Um faixa-azul de Jiu-Jitsu é um faixa-branca que…

Share it
Faixas-azuis na academia de Jiu-Jitsu de Marcelinho Garcia, em NY. Foto: John "Ric" Ricard

Faixas-azuis na academia de Jiu-Jitsu de Marcelinho Garcia, em NY. Foto: John “Ric” Ricard

No Jiu-Jitsu, como um sábio já disse, não é o aluno que recebe a faixa; é a faixa que recebe o aluno. A nova graduação acontece naturalmente, como um prêmio ao esforço, à dedicação e à postura de cada praticante. A beleza democrática do Jiu-Jitsu brasileiro reside aí: é o professor, e somente ele, que sabe se o aluno merece ou não a “promoção”.

E o que muda de um estágio para outro? Por exemplo, o que diferencia um faixa-azul de um branca? Muda apenas a técnica e na experiência? Ou há algo mais substancial e subjetivo entre um e outro?

Buscando definições para esta nobre e populosa classe dos faixas-azuis de Jiu-Jitsu, GRACIEMAG hoje lembra a você que, no fundo, um faixa-azul é apenas um faixa-branca que…:

… voltou no dia seguinte

aprendeu a colar o quadril no tatame

… aplica um golpe sempre com um plano B engatilhado

não perde o armlock da montada toda vez, pois sabe pesar a perna

… chega cedo para o treino

… não batuca dizendo: “ai, cansei”

… entendeu o conceito das principais posições, e não repete apenas o que lhe é mostrado, como um robô

… movimenta todas as partes do corpo com harmonia, e não esquece de usar as pernas quando usa os braços

… estuda o Jiu-Jitsu fora da academia, em vídeos e artigos encontrados em GRACIEMAG

… dá mais orgulho do que trabalho ao professor.

E para você, sagaz leitor? Um faixa-azul de Jiu-Jitsu é um faixa-branca que aprendeu o quê? Comente com a gente.

Ler matéria completa Read more
There are 32 comments for this article
  1. henrique at 10:55 am

    um faixa azul é aquele que lutou e não desistiu pagou o preço .um verdadeiro casca grossa aquele que entendeu o propósito do jiu jitsu de não desistir jamais .um faixa azul é um verdadeiro guerreiro em busca da perfeição .oss

  2. Dilson Andrade at 1:32 pm

    verdade.. com o passar do tempo a evolução vai fluindo os resultados sendo alcançados e a graduação apenas identifica isto.

  3. Marcelo Souza at 10:40 pm

    Tenho um sobrinho de 11 anos faixa branca que esta treinando com a garotada de 15 pois os garotos da idade dele não querem treinar com ele. Ele futuramente sera um bom faixa azul?

  4. Henrique Daisuke at 3:01 pm

    sobre ele treinar com pessoas de outras idade nao tem muito haver, mas se ele tiver dedicaçao, força de vontade, objetivo, persistência, sim, vai ser um bom faixa azul e se continuar vai melhorando, ano inicio do ano treinei numa academia ahm.. só tem gent de 20, 25, 30, 35 anos e só eu de mais novo la ( 14 na epoca) mas bem, no jiu isso nao afeta tanto tecnica > força

  5. Hélio Augusto at 9:51 pm

    o verdadeiro faixa azul é um sobrevivente que consegue se adpitar aos esmagos das outras faixas superiores. e que ajuda os faixas brancas a enfrentar esse dificil começo de jornada no jiu. nao impondo superior aos faixas brancas. e sempre pregando o respeito, ética eo real valor de cada companheiro de treino. OSS!

    • Rogerio Tuxen at 3:11 pm

      Um faixa azul é um Branca que não só deixou de desistir, mas que domina as técnicas básicas de ataque e sobrevivência. É um faixa Branca mais maduro que pode surpreender os graduados, mas que vez ou outra é surpreendido por uma faixa branca. Resumindo, é um faixa branca Duro!

  6. Calebe at 11:15 am

    rapaz eu estou 3 anos na branca 4 grau, ou eu sou ruim ou não tenho valor nenhum na academia ou sou irresponsável ou sei lá. Penso em desistir ou trocar de academia

  7. Diego at 1:43 pm

    Pode faixa azul graduar branca na minha cidade apareceu um faixa azul montou academia agora esta graduando os brancas q treinao com ele

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *