Fabio Gurgel ou Zé Mario, quem vence o choque de lendas do Jiu-Jitsu no ADCC?

Share it
Zé Mario Sperry por cima: o faixa-preta de Carlson Gracie promete pressão em mais um desafio na carreira. Foto: Divulgação/2011

Zé Mario Sperry treinando por cima com Fernando Paradeda: o faixa-preta de Carlson Gracie promete pressão em mais um desafio na carreira. Foto: Divulgação/2011

Mitos do Jiu-Jitsu nos anos 1990, hoje renomados treinadores. Fabio Gurgel, tetracampeão mundial, e Zé Mario Sperry, campeão mundial absoluto em 1998, vão tirar a limpo uma dúvida que persiste há décadas na mente dos fãs da arte suave: quem vence o duelo, inédito até hoje?

No ADCC Pequim, neste fim de semana na China, os dois prometem um confere marcante, na superluta master do evento. Mas como as ações devem se desenrolar?

GRACIEMAG levou a questão ao técnico Sylvio Behring, amigo de longa data de Gurgel e hoje treinador da X-Gym, onde Zé Mario Sperry se preparou com afinco desde abril – enquanto o general da Alliance também treinava sem descanso, só que em São Paulo. Uma pista de que ninguém está levando na brincadeira o tira-teima.

“Acho o Fabio dono de um estilo tecnicamente mais versátil, tanto por baixo como por cima. Já o Zé Mario por cima é um monstro, dono de muita pressão e um volume de jogo bom, além de estar muito bem fisicamente. Por isso, acho que o wrestling terá um papel decisivo nesta luta: quem cair por cima vai se dar bem”, opina Behring.

Nos treinos no Rio, Zé Mario, que consagrou-se como o primeiro campeão absoluto do ADCC, em 1998, de fato impressionou os companheiros:

“Procurei ajudá-lo nos treinos como eu pude, e nos treinos a gente simulou condições de luta com os garotos do MMA. Um dia por semana ele fazia um combate mais próximo do real, inclusive com o Ronaldo Jacaré tentando derrubá-lo, além do Alan Nuguette, Rodrigo Damm e outros. O Adrian Jaoude, nosso professor de wrestling, ajudou muito a preparação do Zé Mario”, acrescenta.

Além da parte de quedas, Behring aposta no gás e na velocidade como aspectos presentes no duelo:

Mauricio Shogun durante treino de Jiu Jitsu na Alliance com Fabio Gurgel Foto Jair Lacerda.jpg

Gurgel durante treino na Alliance São Paulo, com Mauricio Shogun. Foto: Jair Lacerda

“Acho que o Fabio Gurgel não vai perder tempo na luta, mesmo naquele início em que não valem pontos ele vai tentar imprimir o ritmo desde o primeiro segundo. Como o Zé está no gás, será um combate marcante”, conclui o professor.

E para você, torcedor ou fã de Jiu-Jitsu? Em quem você apostaria todas as suas fichas?

Para ver os lutadores que estão sendo confirmados pelo ADCC 2013, clique aqui.

Ler matéria completa Read more
There are 8 comments for this article
  1. Claudio Peteleco at 1:47 pm

    quem ganha??? nos que veremos dois gigantes do jiu-jitsu em açao,sendo que nenhum deles precisa provar algo…ganhando um ou outro sabemos que ambos sao icones da luta agarrada,seja quem for vencedor os dois ja sao eternos campeoes!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *