACIEMAG, com a voz no tom sereno de sempre.

“É uma possibilidade que existe. O evento é muito bom, bem organizado e divulga o trabalho dos atletas. Eu faço parte do Dojjo e quero vê-lo crescer, mas para fazer parte do card como atleta teria de ser algo vantajoso para minha carreira, contra um oponente de alto nível, e numa época em que eu me encontre bem preparado para o desafio”, disse o astro da Gracie Barra, que tem treinado num ritmo forte na Inglaterra, e chegou ao Brasil inclusive com uma contusão nas costelas, fruto dos treinos duros.

“Lembro que em 2012, em outubro, acabei provocando um retorno meio forçado às competições, ao fazer uma superluta 15 dias após uma infecção braba. Eu me deixei levar pela ideia de um novo evento, e no meio desse oba-oba todo acabei lutando [no Metamoris, contra Marcus Buchecha] mal condicionado, não senti que era eu ali. Isso então não quero repetir”, assegura o tricampeão mundial absoluto.

O filhão de Reila Gracie não assinou contrato com nenhuma organização de MMA, e aproveitou o fim do ano para curtir o filhote Tristan e a primeira filha, Maya. A chegada da filhota fez crescer em Roger a ideia de pendurar as luvas.

“A família aumentou, as academias estão indo bem e tem muita coisa acontecendo, por isso hoje posso dizer que estou entre voltar ao Jiu-Jitsu, retornar ao MMA ou me aposentar, parar de vez”, surpreende o monstro, até hoje recordista em medalhas de ouro na IBJJF na faixa-preta, com dez.

“É questão de pensar um pouco nas férias antes de decidir. O Joinha [empresário] segue conversando com alguns eventos, enquanto eu penso melhor. Mas a tendência é lutar por mais alguns anos, e ver a aposentadoria chegar naturalmente, e não eu decretar isso agora. Como estou com 32 anos ainda, sinto que tenho como ficar no ápice físico por mais alguns anos, e seguir com a carreira de lutador em alto nível”, reflete a fera.

Roger vai falar mais sobre Jiu-Jitsu e seu futuro na transmissão do Dojjo Confere, neste sábado, a partir das 10h. Portanto, visite o site do evento e não perca. No site, os próprios lutadores podem desafiar outros e ajudar no casamento das lutas.

Se você pudesse influenciar, amigo leitor, o que diria a Roger? Jiu-Jitsu, MMA ou foco na carreira como professor? Mande seu pitaco para o ídolo Gracie.

Ler matéria completa Read more
There are 8 comments for this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *