5 macetes para você não perder mais as costas no Jiu-Jitsu, com Rafael Formiga

Share it

Rafael Formiga ensina a pegar as costas no Jiu-Jitsu. Foto: GRACIEMAG

Professor da Soul Fighters em Connecticut, Rafael “Formiga” Barbosa procura rodar o planeta para testar seu Jiu-Jitsu pelos campeonatos da IBJJF.

Campeão mundial master no início de outubro, o primeiro professor de João Gabriel Rocha passou cinco lições aos leitores de GRACIEMAG. Confira:

1. “Após 20 anos de Jiu-Jitsu, consegui morder esse ouro num Mundial. Minha tática principal para ver o oponente errar é sair na frente do placar. Isso obriga o adversário a tentar algo já desconfortável, o que abre espaços”.

2. “Para atacar bem as costas, primeiro procure fazer as pegadas nas lapelas, e não tente finalizar logo de início. Trave bem a posição e ganhe os pontos primeiro”.

3. “Para você não perder as costas, tenha sempre certeza de que os ganchos estão firmes. Preste atenção no arrocho do golpe, não adianta apertar sem estar ajustado”.

4. “Uma vez nas costas do oponente, cole sua cabeça na dele. Com isso, você consegue dar mais pressão na hora em que for estrangular. As pegadas ficam mais justas dessa forma, com sua cabeça ali perto do ouvido dele”.

5. “Na hora de passar a mão por baixo do queixo do oponente para tentar o mata-leão, procure catar firme o ombro inimigo. Muito dificilmente você vai perder a posição se chegar a esse ponto. É dali para os três tapinhas”.

Ler matéria completa Read more
There are 3 comments for this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *