O que aprendemos com Nelson Mandela, o Nobel da Paz que jamais fugiu da luta

Share it
Nelson Mandela nos idos de 1950, trajando roupa de pugilista para uma sessão de fotos. Crédito: Divulgação/Getty Images

Nelson Mandela nos idos de 1950, trajando roupa de pugilista para uma sessão de cliques. Foto: Divulgação/Getty Images

Desde quinta-feira, 5 de dezembro, o mundo se mostrou um pouco mais unido com as homenagens ao sul-africano Nelson Mandela (1918-2013), reconhecido como um dos homens mais importantes de nosso tempo.

Falecido aos 95 anos em Joanesburgo, na África do Sul, o líder político e ex-boxeador peso pesado havia inspirado um artigo publicado nas páginas de GRACIEMAG, em março de 2010.

Relembre as lições que julgamos úteis para o seu Jiu-Jitsu, inspiradas na vida e na firmeza desse ex-prisioneiro que venceu o Prêmio Nobel da Paz por jamais ter fugido de uma boa luta.

1. Para Mandela, o exercício físico diário não servia somente para inundar o corpo de saúde, mas especialmente para trazer paz para a mente.

2. Ao encarar multidões ou torcida contra, lembre o Mandela do filme “Invictus”, de Clint Eastwood: ouça somente os aplausos. Jamais reaja com raiva das vaias ou de eventuais xingamentos.

3. Mandela escreveu sobre o medo: “Aprendi que coragem não é ausência de medo, e sim o triunfo sobre ele. o homem corajoso não é aquele que jamais sente temor, e sim o que vence seu medo”.

4. Aproveite os momentos de reclusão forçada para estudar. olhe para dentro de você e escreva os objetivos principais que você deseja para si, para seu futuro.

5. Creia na força das palavras. Elas podem ser um instrumento vital de motivação – antes e durante a luta.

6. Sonhe com a vitória, mas trabalhe muito por ela.

7. Trabalhar em conjunto com o inimigo é mais produtivo que simplesmente odiá-lo. Foi o que Mandela ensinou na luta à segregação racial em seu país. Treine o perdão no dia a dia, e com isso perca um rival e ganhe um parceiro de batalha.

8. “A glória maior de se viver não consiste em jamais cair, e sim em levantar a cada queda”, disse Mandela.

9. Sentimentos bons são importantes: “Uma boa cabeça e um bom coração são sempre uma combinação formidável”, ensinou o líder.

10. Tenha confiança na vitória final. Como o prisioneiro político Mandela repetia: “Todo e qualquer homem que tentar roubar minha dignidade vai sair derrotado.”

5_KORAL_RodapeVIP_8501

Ler matéria completa Read more
There is 1 comment for this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *