Rafael Lovato detalha os treinos para o ADCC e elogia leglocks de Vinny Pezão

Share it

Rafael Lovato e Vinny Magalhães em treino para o ADCC. Foto: Arquivo Pessoal

O ADCC ocorre neste fim de semana em Pequim, na China, e reúne alguns dos melhores lutadores do planeta para uma disputa sem kimono intensa e instrutiva para os fãs de Jiu-Jitsu. O estádio Beijing Di Tan Sports Centre será o palco do evento que reúne Marcus Buchecha, Romulo Barral, Bráulio Estima, Rafael Mendes, Augusto Tanquinho e outros.

Campeão mundial na faixa-preta em 2007, Rafael Lovato está escalado para o ADCC pela quarta vez, na divisão até 88kg. Em sua última participação em 2011, o faixa-preta da Ribeiro Jiu-Jitsu parou em Toquinho e ficou com o quarto lugar. Agora, Lovato garante estar mais experiente e aposta nos treinos com Xande Ribeiro e Vinny Magalhães.

Em conversa com GRACIEMAG, nosso GMA em Oklahoma falou sobre os treinos, as lições extraídas do ADCC e como ser um bom passador de guarda. Confira e aprenda com ele.

GRACIEMAG: Como foi seu treino de Jiu-Jitsu para o ADCC 2013?

RAFAEL LOVATO: Começamos os treinos na equipe sete semanas antes do ADCC. Montei um esquema com muitos profissionais. Na parte de wrestling, o responsável foi Brian Picklo, e o condicionamento físico foi puxado por Luke Tirey. Na parte técnica de Jiu-Jitsu, eu, Justin Rader, James Puopolo e Jared Doop tivemos a oportunidade de treinar com feras como Vinny Magalhães, Xande Ribeiro e Chris Holdworth. Na última semana de treinos, estiquei o tempo dos pegas para ficar preparado caso haja prorrogação nas lutas.

É a sua quarta participação no ADCC. O que você aprendeu nas últimas edições?

O ADCC é diferente de qualquer outro evento. Sim, é minha quarta vez, isso vai me ajudar bastante. Estou experiente na parte de regras e também pronto para lutar contra estilos diferentes. O ADCC é uma competição cansativa fisicamente e por isso devemos saber usar nossa força. O wrestling é muito importante para o torneio sem kimono, pois se você puxar para a guarda quando os pontos contam você perde um ponto, por isso dei grande atenção às quedas. Com a ajuda do Vinny, um grande parceiro, afiamos as chaves de pés e aprendemos muito sobre leglocks. Vinny tem um leglock muito técnico e pegou muitos dos melhores do mundo. Ele também entende o formato do ADCC e passou essa experiência para a gente.

Você está escalado na divisão até 88kg, de Romulo Barral, Clark Gracie, Calasans, Keenan, Lucas Leite e Michael Langhi. Como você vai lidar com tantos tipos de jogos diferentes?

O evento reúne os melhores atletas, por isso a minha divisão será como as outras, ou seja, extremamente difícil. Nas duas últimas edições, o campeão até 88kg também venceu o absoluto [Bráulio e André Galvão]. Isso mostra o nível dos competidores da minha divisão. Tenho um longo tempo de competição e já conheço quase tudo que se possa imaginar, ninguém na categoria me assusta. Você não pode pensar sobre um adversário ou um estilo, tem de estar preparado para impor o seu. Por isso não gastei tempo de treino para uma pessoa ou um jogo específico. Estou pronto para o meu jogo.

Você hoje é um passador de guarda e tanto. O que faz um bom passador no Jiu-Jitsu?

Um aspecto que me ajudou muito foi o fato de que passei boa parte da carreira sendo guardeiro, e depois me concentrei no desenvolvimento da passagem. Isso permitiu que eu entendesse a mente do guardeiro e quais seriam suas reações quando eu tentasse passar. É muito importante incorporar combinações com sua passagem de guarda, porque hoje em dia os guardeiros são muito bons e a primeira e a segunda tentativa de passagem não serão suficientes para marcar os três pontos.

Ler matéria completa Read more
There are 3 comments for this article
  1. Celio Brasil at 11:35 am

    Roberto Paiva Valeu, ta brabo de conseguir essa informação, um evento dessa magnitude e ninguém vai transmitir? saber os resultados pelo twitter e legal, mas na verdade queremos ver as lutas. Fica a dica: GraiceMag, transmiti ai 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *