Rousimar Toquinho, um anjo ou um demônio no Jiu-Jitsu?

Share it

Rousimar Toquinho, ex-atleta do UFC, durante a pesagem. Foto: Carlos Arthur/GRACIEMAG

Nas últimas semanas, o faixa-preta de Jiu-Jitsu Rousimar “Toquinho” Palhares foi transformado no Anticristo do MMA. Justo ele que, como bom mineiro de Dores do Indaiá, é um católico fervoroso. Depois de segurar uma justa chave de calcanhar, mesmo após seu adversário Mike Pierce ter sinalizado a desistência, Toquinho foi banido do UFC por Dana White. O ex-patrão fez questão de demonizar o brasileiro, taxando-o de antiético, maldoso e perigoso.

A partir daí, Rousimar ficou relegado ao sétimo círculo do inferno, não sendo contratado pelos concorrentes Bellator e WSOF e chegando a ser desconvidado do torneio ADCC, no qual brilhara em 2011. Fica a pergunta: Toquinho é realmente esse capeta maldoso e merece os tormentos a que está submetido?

Acredito que não.

Apesar de eu ser um intenso defensor de que esportes, em especial as artes marciais, devam se pautar por honra e valores mais elevados do que o mero interesse financeiro, não vejo o comportamento do mineiro como uma tentativa antidesportiva de lesionar Pierce.

Não vou apelar aqui para o lugar comum de dizer que Toquinho é “da roça” e que, por isso, não teria maldade. Não comungo da teoria do “bom selvagem” ou da crença dos filósofos JJ Rousseau e John Locke de que o homem é naturalmente bom quando não corrompido pelo convívio em sociedade. Já vi as maiores barbaridades serem cometidas em comunidades rurais.

Se tivesse de escolher, me filiaria à posição de Thomas Hobbes e diria que o ser humano é naturalmente cruel – “o homem é o lobo do homem” – e só se contém pela necessidade de socializar. Por isso mesmo, defendo Rousimar. Não por ele ser naturalmente “bonzinho”, mas porque conheço onde e como ele aprendeu a conviver com a comunidade das lutas.

Tive a honra de treinar alguns anos no dojô onde Toquinho aprendeu Jiu-Jitsu. Trata-se da academia Pantera Negra, do professor Iran Brasileiro, em Divinópolis, interior de Minas Gerais. Dojô no verdadeiro mérito do conceito. Na estrutura anexa à sua residência, vi Iran, com a simplicidade das alterosas terras mineiras, transmitir valores de respeito e hombridade a alunos de todas as idades e condições sociais. É difícil acreditar que um atleta que tenha sua formação ética sobre uma base tão sólida, lutaria de maneira suja e desleal.

Vendo e revendo a peleja contra Pierce, percebo um excesso de ímpeto de Toquinho em garantir a vitória, esperando uma declaração inequívoca e irrevogável de que a luta havia acabado. Reparem, Toquinho ajusta a chave de calcanhar, o adversário dá o sinal de desistência diversas vezes e o atônito árbitro ainda hesita alguns segundos até interromper o martírio. Nesses intermináveis segundos (e, acreditem, para o infeliz Pierce deve ter parecido um século), Rousimar mantém o golpe. Se ele tivesse mesmo a maldade de lesionar, com sua força e técnica, teria praticamente arrancado a perna do americano. Na realidade, o resultado foi pouco mais do que uma dolorosa torção.

Isso faz a atitude de Toquinho ser correta? Claro que não. Ainda mais se considerarmos seu histórico de outras suspensões no UFC. Acho que ele merecia mesmo uma punição. Mas lançá-lo ao lago de fogo eterno, como no apocalipse bíblico, me parece um tanto exagerado. Nem anjo, nem demônio, Rousimar “Toquinho” Palhares merece outra chance de redenção no MMA.

E você, o que pensa?

Ler matéria completa Read more
There are 24 comments for this article
  1. Rafael Monteiro at 3:52 pm

    Com certeza… nós e a nosso velho pensamento maniqueísta. Toquinho um ser humano e merece está brilhando nos palcos do MMA. E outra, essa Dona branco rs' é muito autoritário e se acha o dono na verdade. Prefiro o PRIDE.

  2. Felipe Dias at 4:22 pm

    Uma coisa que poucos falam , ou tentam cobrir é que na realidade desde a faixa branca sempre ouvimos aquela , ''só para de apertar quando árbitro ver ou mandar parar'' , é até meio hipócrita a atitude de criticar o toquinho que é um baita lutador , no momento da luta tudo ocorre mt rápido e com sangue quente , não apontaria a atitude como antidesportiva e sim digo que ele tenha seguido um simples instinto de lutador , instinto de finalizar o oponente !

  3. Leandro Conceição at 4:40 pm

    O monopólio do ufc tem que acabar! Como já disseram várias vezes já aconteceu coisa bem pior e no entanto ninguem diz nada, golpes que são desferido mesmo com o oponente desacordado pode trazer sérios danos ao cérebro. Uma punição seria coerente, mas todo esse alarde não faz sentido nenhum mesmo.

  4. Luciano Dipipe Júnior at 7:43 pm

    Se o cara bate, eu paro, mesmo sem o juiz sinalizar, ou ver.
    Acredito que no carater dos que praticam esse esporte, se o cara bate e depois diz que não bateu porque o juiz não viu, ele que durma com a derrota na cabeça.

    Toquinho já fez isso por 3 vezes, só que eu lembre, sei de pessoas que ele machucou em treino, senão é por maldade, ele não tem estrutura psicológica pra praticar esse esporte.

    Pierce vive disso e o UFC já paga mal e coloca poucas lutas por ano, agora o cara tem que curar de uma lesão.

    Acho que por ele ser brasileiro e muitos imaginarem que ele seria um brasileiro na lista dos campeões, ficam cheio de poesia pra defender,mas os fatos é que ele machuca pessoas sem necessidade, sem absoluta necessidade, se fosse americano e tivesse machucado um brasileiro, deixando sem lutar por 1 ano, iam pedir mais do que o banimento dele.

  5. Douglas Mayer at 10:13 pm

    nao acho que o Toquinho seja um cara de ma índole ou um mal carater… mas quando vc é empregado…vc cumpre normas…vale para o taxista….para o vendedor pra faxineira etc…se vc pegar a trajetoria do toquinho só de UFC…é só merda….uma vez ele determina a vitoria e sai comemorando…outra vez ele para a lutar pra discutir com o arbitro que o adversario ta com creme no tornozelo….na outra ele segura a chave de pé até o cara agonizar…depois doping e nao contente faz a do calcanhar novamente…o que isso….ainda li post falando que ah mais o Frank Mir quebrou o braco do Minota…quem usa isso como argumento é retardado e nao tem ideia….o Minota nao bateu assim como a Jaca tb nao…assim como o Cigano apanhou como um cachorro e nao desistiu…completamente diferente das duas pegadas de calcanhar do Toco…outro pangaré disse que áhhh mais e o John Jones rei do golpe sujo do UFC….com ele nao da nada….porra cala a boca…agora cotovelada nao é permitida? se é permitida…pode usar…chute no joelho é permitido? entao pode usar…no mundial de jiujitsu a cara ganhou foi comemorar fora do tatame e perdeu o ouro….ai ninguem fala nada…agora o broder sai quebrando perna depois da raca bater e neguinho pagando sapo…errou e se fudeu agora tem que esperar a poeira baixar…arrumar as coisas dentro da cabeca e dar a volta por cima…vai ter que comecar novamente…e tem mais uma coisa…esse turma ai que fala que a mais neim foi tudo aquilo….nunca tomou uma chave de calcanhar…..queria ver la na hora com o monstro agarrado na tua perna e girando e vc chamando a mae e chorando e o bixao ainda da mais uma puxadinha…vai la galo…

  6. Paulo Parreiras at 1:55 am

    Tentativa de justificar o injustificável!
    Ele eh desleal com os adversários, machuca quem treina melhor que ele e ainda se dopa! Ou vcs esqueceram que ele foi suspenso por doping? Basta o

  7. Paulo Parreiras at 1:58 am

    Duvido que alguem aqui teria coragem de treinar com o Toquinho. Pagava pra ver o machão ir lá e botar a cara! Ia ficar sem pé e sem joelho!! Ele eh desleal! Eh um fato!!! Nao exIstem argumentos favoráveis a ele a nao ser a técnica apurada e o leglock from hell!

  8. Leonardo Reis at 7:21 am

    td mundo critica o toquinho mas ngm lembra dos erros de arbitragem quando lutadores dao os tres tapinha o juiz fingi que nao ve o adiversario solta e a luta continua normalmente
    que o dia o mrilo bustamante q quase perdeu por causa do erro do big jhon

    so solta qd o juiz manda mesmo ta certo pq o juiz nunca volta atraz qd comete o erro

  9. João Pedro Martiins at 2:29 pm

    Luciano Dipipe Júnior cara cala a sua boca ! desde quando você sabe que ele machucou alguem no treino ? e quem disse que é so o Pierce que vive do ufc, todos os cara que tao la vive é disso, ou voc acha que os cara entra no ringue so pra toma porrada !

  10. Iran Brasileiro at 1:15 pm

    Luciano Dipipe Júnior Po Luciano , quantos vezes ele parou?e o arbritro mandou voltar?Tive que adaptar esta chave depois que proibiram pedalar. O cara bateu no juiz e o juiz veio por tras, da mais uma olhada. O cara e um imimigo do JIU JITSU e do Brasil como alquns Brasileiro tambem, se rodasse para o lado certo,estaria inteiro.Eu sempre treinei com ele e nunca machuquei.

  11. Iran Brasileiro at 1:21 pm

    E eu tambem desde o primeiro dia que pegou um calcanhar, esta calcanhar foi o meu foi o meu, e estou inteiro, mas bato e rodo para o lado certo como o Renzo falou, meu filho, deca campeão mineiro,campeão carioca,sul brasileiro e brasileiro infanto junil, pela C.B.JJ,Pela Federação Mineira e pela federaçao do estado do rio de janeiro.Nada de paralelas .Treina com ele desde os 5 anos e nunca machucou.

  12. Iran Brasileiro at 1:23 pm

    Edinaldo Cleitom O mais dificil é ver pessoas sem nenhum conhecimento historico comentar, ele já soltou cheve e foi nocauteado e nada aconteceu com o americano,Net,miller, etc . é a corda arrebenta e mesmo para o lado mais fraco,mais alquns compradores de franquia e adversários do jiu jitsu e do Brasil tem mesmo a comemorar.

  13. Pingback: 1 free dating site
  14. Pingback: keto diet cholesterol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.