Rilion e Renzo Gracie defendem Toquinho: “Nossa luta é intensidade”

Share it
Toquinho após a vitória polêmica no UFC Fight Night. Foto: Divulgação/UFC

Toquinho após a vitória polêmica em cima de Mike Pierce no UFC Fight Night. Foto: Divulgação/UFC

Foram quatro minutos, oito tapinhas e uma polêmica interminável. Após vencer Mike Pierce com uma chave de joelho, no primeiro assalto, durante o UFC Fight Night em Barueri, em 9 de outubro, Rousimar “Toquinho” Palhares viu seu contrato com Dana White ser rescindido por conduta antidesportiva.

Enquanto alguns espectadores e comentaristas viram de fato maldade do faixa-preta, ao menos dois professores de Jiu-Jitsu da família Gracie viram o lado do lutador demitido.

Via Twitter, Renzo defendeu Toquinho, na noite desta segunda-feira, 14 de outubro.

“Parabéns pela vitória, @ToquinhoMMA. Erro deles, acabei de ver a luta. Nossa luta é intensidade. [No MMA] não se pode largar uma finalização rápido… Uma pressão extra sempre”, disparou Renzo, que em outros posts defendeu o caráter do lutador. “Basta olhar para ele para ver que não houve maldade”.

Um leitor ponderou que Renzo dizia aquilo pois não era seu próprio joelho no arrocho. A resposta veio afiada e bem-humorada: “Se fosse meu joelho eu teria simplesmente virado para a direita para defender”.

Tio de Renzo, o professor Rilion Gracie foi além na defesa de Toquinho.

Para Rilion, há uma certa má vontade do UFC com finalizadores: “Concordo que ele deveria receber uma punição, mas nunca mais lutar no evento já é demais. E lutador que cai nocauteado e o outro não para e soca mesmo assim?”, disse ele, antes de completar: “Dana White não gosta de finalizadores. Basta ver as regras do UFC”.

E você, amigo leitor? Que punição você daria a Rousimar Toquinho?

Ler matéria completa Read more
There are 24 comments for this article
  1. Mario Fernandes at 11:12 am

    Acho também que não houve má-fé do toquinho, ele é uma pessoa com baixo discernimento e parece não entender direito o que se passa. O UFC é negócio e show, tem que entender as regras e jogar de acordo com os donos do evento. Quem não entender isso ou discordar pode fazer as malas o que não falta é lutador. Infelizmente essa é a verdade, não concordo mas entendo perfeitamente.

  2. Odirley Alves at 11:39 am

    Estou torcendo por você Toquinho, mais tenho visto muita gente sair em sua defesa ate mesmo essa fera " Renzo"
    Mais não li e nem vi ate agora os líderes da team nogueira falar nada nem a favor ou contra.
    Repense se fosse o Murilo ou o Mestre Iran Brasileiro já estaria brigando por você
    Que me desculpe os irmãos nogueira, mais ele faz parte de vocês agora, se pronuncie pelo menos e mostre pra ele que vocês estão com ele também !
    Força e calma ae Toquinho !

  3. Daniel A. Egg at 12:32 pm

    É visível que as regras não são as mesmas para trocadores e finalizadores! Concordo com Rilion que uma punição diferente deveria ser aplicada se a conduta não foi considerada correta, assim como devem ser punidos lutadores que continuam a golpear o oponente já nocauteado! Questões particulares ( de Dana W.) não deveriam influenciar decisões exclusivamente profissionais!

  4. Claudio Richard Gertler at 2:43 pm

    Também acho que o Toquinho não fez por mal, teve uma vez que ele finalizou o cara desistiu ele largou o juiz não viu e ele foi nocauteada, qualquer que passe por isso assim como ele iria segurar até ter certeza que o juiz viu ele não foi maldoso, maldade o que fizeram com ele banir do UFC, ele não é um criminoso e quando o lutador é nocauteado eles continuam socando ninguem diz nada o Dana White não gosta de finalizadores como disse o Rilion Gracie. O Toquinho merece ter sua situação revista pelo UFC.

  5. Henrique Chaka at 2:55 pm

    O cara tinha vindo de uma punição por doping, já havia feito isso em lutas anteriores e já havia sido advertido. Nessa luta é nítido que ele arroxa o cara, mesmo com o juiz em cima dele falando para parar. E a desculpa que o cara é de origem humilde e que possui baixo intelecto é balela, a maioria dos lutadores hoje vem de origem humilde e de poucos recursos como José Aldo, Renan Barão, Minotauro, etc. E eu nunca os vi finalizando e continuar arroxando com o juiz dizendo para parar. A punição para mim foi justa devido ao vacilo dele, porque já era reincidente.

  6. Fabio Roberto Leal Leal at 3:03 pm

    se fosse contra alguem da familia gracie eles tavam metendo o pau tem que ser banido mesmo canalha fez isso a vida toda desde o comeco da carreira e so ver as revistas de 2000-2001 que ele fez isso com o fabio neegao ele nao tem carater de lutador nao tem honra e o principal respeito com o adversario !

  7. Romero Jacare Cavalcanti at 7:09 pm

    O lutador tem que ter controle emocional e discernimento pra largar quando o oponente bater, ainda mais que o juiz estava em cima mandando largar, o arrocho final foi desnessario e o Toquinho como ja afirmou o Murilo Bustamante fez isso em outras ocasioes, os atletas do UFC sao profissionais como ele e uma contusao dessa pode significar ate fim de carreira ou um longo tempo parado, ele e reincidente, Quanto a punicao tavez uma longa suspensao e perda da bolsa resolvesse.

  8. Gustavo Ramos at 10:50 pm

    Concordo com o Renzo (resposta impagável) e com o Rillion e acrescento que o Dana não gosta de finalizadores e nem de brasileiros (basta ver o que ele está fazendo com o Barão e as diversas tentativas de derrubar o Aldo).

  9. Luis Alberto at 12:19 pm

    Já se foi o tempo em que o UFC era competição séria. Agora é só um show orquestrado por um sujeito que declaradamente não gosta de Jiu-Jitsu. Para ser sincero, acompanho as notícias, mas nem me interesso mais em assistir as lutas. Tem muita coisa lá que me parece marmelada para arrecadar dinheiro.

  10. Maykon Veiculos at 12:53 pm

    Toquinho não respeita outros atletas! basta ver suas lutas anteriores! mesmo depois de bate ele estoura o joelho dos atletas! Na luta com Andre Galvão no adcc ele deu varios tapão na cabeça do Galvão, e as lutas dele no FURI!!!

  11. Iran Brasileiro at 4:24 pm

    Iran Brasileiro compartilhou um status
    há 16 minutos
    asileiro
    Criamos a galinha para os outros comer.
    Estou hoje refletindo as dificuldades que enfrentamos nos BRASILEIROS para recriarmos o VALE TUDO.
    Fui um dos pioneiros en fazer este tipo de evento e sofri muito preconceito por parte da imprensa e de outros colegas (faixas pretas) mas vencemos.
    Nos EUA ele era proibido en varios estados e as entidades do BOXE espulsava o canal que transmitise VALE TUDO, no Canada era realizdo en aldeia indigena,mas vencemos todos nos vencemos.
    Ate a compra do UFC pelos LORENSOS, compraram tambem o PRAID e transformaram uma luta de guerreiros en quase um BALE selvagem, nos do JIU JITSU somos obrigados tomar porrada por baixo sem poder pedalar,bate estaca nem pensar, tinha que ter uma regra para AMERICANO ver, e ai esta.
    O neo fasita Sony Anderson desdenha do BRASIL e do jiu jitsu, mesmo sendo finalizado direto com nossos golpes que continuam embativel.
    Curtir · · Promover · Comp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *